Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de abril de 2013

TRE PODERÁ COBRAR DESPESAS COM ELEIÇÕES SUPLEMENTARES DE QUEM VENCEU E NÃO LEVOU

O promotor eleitoral do TRE, Paulo Sérgio Rocha, provocou a Advocacia Geral da União, para que cobre dos candidatos vitoriosos e que tiveram seus registros cassados pela corte eleitoral as despesas do tribunal com as eleições suplementares.
 
ENTENDA O CASO
 
Nas eleições de Outubro de 2012, dois candidatos saíram vitoriosos da urnas, Manoel Cândido do PT de Serra do Mel e Felipe Muller do PP de Caiçara do Rio dos Ventos, o primeiro foi eleito mais não foi diplomado, a prestação de contas da campanha de 2006 não foi aprovada pelo TRE, o segundo venceu mais não foi diplomado porque  a justiça eleitoral entendeu que um membro da família iria governar o município por três mandatos seguidos, uma vez que o pai foi prefeitos em dois mandatos consecutivos.
 
Nesse caso os dois pagariam as despesas decorrentes com as eleições suplementares, que chega a cifra de 136 mil reias.

RENAN NEGA CRISE ENTRE LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO

O presidente do Senado, Renan Calheiros-PMDB/AL, negou, após encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, nesta segunda-feira 29, que exista uma crise entre os poderes. Renan e o presidente da Câmara, Henrique  Alves, estiveram com o ministro em Brasília, e marcaram um novo encontro na próxima segunda. "O diálogo vai continuar. A bola está no chão. A situação está distensionada", declarou Renan

MAIS UM DOMINGO DE AULÕES DO ENEM PARA ESTUDANTES DE SÃO GONÇALO


O domingo 28 foi de clima frio e tempo chuvoso em São Gonçalo do Amarante, mas quem pensou que isso fosse afastar os estudantes do aulão do ENEM, se enganou. Centenas de jovens participaram de mais uma edição de aulas preparatórias, dessa vez realizada no ginásio de esportes Aildo Mendes, no centro do município.
 
Os aulões gratuitos do ENEM são resultado de uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Extraordinária e Secretaria de Educação, em parceria com o CDF Colégio e Curso. Outros parceiros do projeto são as Secretarias de Comunicação e Eventos, Governo e Projetos Especiais e SAAE.
 
Além da secretária Extraordinária, Mada Maia Calado, prestigiaram o evento os gestores Jalmir Simões (Saúde), Abel Neto (Educação), Ledson França (Comunicação), Hiran Fernandes (Comunicação) e Marília Costa (Comunicação). Na ocasião foi anunciada a data do próximo aulão que acontecerá no dia 12 de maio, no ginásio de Jardim Lola, com sorteios de prêmios.

MINISTÉRIOS LIBERAM OBRAS DE EMERGÊNCIA PARA O RN

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, recebeu portaria interministerial, assinada pelos ministros da Integração Nacional, das Cidades, da Saúde e do Planejamento, selecionando o 1º grupo de empreendimentos para execução de várias obras, principalmente de abastecimento de água, em diferentes municípios do estado.
 
A portaria nº 141 indica obras de prevenção a seca e desastres naturais. São 15 projetos para todo o Rio Grande do Norte. No ministério das Cidades foram autorizados dois sistemas de abastecimento de água para Assú e Caicó.
 
Entre os municípios beneficiados com ampliação dos atuais sistemas de abastecimento de água estão: Porto do Mangue e comunidade do Rosado, Caraúbas, São João do Sabugi, Encanto, Jardim de Piranhas, Portalegre e Pendências, todos com projetos no ministério da Saúde.
 
Já o Ministério da Integração Nacional aprovou os projetos da barragem de Umarizeiro e da subadutora de Governador Dix-sept Rosado, partindo do sistema adutor Apodi-Mossoró. As comunidades que estão às margens da barragem de Santa Cruz, em Apodi, também tiveram seus sistemas de abastecimentos selecionados pelo Ministério da Integração.
 
A adutora de Umari, em Campo Grande, e um sistema adutor integrado ligando Pendências, Macau, Guamaré e Baixa do Meio, fazem parte da seleção de projetos publicados pelo ministério da Integração.

FATIMA REÚNE LIDERANÇAS POLITICAS DO SERIDÓ EM PARELHAS

Parelhas foi sede do primeiro encontro regional da deputada federal Fátima Bezerra-PT com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais representações políticas do PT e partidos aliados. A reunião da região do Seridó foi realizada no sábado 27, na Câmara Municipal de Parelhas.
 
Na ocasião, a assessoria da deputada Fátima apresentou um balanço da atuação ao longo desses mais de dez anos na Câmara Federal. O Seridó obteve mais de R$ 30 milhões, apenas em recursos oriundos de emendas individuais alocados pela deputada. Dentre as ações realizadas pelo mandato no Seridó, destaca-se: IFRN de Currais Novos, Caicó e agora Parelhas. Só para a educação, foram mais de R$ 11 milhões em emendas.
 
"Prestar contas do nosso mandato popular, ouvir reivindicações e reafirmar o compromisso do mandato em trabalhar pelo Seridó foi o objetivo do encontro”, disse Fátima para o prefeito de Parelhas, Francisco; Ouro Branco, Dra. Fátima; Serra Negra do Norte, Urbano Faria; Santana do Seridó, Dril; São Vicente, Joci; Cruzeta, Nena; Carnaúba, Sérgio; o vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo; além dos vereadores Odon Jr (Currais Novos), e Eraldo (Serra Negra), ambos PT, e demais representantes dos diretórios municipais do PT no Seridó, além de vereadores, gestores e apoiadores.
 
O encontro teve a participação de 15 cidades - Parelhas, Serra Negra, Ouro Branco, Currais Novos, Acari, Santana do Seridó, Cruzeta, Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Equador, Cerro Corá São Vicente e São José do Seridó. O 2º será no Alto Oeste.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

SÃO GONÇALO: MUTIRÃO DA LIMPEZA PÚBLICA E COMBATE A DENGUE CHEGA A COMUNIDADE DE IGREJA NOVA


O mutirão de limpeza pública e combate à dengue chegou a comunidade de Igreja Nova, zona Rural de São Gonçalo do Amarante. O evento foi realizado na manhã da última sexta-feira 26, com a participação da Banda Municipal, comandada pelo maestro Aldo Correia, secretários, servidores públicos, estudantes da rede pública de ensino, agentes de endemias, garis, técnicos da Coordenação de Vigilância e Saúde. O cortejo contra o mosquito Aedes Aegypti que foi acompanhado também pela vereadora Rayure Protásio chamou a atenção da população que aprovou a iniciativa.
 
A ação envolveu a Secretaria Municipal de Saúde, junto com as secretarias de Comunicação e Eventos, Educação, SAAE, Serviços Urbanos, Fundação Cultural Dona Militana e Demutran. De acordo com a SMS ainda não foi detectado nenhum caso de dengue na comunidade, mas mesmo assim, a secretaria resolveu reforçar o combate para diminuir o índice de infestação predial que deixou em alerta a Coordenação de Vigilância e Saúde. A próxima ação será na comunidade de Bela Vista, também na zona rural.
 
Além de combater a dengue, no posto de saúde, estava acontecendo a vacinação contra a influenza (gripe). A primeira dama municipal, Zenaide Maia, aproveitou e se vacinou, além de funcionários e alguns secretários municipais como o titular da Saúde, Jalmir Simões. A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 10 maio. Pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses e menos que dois anos podem procurar os postos de saúde. Com a meta de vacinar 12 mil pessoas, São Gonçalo já vacinou 70% da população alvo.

SÃO GONÇALO: MORADORES DE REGO MOLEIRO RECLAMAM DA RETIRADA DAS LOMBADAS ELETRÔNICAS

Moradores da  ladeira de Rego Moleiro ( RN 160 ) em São Gonçalo, voltam a reclamar da retirada das lombadas eletrônicas, que controlava a velocidade dos veículos em até 50Km.
 
Agora como a velocidade é livre, os acidentes voltaram a acontecer, pelo menos cinco já foram registrados, não podemos mais esperar pelo governo do estado, temos que tomar nossas providências. Declarou um morador.

PR RECEBE FILIAÇÃO DO PRESIDENTE DA FETARN

No encontro realizado no último sábado em Assú, o PR ganhou um reforço de peso, é o presidente da FETARN, José Alvares Vieira, em sua fala o novo filiado disse que os partidos tem importância para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade, ele não falou em uma possível candidatura nas eleições de 2014.

AEROPORTO ILHA

Abril está chegando o fim e até agora nada do inicio das obras de acesso ao aeroporto internacional de São Gonçalo, até agora foi só conversa bonita e festa para assinatura da ordem de serviço, e mais nada. E não adianta o governo do estado vir com essa conversa que essa obra é fácil de ser realizada que não é, sabemos que que a burocracia retarda tudo nesse país.
 
Volto a citar aqui, corremos o risco de termos o primeiro aeroporto ilha do mundo.

PV QUER MONTAR CHAPA FORTE PARA DSPUTA DE VAGA NA CÂMARA FEDERAL

Desgastado no estado após a desastrosa administração da ex prefeita do Natal Micarla de Sousa, o PV começa a preparar uma chapa competitiva para a câmara federal, além do deputado federal Paulo Wagner a legenda quer Ciro Robson ( Papinha ) apresentador do programa Patrulha da Cidade na TV Ponta Negra e o vereador de Natal, Luiz Almir na disputa, o9 desejo da legenda é manter seu representante na câmara federal.

SERRA VAI PARA O MD

Sem espaço no PSDB o ex tudo José Serra se prepara para deixar o ninho tucano, a opção partidária vai ser o MD, partido pelo qual deseja disputar a presidência da república ou o governo de São Paulo.

sábado, 27 de abril de 2013

JUIZ JULGA PROCEDENTE AÇÕES CONTRA PREFEITO E VICE DE CAIÇARA DO NORTE

O juiz eleitoral  Ricardo Moura julgou procedente a ação contra o prefeito e o vice do município de Caiçara do Norte, eles foram acusado de compra de votos, execução do serviços de cambagem e perdão de dividas para alguns eleitores.
 
Caso  TRE mantenha a decisão, o prefeito Alcides Fernandes-PP e o vice Victor Almeida-PV serão cassados e realizada novas eleições. 

PR PROMOVE ENCONTRO REGIONAL EM ASSÚ

Neste sábado sábado 27, a partir das 9h, em Assú, o Partido da República-PR vai realizar mais um Encontro Regional no Rio Grande do Norte. Seguindo a orientação do presidente estadual, deputado federal João Maia, o encontro servirá para a criação dos conselhos de ética e de estratégia e desenvolvimento partidário, além de discutir a formação do Núcleo Regional do Oeste e do Vale do Açu. O evento, que vai acontecer na Câmara Municipal do Assú, dará sequência aos encontros promovidos pelo PR, como foi o primeiro Encontro Regional do Médio Oeste, realizado no último mês de março.
 
Durante o Encontro Regional do Oeste e Vale do Açu, serão lançados: o PR Jovem e o PR Mulher do município do Assú, com as presenças do presidente estadual do PR Jovem, deputado estadual George Soares, e da presidente estadual do PR Mulher, Shirley Targino.
 
Na oportunidade, o deputado João Maia estará reunido com as lideranças republicanas das cidades de: Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Serra do Mel, Carnaubais, Assú, Upanema, Triunfo Potiguar, Paraú, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e Guamaré. Com o lema "Mais perto das bases, mais perto do povo", os encontros regionais obedecem a um calendário que vem sendo elaborado pelo diretório estadual.

INDICAÇÃO DE JALES PARA O TCE É PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL

O Diário Oficial do estado publicou nesta sexta feira 26, decreto do presidente da assembleia legislativa Ricardo Motta, oficializando a  a indicação de  Gilberto Jales para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

GUSTAVO FERNANDES ACOMPANHA PREFEITOS EM AUDIÊNCIAS EM BRASILIA


O deputado Estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Gustavo Fernandes-PMDB cumpriu agenda esta semana, em Brasília. Na ocasião, Gustavo Fernandes esteve em audiência com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho juntamente com os prefeitos de Almino Afonso, Lawrence Amorim-PMDB; de Frutuoso Gomes, Lucídio Jácome-PSB; de Major Sales, Thales Fernandes-PMDB, e com Suplente de Deputado Estadual, Dr. Pio X Fernandes. Na pauta, assuntos relacionados à região oeste do RN.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

RENAN DISSE NÃO ACEITAR INVASÃO DO JUDICIÁRIO NO PODER LEGISLATIVO

O pantim entre os poderes judiciários e legislativos está formado, o presidente do congresso nacional, senador Renan Calheiros, avisou que vai recorrer da decisão do ministro Gilmar Mendes do STF de suspender a criação de novos partidos, Renan classificou de invasão a liminar dada pelo ministro suspendendo a criação de novos partidos.
 
Nós não invadimos o judiciário, então não vamos permitir que o judiciário invada o poder legislativo, disse Renan.

HENRIQUE ELOGIADO

Mereceu elogios, em Brasília, a atitude do presidente da Câmara, Henrique Alves, de meter na gaveta o projeto tornando o Legislativo instância revisora de decisões do Supremo Tribunal Federal.

PREFEIRURA DE EXTREMOZ LANÇA O PROJETO BRASIL ALFABETIZADO

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Educação realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o lançamento dos programas educacionais federais 'Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa' e 'Programa Brasil Alfabetizado'. A solenidade de lançamento ocorreu no Centro de Eventos Marista, às 09h.
 
De acordo com informações da secretária de Educação, Rosileide Brito, a implantação do 'Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa' objetiva que toda criança até os oito anos saibam ler, escrever e fazer as operações matemáticas básicas. A secretária acrescentou que a implantação do Programa ‘Brasil Alfabetizado’ é voltado para a universalização do ensino fundamental. “Ambos fazem parte do Plano de Educação Articulado (PAR)", detalhou.
 
O lançamento dos programas norteou os primeiros passos para iniciar a capacitação dos professores da rede municipal de ensino durante dois anos para o Pacto 8 anos e o Processo Seletivo para o Brasil Alfabetizado.

JAIME CALADO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AEROPORTOS CIDADES


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Duarte, estão participando da “World Conference & Exhibition”, a conferência internacional dos aeroportos cidades. O evento acontece cidade de Ekurhuleni, vizinha a Johannesburgo, região metropolitana da África do Sul.

A conferência reúne gente de todas as partes do mundo e aborda detalhes sobre os aeroportos cidades como vantagens, desenvolvimento, planejamento e execução de projetos tendo como palestrantes os mais renomados especialistas do setor da aviação mundial, entre eles o professor americano John Kasarda, uma sumidade quando se trata das metrópoles aeroportuárias.

“O que impressiona é observar como São Gonçalo vai passar por uma transformação com o aeroporto cidade. Aqui em Ekurhuleni podemos perceber isso. Essa conferência mostra a importância do envolvimento do Poder Público na viabilização do projeto de construção de um aeroporto do porte do de São Gonçalo. Estamos cientes das nossas responsabilidades e por isso estamos fazendo a nossa parte”, enfatizou Jaime.

EZEQUIEL FERREIRA PROPÕE QUE O GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUA FORRAGENS PARA O REBANHO DO ESTADO


Na sessão desta quinta-feira 25, o deputado Ezequiel Ferreira protocolou com um requerimento na Assembleia Legislativa, regime de urgência, uma solicitação de distribuição de forragens para os agricultores familiares do Rio Grande do Norte. A sugestão apresentada por Ezequiel visa beneficiar criadores de animais dos tipos bovino, caprino e ovino, que estão perdendo seus rebanhos devido à falta de apoio preciso.
 
“O Plano de Trabalho para Ações de Socorro, Assistência e Restabelecimento que foi realizado pelo Governo do Estado, através da Emater/RN, não atendeu como era esperado, a demanda do rebanho de agricultores familiares no interior. O rebanho continuou sendo dizimado e o prejuízo é grande para os pequenos e médios produtores rurais”, argumentou.
 
Ezequiel lembrou que no ano passado, a governadora foi a Brasília e disse ter garantido junto ao Ministério da Integração Nacional, recursos para ampliação na distribuição de forragem para alimentação do rebanho potiguar. “Me somo a luta das instituições do Estado que defendem a agricultura, como Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN) e Associação Norteriograndense de Criadores (ANORC). Todo mundo sabe que as ações até agora desenvolvidas pelo Governo, não correspondem com a expectativa dos agricultores, para salvar o resto do rebanho. O agricultor quer uma ação rápida e a aquisição de forragens pode salvar o restante do rebanho”, disse o deputado.

HENRIQUE RECEBE PREFEITOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, se reuniu nesta quinta-feira 25, com os prefeitos de Frutuoso Gomes, Lucídio Jácome-PSB; Equador, Noeide Ferreira-DEM; Brejinho, Ivete Matias-PP e Paraú, Carlos Peixoto-PSB. O vice-prefeito de Paraú, Chico de Bola também participou do encontro . Os prefeitos pediram apoio ao deputado para a liberação de recursos e execução de projetos que tramitam em diferentes ministérios.
 
Muitos obras, principalmente de abastecimento e saneamento, dependem de recursos da Fundação Nacional de Saúde onde os municípios estão cadastrados em diferentes projetos. Henrique Alves reconheceu que a realização de pequenas obras gera empregos, promove o desenvolvimento local e alivia o sufoco causado pela seca. A maioria das cidades sobrevive basicamente com recursos do Fundo de Participação dos Municípios.
 
Lucídio Jácome citou o exemplo da falta de saneamento básico nos municípios abastecidos pelo açude de Lucrécia, no médio oeste. Apenas a cidade de Lucrécia é totalmente e Martins tem parte da zona urbana com esgotamento sanitário. Os demais municípios, Frutuoso Gomes e Antônio Martins, jogam os dejetos sem tratamento no manancial que abastece a região.

SANDRA ROSADO APRESENTA PROPOSTA QUE PROÍBE ABRANDAMENTO DE PENA DA LEI MARIA DA PENHA

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3888/12, da deputada Sandra Rosado-PSB, que altera a Lei Maria da Penha, ao esclarecer proibição à aplicação dos chamados “institutos despenalizadores” em crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher.
 
Atualmente, a Lei Maria da Penha já estabelece que a Lei dos Juizados não pode ser aplicada aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Institutos despenalizadores são medidas criadas pela Lei 9099/2005 que trata dos juizados especiais cíveis e criminais, como uma alternativa à instauração de processos criminais e prisão dos infratores. Entre eles estão a dispensa da fiança, a transação penal (acordo entre a acusação e o criminoso para evitar a ação), o termo circunstanciado (que substitui o auto de prisão em flagrante) e a composição civil dos danos extintiva da punibilidade (reparação do dano, pelo acusado, que extingue a pena).
 
Sendo assim, a proposta da deputada prevê justamente que tais medidas não devem ser usadas em caso de violência doméstica contra a mulher. “O projeto do novo Código de Processo Penal, que tramita na Câmara (PL 8045/10), revoga parte da Lei dos Juizados e incorpora outras.
 
Isso abriria a possibilidade de uso dos institutos despenalizadores nos crimes de violência contra a mulher, abrandando as penas aos acusados; e é isso que queremos evitar”, diz Sandra, esclarecendo que essa situação foi identificada pela comissão especial que analisa o projeto do código.
 
Ou seja, ideia da parlamentar é garantir que esses institutos não sejam usados pelos juízes e promotores nas ações de violência contra a mulher. “Fazendo menção diretamente aos institutos, fica preservada a essência da Lei Maria da Penha”, acrescenta Sandra Rosado.
 
O projeto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde se aprovado segue para votação em plenário.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

FÁTIMA PEDE APROVAÇÃO IMEDIATA DO PNE


A deputada Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira, 24, juntamente com deputados membros da Comissão de Educação e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação- CNTE, Roberto Leão, de uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
 
Na reunião, foi solicitado aos presidentes a aprovação imediata do Plano Nacional de Educação –PNE com 10% do PIB para educação pública, em tramitação no Senado, e a destinação de 100% dos royalties do petróleo para o setor, além do cumprimento integral da Lei do Piso Nacional dos Professores e a valorização da carreira com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.
 
Segundo a deputada Fátima Bezerra, o presidente do Senado, Renan Calheiros, assumiu o compromisso de cuidar pessoalmente da tramitação do PNE naquela Casa, para que o plano seja votado imediatamente. “O Congresso tem que fazer seu dever de casa, aprovando o PNE”, disse.
 
Para o presidente da CNTE, Roberto Leão, a audiência foi muito produtiva. “Mais uma vez, nós conseguirmos mostrar o reconhecimento da educação como uma prioridade nacional”, disse.

SÃO GONÇALO: PROJETO CINEMA ITINERANATE RETOMA AS ATIVIDADES

A comunidade de Coqueiros recebe nesta quinta-feira 25 a volta do projeto “Cinema Itinerante”. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Comunicação e Eventos e a Fundação Dona Militana, trazem a população sãogonçalense uma maior proximidade com a cultura proporcionada pela “Sétima Arte”, de forma gratuita.
 
O projeto faz com que a população tenha a oportunidade de assistir filmes de qualidade como entretenimento para muitos que não tem condição de visitar uma sala de cinema. É uma diversão gratuita e para todas as famílias que se reúnem para conhecer a produção do cinema nacional. A exibição começa às 18h, em frente à Escola Municipal Maria Judite.

HENRIQUE RECEBE CARLOS EDUARDO EM GRASILIA

O deputado Henrique  Alves e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniram nesta quarta-feira 24, em Brasília. O encontro foi no gabinete da presidência da Câmara dos Deputados. O parlamentar e o prefeito trataram de vários projetos para Natal.
 
A reunião foi agendada após uma visita de cortesia que o presidente da Câmara fez ao prefeito na semana passada, em Natal. Durante a reunião, Carlos  Alves solicitou o apoio de Henrique Alves para a liberação de uma emenda coletiva de bancada federal do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 20 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana de Natal. “Queremos melhorar a malha viária da capital e fazermos o recapeamento asfáltico das principais vias da nossa cidade”, destacou o prefeito. O deputado já apresentou o pleito a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais.
 
Outra proposta de Carlos Eduardo, já em tramitação no Ministério do Meio Ambiente, foi o projeto de 36 ecopontos para a URBANA, no valor de R$ 9 milhões. Carlos Eduardo disse que a prefeitura de Natal também tem projeto de R$ 21 milhões, no Ministério das Cidades, para o saneamento, drenagem e pavimentação dos bairros Novo Horizonte e Brasil Novo. A praça da árvore, no conjunto Mirassol, foi outra reivindicação do prefeito. São R$ 10 milhões para a urbanização da área onde se encontra a Árvore de Natal, um dos símbolos da capital potiguar.
 
Os compromisso assumidos com o prefeito Carlos Eduardo e com Natal serão levados pelo deputado Henrique Alves aos ministros Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e Aguinaldo Ribeiro, das Cidades. O prefeito disse que continuará em Brasília aguardando os desdobramentos da reunião com o presidente da Câmara dos Deputados. Carlos Eduardo estava acompanhado do secretário Sávio Hackradt.

" LUIZ GONZAGA NA PRAÇA "

O cantor Chico Acari e o flautista Carlos Zen apresentam o show “Luiz Gonzaga na Praça” neste sábado, 27, às 20h, durante a Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis. Eles serão acompanhados por Kleiber Viana (bateria), Bruno Cirilo (sanfona), Edney Galvão (teclado) e Raimundo Nonato (violão).
 
“O show, como o próprio nome induz será somente com músicas de Gonzagão, em homenagem ao seu centésimo aniversário. Desde novembro estamos resgatando a memória musical de Luiz Gonzaga e já realizamos vários shows, entre eles o ‘Luiz Gonzaga in concert’, que apresentamos com outros músicos e com vestimentas a caráter”, disse Chico Acari, que começou a carreira no Rio de Janeiro há mais de 30 anos.

MRV LANÇA NOVO EMPREENDIMENTO

Apartamentos do Parque Nova Colina é o primeiro “Minha Casa, Minha Vida” da região.

A MRV Engenharia, maior construtora do segmento econômico no país, lança mais um empreendimento na Zona Sul da Cidade, o Parque Nova Colina, as unidades podem ser adquiridas por clientes que tenham renda familiar, a partir de R$ 1.600,00. O empreendimento possui 712 unidades habitacionais, em condomínio fechado, com garagem e área de lazer completa com piscina, espaço fitness, churrasco, gazebo, playground e salão de festas. Além de ótima localização, no Bairro de Emaús, próximo ao Fácil Atacado, com acesso rápido pela BR-101, e com a tranquilidade de ter por perto reserva de Mata Atlântica.
 
As unidades do residencial podem ser adquiridas por meio do programa habitacional do governo federal, o “Minha Casa, Minha Vida” com subsídios de até R$17 mil e financiamento facilitado em até 30 anos pelo Banco do Brasil. “Com as novas regras do programa os juros estão ainda mais baixos e o valor máximo dos imóveis foi alterado. “Os apartamentos do Parque Nova Colina podem sem adquiridos com todas as facilidades do programa habitacional do governo, uma oportunidade incrível para quem quer sair do aluguel”, informa o diretor Comercial da MRV na regional Nordeste, Yuri Chain.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO JURÍDICO

As inscrições para o ‘Curso de Aperfeiçoamento em Desenvoltura Jurídica’ seguem até sexta-feira 26. Ainda estão disponíveis 15 vagas para o curso completo, e 15 vagas para cursar por módulo, que são: Português Jurídico; Hermenêutica e Argumentação Jurídica; Produção de Peças (Judiciais e Extrajudiciais); e Oratória e Retórica.
 
‘O Curso de Aperfeiçoamento em Desenvoltura Jurídica’ está sendo realizado no auditório principal da sede da Justiça Federal de Natal, das 14h30 às 19h, com intervalo das 16h30 às 17h. O curso teve início no último sábado e segue até o dia 22 de junho.
 
O investimento no curso completo é R$ 350,00, tanto para profissionais quanto para estudantes, e a matrícula por módulo custa R$ 100,00; exceto o módulo 01 - Português Jurídico, que custa R$ 60,00. Cada módulo terá uma carga horária de 10 horas, com 5 encontros de 2 horas, totalizando 40 horas ao final do curso. Os participantes terão direito a material didático e certificados. As inscrições são através do site www.eajuridicos.com.br/.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

GOVERNO FEDERAL VAI REALIZAR MUTIRÃO EM NATAL

O governo federal anunciou que fará um mutirão para atender os prefeitos do estado, a data foi confirmada para 3 de Maio, quanto o local ainda não foi definido.
 
Cerca de 12 ministros de estado estarão em Natal recebendo os prefeitos e seus pleitos, uma das principais questões a ser discutida é a queda do FPM, mais problemas com educação e saúde não estão fora da pauta.

AEROPORTO DE SÃO GONÇALO COMEÇA A OPERAR EM ABRIL DE 2014

O Consorcio Inframérica responsável pela construção e administração do aeroporto de São Gonçalo, confirmou que as obras de estrutura física terminarão em Dezembro deste ano, e que em Abril de 2014 o novo aeroporto estrá operando normalmente, com chegada e decolagem de voos. 
 
O consorcio que ganhar tempo para realizar possíveis ajustes e evitar problemas de operação durante a copa do mundo.


PROGRAMA SEGUNDO TEMPO FAZ A DIFERENÇA EM SÃO GONÇALO


O Programa Segundo Tempo de São Gonçalo do Amarante, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério do Esporte, completou 14 meses de atuação no município e o balanço é mais que positivo. Formado por oito núcleos nas comunidades do Centro, Santo Antônio, Amarante, Golandim, Jardim Lola, Guanduba, Uruaçu e Poço de Pedra, o projeto de complementação escolar com atividades esportivas e de lazer, beneficia 700 alunos e 400 famílias em vulnerabilidade social.
 
Os Núcleos de Esporte Educacional visam ocupar o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens e oferecem, no contraturno escolar, (no mínimo três vezes por semana, duas horas por dia em seu modelo padrão), atividades esportivas sob orientação de coordenadores e monitores, reforço alimentar e atividades complementares.
 
Os professores que atuam no PST de São Gonçalo são qualificados na área de Educação Física e Pedagogia e, ainda, passaram por duas capacitações do Ministério do Esporte voltadas à qualificação específica desses profissionais. Some-se a essa qualificação, o fato de que todos os professores residirem em São Gonçalo do Amarante, portanto, conhecem a realidade e as necessidades dos estudantes.
 
Além do envolvimento da Semjel, o programa abrange as ações de outras secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal que são parceiros como a Saúde, Educação, Comunicação e Eventos, Setor de Transportes, Meio Ambiente e Urbanismo, Defesa Social, e Fundação Cultural Dona Militana. Entre as ações realizadas em conjunto estão a sensibilização no combate à violência, preservação ao Meio Ambiente, cuidados com a higiene e saúde, e valorização da cultura local.

AMANDA GURGEL VAI DISCUTIR COM O MEC A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM NATAL

A professora e vereadora Amanda Gurgel-PSTU estará em Brasília nesta quarta-feira 24 para uma audiência no Ministério da Educação (MEC). Às 15 horas, a vereadora se reúne com o Assessor Especial do MEC, Rolf Hackbart, para tratar dos problemas da educação pública em Natal.
 
Na reunião, a vereadora irá apresentar ao MEC a dívida da Prefeitura de Natal com a pasta da Educação, de R$ 151,9 milhões, referente aos anos de 2011 e 2012. A dívida, que chegou a ser cobrada pela Promotora da Educação na gestão Micarla, refere-se ao valor que não foi investido, deixando de aplicar os 30% dos impostos e transferências, como previsto na Lei 5650/2005. Amanda Gurgel apresentará documento da Prefeitura que comprova o saldo a pagar e pedir que o MEC se posicione sobre o assunto.
 
Amanda também abordará o alarmante déficit de vagas na Educação Infantil de Natal. Dados do próprio MEC, como as matrículas no censo escolar de 2012, apontam que naquele ano havia um déficit de 36.388 vagas para crianças de 0 a 5 anos na rede municipal. A prefeitura, em sua gestão anterior, havia calculado esse déficit em 39.752, apenas de 0 a 3 anos, em 2010.
 
A vereadora Amanda Gurgel vai defender a construção de creches e escolas e pedir informações sobre os repasses e programas federais para construção de novas unidades. A professora ainda pretende discutir o valor da merenda destinado pelo governo federal para cada criança e a contrapartida dos municípios e debater o valor atual do custo-aluno estabelecido pelo MEC.

FÁTIMA BEZERRA PARTICIPA DE ATO PÚBLICO NA CÂMARA FEDERAL

A deputada Fátima Bezerra-PT informou nesta terça-feira 23, no Plenário da Câmara dos Deputados, que será realizado nesta quarta feira no hall da taquigrafia da Casa, às 11:30h, um ato público com os representantes dos Estados da CNTE, no qual irão renovar o apelo para que o Congresso Nacional aprove duas importantes proposições estratégicas para o presente e o futuro do Pais. A primeira matéria é o Plano Nacional da Educação - PNE, em apreciação no Senado, e a segunda a Medida Provisória 592 de 2012, que destina 100% dos recursos dos royalties para educação.
 
Segundo a deputada, o ato tem um significado político muito especial, porque é mais um passo que será dado para fazer avançar a agenda em defesa da educação pública do Brasil. “É extremamente oportuno que, neste momento, essa mobilização envolva o Legislativo, pois é nele que está em discussão uma série de matérias decisivas para o presente e para o futuro do País”, disse Fátima Bezerra. “O Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, que tenho a honra de coordenar se associa a iniciativa da CNTE e reforça o convite aos parlamentares, gestores, pais, estudantes, professores e demais trabalhadores a participarem desse grande Ato em Defesa da Educação Pública do país”, completou.

HENRIQUE ANUNCIA MAIS RECURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA MOSSORÓ

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, comemorou a ampliação do teto de financeiro do Sistema Único de Saúde para o município de Mossoró em mais de um milhão de reais. A portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira 23 e destina o montante extra de R$ 1,1 milhão para procedimentos de média e alta complexidade em Mossoró.
 
Para o deputado  a medida veio em boa hora, uma vez que, na última reunião dele com o ministro Padilha, na semana passada, com a presença da prefeita Claudia Regina e da governadora Rosalba Ciarlini, ficou demonstrada a necessidade de mais recursos para ampliação dos procedimentos de média e alta complexidade em Mossoró, inclusive com a contratação de mais leitos de UTI. Os recursos serão repassados em parcelas mensais e regulares pelo Fundo Nacional de Saúde, conforme determina a portaria.

FPM ZERO

A primeira e segunda parcela do FPM do mês de março ficou zerada para 25 municípios do estado, deste 18 deles estão em situação de emergência. Além do coice a queda.

O presidente da FEMURN Benes Leocádio fez um alerta, os municípios que não fizerem o dever de casa terão dificuldades.

DILMA ADIA VISITA AO ESTADO

A presidenta Dilma adiou a visita que faria ao estado no próximo domingo, a assessoria do planalto não divulgou a nova data da visita, confirmou apenas que o Rio Grande do Norte será o próximo estado a ser visitado pela presidenta.

terça-feira, 23 de abril de 2013

MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO OFERECE TRATAMENTO GRATUITO DO GLAUCOMA


Os usuários da rede de saúde de São Gonçalo do Amarante já podem contar com um tratamento oftalmológico digno de países de primeiro mundo, graças a uma parceria realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Oftalmologia (CEOF). O modelo de atendimento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, e agora, os pacientes que se deslocavam até Natal para se consultar ou realizar cirurgias de Catarata, Glaucoma e outros exames mais complexos, não precisam mais sair do município.
 
O Centro de Oftalmologia está pronto para receber os pacientes, onde serão encaminhados, depois de uma consulta com o clínico, no posto de saúde, e ao ser detectado o problema o paciente é encaminhado para o CEOF diretamente para fazer a cirurgia.
 
“O avanço para a região vai ser enorme. A ideia é apresentar um serviço de qualidade, através de equipamentos modernos e uma equipe qualificada. O paciente vem para a cirurgia e tem a garantia de retorno. É o mesmo padrão para os pacientes dos SUS e os privados, sem distinções” afirmou o Dr. Diego Sampaio que junto ao Dr. Marcos Fábio e Dr. Pedro Paulo Cabral atendem e auxiliam os pacientes.
 
O secretário de Saúde, Jalmir Simões, passou parte da manhã desta segunda-feira 22, reunido com a equipe médica e falou sobre importância do município ofertar esses benéficos a população. “A comodidade, qualidade e o atendimento são diferencias para que a população possa ter uma saúde melhor. Estamos implantando no município um método mais moderno e mais cômodo para a população. Já foram feitas 42 cirurgias de Catarata e até o final de abril serão feitas mais de 129 cirurgias” finalizou.
 
Os pacientes que sofrem com o Glaucoma terão acesso aos medicamentos (colírios) do mais simples aos mais caros, sendo mais de 200 casos constatados no município. O atendimento de glaucoma acontece nas tardes de quarta-feira.

FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES DE PETROPOLIS COMEÇA NESTE SÁBADO DIA 27


O evento é realizado pela Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), com produção cultural do jornalista Toinho Silveira.

A Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis será realizada nos dias 27 e 28, na Praça das Flores, às 10h, em Natal, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Fecomércio, SESC, FIERN e SESI, com apresentação de objetos de artes e antiguidades, produção de artesanatos, exposição de flores e plantas ornamentais, peculiaridades da gastronomia do Estado e apresentações culturais. O projeto continua durante todo este ano sempre no último final de semana de cada mês.

De acordo com Maria das Graças Queiroga, coordenadora da feira, o projeto visa estimular o turismo de Natal e Região Metropolitana e contará com 32 expositores. “Queremos que os nossos visitantes conheçam a arte e o artesanato potiguar. E, além de várias atrações culturais da terra, a feira apresentará o rico artesanato produzido no Estado. Teremos, também, exposições de plantas ornamentais, exposições de artes plásticas e muitas atrações ligadas à cultura”, disse a coordenadora.

No sábado, 27, haverá atrações para entretenimento das crianças e depois shows dos artistas potiguares Chico Acari e Carlinhos Zen, com vários músicos. Chico Acari apresentará “Luiz Gonzaga na Praça”.

PARTICULARIDADE

A Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, de Extremoz vai levar artesanatos produzidas a partir da fibra da bananeira, que inclui até a produção de papel A4. De acordo com informações de Leda Medeiros, presidente da instituição, após a retirada do cacho da banana, é feita a extração das bainhas, obtendo-se vários tipos de fibra que variam de tom e cor conforme a espécie da bananeira. “Da riqueza natural e pelas mãos criativas dos artesãos ocorre à transformação das fibras em belos e úteis objetos”, informou Leda Medeiros.

SERVIÇO
 
Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
Dias (sábado e domingo)
 
27 de abril das 10h às 20h
 
28 de abril, das 10h às 16h.
 
Praça das Flores, Petrópolis, Natal RN
 
Exposição de antiguidades, artes plásticas e artesanato
 
Produção cultural: Toinho Silveira

GREVE NA EDUCAÇÃO

As regionais e núcleos municipais do SINTE/RN realizaram atividades dentro da Greve Nacional da Educação que tem inicio nesta terça feira 23 e vai até a quinta feira 25. 
 
Através de palestras, audiências públicas, assembleias da categoria e atos nas ruas o SINTE/RN planeja envolver a sociedade e principalmente aos usuários da escola pública nas atividades.
 
Uma grande mobilização está sendo organizada: a Marcha em Defesa e Promoção da Educação Pública reunirá nesta quarta-feira 24 professores, funcionário, pais e alunos de todo o estado na Praça Cívica de Natal. A concentração começa às 14 horas, próximo ao Palácio dos Esportes. Ao final da Marcha será realizada uma assembléia popular para a aprovação da Carta de Natal. Um instrumento que provocará as autoridades para investir e garantir que a educação seja prioridade em todo território brasileiro.

APARÊNCIAS

No leilão que a Land Rover realizou em São Paulo com carros tomados pela justiça, ficou constatado que alguns " ricos " do Rio Grande do Norte vivem de aparências. Dos 200 carros leiloados, 56 foram recolhidos no estado.

GOVERNADORA ANUNCIA QUE VAI INVESTIR 7 MILHÕES EM INSTALAÇÃO E PERFURAÇÃO DE POÇOS

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, na tarde desta segunda-feira 22, a disponibilização de R$ 7 milhões em recursos do Tesouro Estadual para instalação e perfuração de poços que vão beneficiar 397 comunidades do Rio Grande do Norte, com prioridade para as regiões do Seridó e Alto Oeste. O anúncio foi feito durante a reunião semanal de avaliação do Comitê de Combate à Seca, realizado no auditório da Governadoria.
 
De acordo com informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), mais três empresas foram contratadas para este serviço. A previsão é de que a ordem de serviço para a instalação e perfuração de poços no Alto Oeste seja dada neste final de semana, no município de Pau dos Ferros. Já a região do Seridó, deve receber a visita da governadora para a assinatura da ordem de serviço na próxima semana, em Caicó.
 
As chuvas que caíram no interior do Estado nos últimos dias também foram abordadas pela governadora Rosalba Ciarlini, que enfatizou a necessidade de dar continuidade às ações emergenciais e aos projetos estruturantes. "Temos que agradecer a Deus pela chuva que tem chegado ao nosso interior, mas não podemos baixar a guarda, pois a situação ainda é difícil e tudo que estamos fazendo irá nos servir no futuro. Portanto, mesmo que o inverno chegue, não podemos parar", afirmou a governadora, acrescentando que o Exército também será responsável pela perfuração de outros 40 poços em locais a serem definidos pelo Governo do Estado.

BOATARIA

Irritados com o presidente da STF, ministro Joaquim Barbosa, que condenou os réus do mensalão, o PT espalha nas redes sociais que ele é cotado a vice do senador Aécio Neves-PSDB/MG na campanha presidencial em 2014.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

TV ASSEMBLEIA CONVOCA CÂMARAS DO RN PARA REUNIÃO SOBRE EMISSORAS LEGISLATIVAS

As Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte interessadas em instalar emissoras de TVs Legislativas estão convidadas a participar de uma reunião na Assembleia Legislativa no dia 10 de maio, às 9h, que vai tratar sobre os aspectos técnicos, financeiros e legais que envolvem a criação de um canal de televisão. As inscrições podem ser feitas na TV Assembleia pelo telefone 84 3232 5964 ou pelo email gerenciartv@rn.gov.br.
 
O workshop coordenado pela TV Assembleia terá participação de representantes da TV Câmara Federal para explicar o funcionamento da Rede Brasileira de Televisões Legislativas, que com a expansão do sistema digital vai propiciar a divisão de um único canal em quatro faixas a serem preenchidas com a programação da TV Câmara Federal, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal.
 
Segundo o diretor de Rádio e TV da Assembleia, o jornalista Maurício Pandolphi, o processo será agilizado e em breve estará em operação no Rio Grande do Norte, cabendo às Câmaras Municipais se adequarem no que diz respeito à legislação e a previsão orçamentária. “Estou surpreso porque várias cidades pequenas estão aderindo. Vamos oferecer uma assessoria às Câmaras para que possam ter seus próprios canais de televisão com o objetivo de divulgar a atividade parlamentar”, declarou.

JAIME CALADO ENTREGA QUADRA POLIESPORTIVA NA COMUNIDADE DE SERRINHA


A comunidade de Serrinha, participou em grande número da festa de inauguração de um moderno equipamento esportivo na noite do sábado 20. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve ao lado de secretários, lideranças e os Vereadores Edson Valban, Rayure Protasio, Nino, Chanxe, Eudocio Mota, Barão, Raimundo Mendes e Pastor Edimilson e deu por inaugurada a quadra poliesportiva da Escola Municipal Luiz de França Lima.
 
Essa quadra é uma das primeiras entregues aos estudantes, ainda serão feitas mais três, que já estão em fase licitação. O recurso é do Governo Federal, através do PAC 2, de acordo com o padrão do Ministério da Educação. A prefeitura doou o terreno e teve a missão de adequar o espaço ás exigências do MEC.
 
"Essa obra faz parte de um conjunto de ações que o prefeito tem se empenhado, com o objetivo melhorar a estrutura da escola e o suporte pedagógico. Estamos fazendo nossa parte, a quadra é para quem estuda e toda a população, desde que se tenha zelo por ela" disse o secretário de Educação, Abel Neto.
 
O vereador Edson Valban, autor da proposição de construção da quadra, falou em nome dos demais vereadores. "Estou muito feliz de presenciar a inauguração desse espaço e mais feliz pelos meus colegas vereadores terem aprovado esse projeto. Quero dizer a vocês que cuidem para que essa quadra possa durar vários anos" enfatizou.
 
"Tudo que a gente faz em favor da educação do povo vale a pena. Temos que priorizar a educação e entender o quanto é importante para nossa vida. Vocês tem que se organizar e preservar essa quadra para que possam utilizar por muito tempo", afirmou Jaime Calado.
 
A inauguração da quadra teve a benção do Padre André Martins, apresentação do coral da escola e de alunos como forma de agradecimento e encerrando com os shows musicais de Cyro Robson (Papinha) e Luiz Almir e banda 100% romântico. Um torneio de futsal feminino, organizado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, marcou a abertura esportiva do local.

ROTA DOS VENTOS

A deputada Fátima Bezerra-PT juntamente com o IFRN, a UERN e o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, estarão realizando nesta sexta-feira 26, a partir das 9h, no auditório do IFRN – Campus João Câmara, o I Seminário preparatório de mobilização Projeto Rota dos Ventos – Eixo do Desenvolvimento Sustentável do RN.
 
Segundo os organizadores a ideia é, dentro do projeto Rota dos Ventos (assim denominado em virtude de ser a área com as melhores condições de produção de energia eólica do país), produzir diversos outros projetos de forma a ampliar as potencialidades da região servida pela rodovia BR-406, que vai de São Gonçalo do Amarante até Macau, incluindo a região litorânea nordeste do estado. Para isso, estão sendo mobilizados prefeitos, vereadores, movimentos sociais, além de órgãos federais e estaduais.

PREFEITURA DE EXTREMOZ REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no próximo dia 02 de maio, Mutirão de Combate ao Glaucoma. O mutirão será realizado no auditório da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, no Conjunto Estrela do Mar, das 08h às 17h.
 
A Secretaria de Saúde adverte que o atendimento neste dia será exclusivo para os pacientes portadores de glaucoma ou com suspeita da doença. A Secretaria ainda divulgou a programação de atendimento dividido por zonas.
 
Os pacientes que residem na Zona Rural devem comparecer ao atendimento no período da manhã, ficando os pacientes que residem na Zona Urbana para serem atendidos à tarde.
 
Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo, contudo, uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença, pois enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.
 
DANOS
 
Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.

ALEXANDRE CAVALCANTI

Nesta segunda feira 22, é o aniversário do ex deputado estadual e vereador em São Gonçalo Alexander Cavalcanti, que antecipou as comemorações para o sábado 20, além dos vereadores, passaram por lá para abraça-lo, o conselheiro do tribunal de contas Poti Júnior, prefeito Jaime Calado, vereador de Natal, Rafael Motta  o presidente da assembleia legislativa deputado Ricardo Motta, e mais uma legião de amigos.

DESEMPENHO DE PETISTAS PREOCUPA DILMA

Já no ritmo das eleições de 2014, a presidenta Dilma está preocupada com pesquisas que recebeu atestando avaliação negativa de governos petistas. As pesquisas informam que os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do DF, Agnelo Queiroz, são os casos mais preocupantes. Desgastado com greves intermináveis de servidores, Jaques Wagner (BA) tem o cartaz mais sujo que pau de galinheiro.

COMUNIDADDE CENTENÁRIA DE SÃO GONÇALO RECEBE PAVIMENTAÇÃO

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Infraestrutura, concluiu essa semana a pavimentação da centenária comunidade de Jacaraú. A obra era um desejo antigo dos moradores e um compromisso de campanha do prefeito Jaime Calado.
 
O custo total investido nos 1.200 m² de pavimentação foi de R$ 41 mil. Lembrando que na comunidade, a prefeitura já erradicou as casas de taipa e substituiu por casas de alvenaria, bem como reformou a escola pública. Na próxima semana será iniciada a pavimentação da comunidade de Barro Duro.

domingo, 21 de abril de 2013

HENRIQUE DIZ QUE VAI EXAMINAR DECISÃO DO STF SOBRE MENSALEIROS

O presidente da Câmara, Henrique Alves, declarou na última sexta 19 que vai “examinar” a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinam perda do mandato de parlamentares envolvidos no esquema do mensalão. Em entrevista ao portal de notícias G1, ele não garantiu que vai cumprir a decisão do Supremo. “Quando os processos chegarem examinaremos à luz clara da Constituição, como o Judiciário está fazendo com o que lhe compete”, se limitou a dizer. Quatro deputados federais foram condenados no julgamento do mensalão: José Genoino-PT/SP, João Paulo Cunha-PT/SP, Pedro Henry-PP/MT, e Valdemar Costa Neto-PR/SP.

IMPOSTO DE RENDA

Faltam 9 dias para terminar o prazo de entrega da declaração do imposto de renda, mesmo assim, segundo a receita federal o número de contribuíntes que já fizeram a entregaram não chega a 50%.

sábado, 20 de abril de 2013

LILIAN EM SÃO GONÇALO

Lilian uma das remanescestes da jovem guarda faz show neste sábado em São Gonçalo, a rebelde sobe no palco do teatro Poti Cavalcanti às 21h.

ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO MÁSCARA NEGRA ESTÃO EM LIBERDADE

As 12 pessoas que estavam detidas em razão da operação Máscara Negra, foram soltas no início da manhã desta sexta feira 19. A promotora Patrícia Antunes Martins, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Rio Grande do Norte, confirmou que o Ministério Público não pediu a conversão da prisão temporária em preventiva.
 
Segundo o Ministério Público, não há a necessidade de manter os suspeitos presos, pois não existe  possibilidade deles atrapalharem as investigações

QUEM, EU?

Deu na coluna de Claudio Humberto
 
 
Presidente do DEM, José Agripino nega que o partido tenha se juntado ao PT para aprovar projeto que dificulta criar novos partidos: “Eles que mudaram de lado, sempre fomos contra portabilidade entre siglas”.

CHOVE EM TODO ESTADO

A boa nova veio de todas as regiões do estado, choveu e muito nesta sexta feira 19, a chuva acalenta o agricultor, que ver diariamente  a morte dos rebanhos.

DESESPERADORA

A visita do presidente do supremo tribunal federal, Joaquim Barbosa, fez a penitenciaria de Alcaçuz, impressionou negativamente, após a visita ele disse que a situação é desesperadora e que o sistema prisional do estado é um dos piores do Brasil.

sexta-feira, 19 de abril de 2013


CONSTEL LANÇARÁ EMPREENDIMENTO NA PRÓXIMA QUINTA- FEIRA

Em comemoração aos seus 21 anos e mais de 1500 unidades entregues, a construtora Constel realizará na próxima quinta-feira, 25, a partir das 19h, a festa de lançamento do seu mais novo empreendimento, o residencial Green Life Mor Gouveia. O evento será aberto ao público e acontecerá no local do empreendimento, localizado na avenida Capitão Mor Gouveia, próximo a Rodoviária.
 
Em uma área total de aproximadamente 46.000 m2, com mais de 60.000 m2 de área construída, o Green Life Mor Gouveia será composto por 780 apartamentos divididos em nove torres de 20 andares, dos quais 480 serão de três quartos em seis torres e 300 apartamentos serão de dois quartos nas três Torres restantes.
 
O empreendimento contará com uma grande estrutura, destacando-se dois complexos de piscinas, sendo uma com raias semi-olímpica, duas quadras poliesportivas, um campo gramado, três salões de festas, salão de jogos, fitness, sauna, playground, redário, brinquedoteca, três áreas para churrasco, acesso por duas avenidas (Mor Gouveia e Jeronimo Camara), onde cada uma contará com guaritas de segurança, entre outros. Isso tudo com o diferencial de estar a poucos minutos de shoppings, hospitais, bancos e complexo jurídico.

JÁCOME FALA DA FUSÃO ENTRE PMN E PPS

A criação da nova legenda partidária, a Mobilização Democrática – que nasce da fusão do PMN e PPS, foi o tema do pronunciamento do deputado Antônio Jácome-PMN, na sessão desta quinta-feira 18. O parlamentar falou sobre a convenção realizada em Brasília, com membros dos dois partidos, ocasião em que ficou decidido que o número que representa a MD será 33, utilizado anteriormente pelo PMN.
 
 O deputado afirmou que a nova legenda não está preocupada com a quantidade de filiações, mas com a qualidade. “Não precisamos apenas de mais um partido, pois o Brasil já possui mais de 30. Estamos preocupados em construir uma legenda que tenha programas que visem o desenvolvimento do país, que possa contribuir. A Mobilização Democrática vem de dois partidos que fizeram história no Brasil”.

JOAQUIM BARBOSA EM NATAL

O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, visita  em Natal nesta sexta feira 19. Ele cumprirá  agenda administrativa. O primeiro compromisso do presidente do CNJ é uma visita ao fórum de Natal, onde estará na Vara de Execução Penal. Em seguida, Joaquim Barbosa terá audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. E, por fim participa de audiência no Tribunal de Justiça, onde  será recebido pelo presidente, desembargador Anderson Silvino.

SABATINA

O indicado da governadora do estado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado,  Gilberto Jales será sabatinado pela comissão de fiscalização e finanças da assembleia legislativa na próxima terça feira 22.

DEFENSORIA PÚBLICA CHEGA A COMUNIDADE DO LENIGRADO

A Defensoria Pública do Estado realiza neste sábado 20 das 09:00 às 14:00h, a quarta edição do programa Defensoria Pública na Comunidade, as ações vão chegar a comunidade de Lenigrado, na zona oeste de Natal.

A execução da quarta edição do Programa Defensoria Pública na Comunidade contará com o atendimento jurídico prestado por Defensores Públicos do Estado e Defensores Públicos Federais, equipe multidisciplinar composta por psicóloga e assistente social, e servidores da instituição, participação da Central do Cidadão, que realizará a confecção de CPF’s e Carteira de Trabalho e do ITEP/RN, que confeccionará primeira e segunda via da Carteira de Identidade.
 
Outras instituições como a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Natal, Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, também estarão presentes ao evento.

SANDRA ROSADO SUGERE QUE PETROBRAS FAÇA DOAÇÃO DE POÇOS

A deputada federal Sandra Rosado-PSB participou de um encontro  com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na oportunidade a parlamentar sugeriu que a empresa faça um mutirão de doação de poços tamponados com evasão de água a municípios que sofrem com as consequências da estiagem.
 
Diante do pleito de Sandra Rosado, Graça Foster disse que estava desde já determinado o imediato cumprimento da sugestão. "Mais do que justo deputada. A diretoria fará um levantamento de todos os poços que estão em condições para serem doados de forma imediata", disse ao receber o ofício 016/2013-CD/GAB650 das mãos da deputada.

JAIME CALADO INAUGURA QUADRA POLIESPORTIVA EM SERRINHA


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, vai inaugurar a quadra poliesportiva da Escola Municipal Luiz de França Lima, em Serrinha, comunidade da Zona Rural. O evento acontecerá neste sábado 20, a partir das 19h. A inauguração será festejada com a participação dos apresentadores/cantores Luiz Almir e banda 100% romântica e Cyro Robson, “Papinha”, apresentador do Patrulha da Cidade fazendo um grande serestão para a população de Serrinha.
 
A obra custeada com os recursos do governo federal, através do PAC 2, está orçada no valor de R$ 500mil, sendo a contrapartida da prefeitura a doação do terreno e a adequação técnica exigida pelo Ministério da Educação (MEC). Além dessa quadra, existem mais três já aprovadas pelo MEC em fase de licitação. As unidades de ensino beneficiadas serão Dom Joaquim (Centro), Maria das Neves (Amarante) e Genésio Cabral (Golandim).
 
Outros projetos de construção de novas quadras de esportes já foram encaminhados pelo município ao Ministério da Educação por determinação do prefeito Jaime Calado.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

IBANEZ É ELEITO DESEMBARGADOR

O juiz Ibanez  Monteiro foi eleito nesta quarta feira 17 pelo pleno do TJ para ocupar a vaga de desembargador, ele assumi na vaga  de Rafael Godeiro que aposentou-se.

CAMPOS QUER DISSIDENTES DO PMDB

O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos-PSB, busca apoio da ala dissidente do PMDB no senado, inútil isso, quem manda no partido é o vice presidente Michel Temer o presidente do senado Renan Calheiros e o presidente da câmara federal Henrique Alves.

HENRIQUE ALVES REAFIRMA APOIO PARA TELEFÉRICO E FACULDADE DE MEDICINA DE SANTA CRUZ


A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Farias-PMDB, foi recebida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, em Brasília, nesta quarta-feira 17. O deputado reafirmou o apoio dele ao projeto de construção de um teleférico ligando a matriz de Santa Rita, no centro da cidade, ao alto de um morro onde foi erguida a estátua da padroeira do município. O local é um dos principais pontos de romaria do Rio Grande do Norte.
 
O projeto do teleférico, em fase de elaboração, tramita no Ministério do Turismo e tem custo estimado entre R$ 10 e R$ 12 milhões. Os deputados João Maia (PR) e Tomba Farias (PSB) também participaram do encontro. Eles reforçaram a importância do equipamento para alavancar o turismo religioso no município e citaram a iniciativa da prefeitura de Martins, no oeste, que elaborou projeto semelhante para o alto da serra.
 
MEDICINA 
 
A prefeita de Santa Cruz solicitou ao presidente da Câmara, o apoio do deputado junto ao Ministério da Educação para a concretização da faculdade de medicina no campus da UFRN de Santa Cruz. O curso deverá funcionar, já a partir do próximo ano, em um colégio cedido pelo município no centro da cidade. A escola, de ensino fundamental, abriga 500 crianças, mas segundo a prefeita, a cessão do espaço com amplo terreno para futuras instalações do Centro de Ciências da Saúde da UFRN no interior, depende de uma permuta com o ministério. Henrique Eduardo Alves apoia o pleito de Fernanda Farias junto ao MEC para que nova escola seja construída em Santa Cruz.

PREFEITURA DE EXTREMOZ ENCAMINHA LDO 2014 À CÂMARA MUNICIPAL

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, encaminhou nesta segunda-feira, 15, a Câmara Municipal para avaliação e aprovação do legislativo, Projeto de Lei que prevê as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2014. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças.
 
A LDO para o ano de 2014 contempla todas as áreas do município, bem como a continuidade de obras prevista nas diretrizes do ano em curso. A previsão é que a Lei seja votada ainda no primeiro semestre deste ano. A Lei de Diretrizes orçamentárias é uma base para a elaboração do orçamento anual, a partir do segundo semestre que a antecede.

ALBRA ENTREGA EMPREENDIMENTO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEI RA

A Incorporadora Albra dará início a partir da próxima segunda-feira, 22, a entrega das chaves do Residencial La Vie, localizado na avenida Campos Sales, próximo à Câmara dos Vereadores. Na ocasião, serão entregues 80 apartamentos, sendo 78 de 56 m² com dois quartos e uma suíte, e duas coberturas de 115 m².  A incorporadora  possui mais cinco empreendimentos com obras bastante adiantadas, somando 258 unidades com mais de 95% de vendas efetivadas e com mais duas entregas previstas ainda para 2013.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ESFORÇO EM VÃO

Em nada tem adiantado o esforço da classe politica do estado  Senadores, deputado federais, estaduais, vereadores e prefeitos principalmente aqueles onde os municípios tem sido castigados pela seca, são reuniões, audiência públicas com o intuito de discutirem o assunto, quando sabemos que a somente a presidenta Dilma pode amenizar o sofrimento desse povo, ela é que tem a caneta e o poder, mais infelizmente isto não tem acontecido.
 
Os nordestinos principalmente os do Rio Grande do Norte não vêem nenhuma atitude do governo federal para com o assunto, pelo contrário a cada fica pior.
 
Sem solução o jeito é esperar por Deus.

JOSÉ AGRIPINO HOMENAGEIA PADRE TIAGO

O senador José Agripino  usou a tribuna nesta segunda-feira 15 para homenagear o padre belga Tiago Theisen, que vive há 45 anos no Rio Grande do Norte e alfabetizou mais de 37 mil crianças do estado. Nesse final de semana, dezenas de pessoas se reuniram na zona norte de Natal para comemorar os 40 anos do primeiro jardim de infância instalado por padre Tiago no RN, o Pinóquio. Ao todo, o padre belga construiu 33 creches no estado, que sobreviveram independente da ajuda de governos.
 
“O Rio Grande do Norte deve muito a esse homem, um amigo muito querido a quem recorri quando fui prefeito de Natal e aprendi com ele a importância da educação já nos primeiros três anos de vida”, afirmou o senador José Agripino. Na capital do RN, padre Tiago construiu ainda 43 igrejas, 11 ambulatórios e cinco consultórios odontológicos.
 
  “Perguntei a ele se alguma criança já havia voltado para contar sua história. Recentemente esteve com ele um ex-aluno que hoje é doutor em física quântica na Universidade de Chicago”, contou Agripino. “Um criança que saiu da periferia de Natal e hoje é professor-doutor fora do país. Isso é para mostrar a importância da educação e eu, como representante do meu estado, não poderia deixar de prestar minhas sinceras homenagens a esse homem que mudou a vida de tantas crianças”, concluiu.

DEPUTADO HENRIQUE ALVES PEDE AO DNIT ANEL RODOVIÁRIO PARA PAU DOS FERROS E CONFIRMA DUPLICAÇÃO DA BR-304


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, se reuniu nesta terça-feira 16 com o diretor geral do Dnit, Jorge Fraxe. O deputado estadual Gustavo Fernandes-PMDB, também participou da reunião. Durante o encontro os deputados apresentaram ao diretor do Dnit a proposta de construção de um anel rodoviário para a cidade de Pau dos Ferros com 16 km de extensão e custo estimado em R$ 16 milhões. O projeto será elaborado pelo Dnit no Rio Grande do Norte.
 
Henrique Alves e Gustavo Fernandes justificaram a necessidade da obra para a principal cidade da região, em função do aumento do fluxo de veículos com a chega da BR-226 no alto oeste. “Se não fizermos esse anel viário, o trânsito na zona urbana de Pau dos Ferros vai piorar por causa do entroncamento da nova rodovia com a BR-405”, alertou o presidente da Câmara dos Deputados. A proposta foi reforçada pelo deputado Gustavo Fernandes. “O contorno rodoviário vai possibilitar aos motoristas que trafegam pelas duas rodovias passar em Pau dos Ferros sem cruzarem a zona urbana”.
 
DUPLICAÇÃO DA BR-304 
 
Durante a reunião  Henrique  Alves, o diretor do Dnit confirmou para o dia 20 de maio a licitação da obra de duplicação dos 22 km da Reta Tabajara, em Macaíba. Já o projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró, segundo Jorge Fraxe, será licitado no dia 30 de maio.

FATIMA BEZZERRA RETOMA LUTA PELA DESOBSTRUÇÃO DO CANAL DO PATAXÓ


A deputada federal Fátima Bezerra-PT e o deputado estadual Fernando Mineiro-PT acompanharam o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira em audiência com o secretário estadual de Recursos Hídricos Leonardo Rego. Na pauta, o convênio no valor de quase R$ 7,4 milhões, para obra de desobstrução da calha do Rio Pataxós.
 
A reunião, que contou com auxiliares e técnicos da SEMARH, teve por objetivo retomar a luta iniciada em meados de 2006, quando a deputada Fátima alocou emenda destinando recursos para que fosse realizado os serviços de desobstrução da calha do Rio Pataxós, entre a lagoa do Pataxós até o Rio Piranhas-Assú, em Ipanguaçu. Recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional.
 
“É fundamental a realização da obra neste período de estiagem para evitar que quando a chuva vier as inundações tragam mais prejuízos à população. Esperamos que a obra, de vital importância para Ipanguaçu, finalmente seja iniciada”, ressaltou Fátima.

EZEQUIEL FERREIRA PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA DELEGACIA DE CURRAIS NOVOS


Na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira pediu atenção do Governo do Estado para com a população do Seridó Oriental. Segundo o parlamentar, a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos, que ainda atende Lagoa Nova e Cerro Corá, não tem as mínimas condições de trabalho. “Sei da competência do Dr. Bel Petrus, mas ele está com as mãos atadas sem a estrutura devida para fazer um bom trabalho.
 
Nos fins de semana só se faz atuações em Caicó, pois a Delegacia da Polícia Civil de Currais Novos é fechada, por falta de um delegado de plantão. Os índices de violência estão aumentando em Currais Novos e no Seridó. Mas, é preciso que o Governo ofereça estrutura a polícia”, argumentou.
 
Ezequiel lembrou que a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos só dispõe de uma viatura para atender três municípios. “Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá têm 68 mil habitantes. Além de só possuir um carro, isso mesmo ele está em manutenção. É preciso aquisição de mais um veículo para a Polícia Civil”, frisou Ezequiel, que também solicitou aumento de efetivo, já que hoje só tem oito policiais. “Já teve época de Currais Novos com 18 policiais civis. O único investigador vai se aposentar”, revelou.

terça-feira, 16 de abril de 2013

EXTREMOZ INICIA PREPARATIVOS PARA FESTAS JUNINAS

A Prefeitura de Extremoz e a Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú iniciou os preparativos para os seis dias da Festa de Santo Antonio, que será de 10 a 15 de junho no Espaço Cultural São Miguel do Guajirú, localizado no Conjunto Estrela do Mar, ao lado da Estação Ferroviária, iniciando sempre às 18h e se estendendo com várias atrações até a madrugada.

JOSÉ AGRIPINO COMENTA ESCÂDALO DO MINHA CASA MINHA VIDA


A fraude no programa Minha Casa Minha Vida, mais novo escândalo do governo Dilma, mostra que o esquema tem a conivência de alguém com poder e influência no governo federal. A afirmação é do presidente nacional do Democratas e líder do partido no Senado, José Agripino (RN). O parlamentar lembrou que para que os convênios aconteçam é preciso uma série de etapas burocráticas, tanto no governo federal, quanto nas prefeituras. Por isso, alguém com poderes ajudou no esquema.
 
“A investigação vai mostrar que por trás deste esquema está um figurão, um graduado do PT ou do governo, alguém com força para arrumar tudo, liberar e montar esse tipo de esquema”, frisou Agripino. Segundo reportagem do jornal O Globo esse final de semana, ex-servidores do Ministério das Cidades usaram empresas de fachada, parte delas registrada no mesmo endereço e controlada por um grupo de ex-funcionários do próprio Ministério, abocanha cada vez mais contratos para construção de casas populares destinadas às faixas mais pobres da população.

VAIAS E APLAUSOS

Deu na coluna " Notas da Redação " do jornal o Mossororense
 
 
Na posse de Francisco José Júnior como presidente da Fecam, a governadora Rosalba Ciarlini foi a campeã de vaias. Já o vice-governador Robinson Faria, o preferido no "aplausômetro". Coisa de claque, dizem uns. Ledo engano. A plateia era formada basicamente por vereadores do interior do RN. Recado da classe política.

ROBINSON VOLTA A CRITICAR GOVERNO ROSALBA

O vice governador Robinson Faria-PSD, voltou a criticar o governo Rosalba Ciarlini-DEM, segundo ele, Rosalba não tem como reverter o desgaste administrativo, e foi mais além, o governo não tem um planejamento, a governadora não apresentou sequer um projeto para o estado, ela está pegando carona nos já existentes e citou o aeroporto de São Gonçalo, copa do mundo e a energia eólica que é 100% privada.
 
Questionado se a aliança entre Rosalba e o PMDB tem prazo de validade ele disse: Não ter elementos para fazer tal análise e que vem conversando com os partidos que fazem oposição ao DEM, PSB, PSDB, PT, PDT e PCdoB.

DEPUTADO HENRIQUE ALVES BUSCA SOLUÇÕES PARA O AGRAVAMENTO DA SECA NO RIO GRANDE DO NORTE

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves-PMDB, e mais quatro colegas da bancada federal; Betinho Rosado-DEM, Fátima Bezerra-PT, Felipe Maia-DEM e Sandra Rosado-PSB, reuniram-se com 22 dos 24 deputados estaduais do Rio Grande do Norte para discutirem saídas emergenciais para o agravamento da seca no Estado. Os secretários de Agricultura, Júnior Teixeira, e de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, também participaram da reunião conjunta das duas bancadas na Assembleia Legislativa, em Natal.

SÃO GONÇALO: SEMPLA INICIA REUNIÕES PARA CONFERÊNCIA DAS CIDADES

A prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Planejamento e Orçamento Participativo, realizará reuniões preparatórias para 5ª Conferencia das Cidades que acontecerá dia 3 de maio, onde serão discutidos os principais desafios para as políticas públicas e diversos temas.
 
As quatro reuniões preparatórias tem como objetivo dialogar sobre os problemas enfrentados pelas comunidades junto com as lideranças e formadores de opinião, mobilizando e sensibilizando a população sobre os projetos, metas e problemas existentes.
 
As propostas debatidas vão ser levadas para a 5ª Conferência das Cidades e vão formalizar o relatório final a ser encaminhado para o Ministério das Cidades. O horário das reuniões será sempre a partir das 19h.

domingo, 14 de abril de 2013

HENRIQUE: CANDIDATO AO GOVERNO OU AO SENADO?

O presidente da câmara dos deputados, Henrique Alves-PMDB, não fala do assunto, mais que ele anda com pinta de candidato a um cargo majoritário nas eleições de 2014, anda, o filho de Aluízio participa de tudo, e tem conversado com representantes de todos os partidos, anda distante apenas do PT da presidente Dilma.

MÁSCARA NEGRA: JUIZA PRORROGA PRISÃO DOS ENVOLVIDOS

A juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, da Comarca de Macau, prorrogou por mais cinco dias a prisão das doze pessoas presas durante a  operação máscara negra.
 
O pedido de prorrogação foi feito pelo Ministério Público, argumentando que as investigações ainda estão em curso e que os presos, quando interrogados, não estão cooperando com as investigações do caso.

DEPUTADOS SE REUNEM PARA DISCUTIR PROVIDENCIAS NO COMBATE A SECA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta-PMN convocou uma reunião com as bancadas federal e estadual para tratar exclusivamente das demandas, questões e soluções voltadas para a seca. A reunião de trabalho acontece nesta segunda feira 15 às 11h, na ALRN e terá a presença do presidente da Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves-PMDB, além de secretários de Estado e convidados representantes de instituições.

HENRIQUE ALVES PARTICIPA DO DEBATE SOBRE A CRISE DO PETRÓLEO EM MOSSORÓ

A retração dos investimentos da Petrobras, maior empresa instalada no Rio Grande do Norte, está gerando uma crise na economia local de Mossoró e região. O problema foi tema principal de uma audiência pública, na Câmara Municipal de Mossoró, nesta sexta-feira 12 , com a presença de políticos locais, petroleiros, empresários e representantes da Petrobras e da bancada federal do Rio Grande do Norte.
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, fez questão de participar do encontro, que também contou com as presenças do ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social, e da governadora Rosalba Ciarlini, além da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.
 
O gerente da Petrobras na Bacia Potiguar, responsável pela prospecção, exploração e produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte e Ceará, apresentou números e investimentos da ordem de um bilhão de reais por ano. Luiz Ferradans admitiu uma queda na produção de gás, mas disse que os investimentos nos campos maduros estão dando resultados positivos, mesmo onde a atividade já não é tão lucrativa.
 
A região, que já produziu mais de cem mil barris de petróleo por dia, está com produção diária de 70 mil barris. Atualmente, onde o petróleo bruto aflorava no poço, nem a injeção de água e vapor tem dado os resultados esperados. A demissão de cerca de dois mil empregados terceirizados resultou numa crise econômica, gerando mais demissões e atingindo os seguimentos que, indiretamente, dependem da atividade petrolífera como hotelaria, transporte e metalurgia, entre outros serviços.