Minha lista de blogs

sexta-feira, 31 de maio de 2013

quinta-feira, 30 de maio de 2013

MINISTÉRIO DA SAÚDE AUMENTA REPASSES PARA O HOSPITAL INFANTIL VARELA SANTIAGO

Atendendo a uma solicitação do deputado federal Henrique Alves, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portaria, publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira 28, ampliando o limite financeiro para a Média e Alta Complexidade do Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal. O hospital vai receber R$ 1,8 milhão a mais por ano para ampliar a prestação de serviços de neurocirurgia pediátrica.
 
Os recursos são do orçamento do Ministério da Saúde e serão repassados ao hospital em parcelas mensais através do Fundo Municipal de Saúde de Natal. A ampliação dos serviços prestados pelo Hospital Varela santiago já havia sido aprovada em reunião da Comissão Bipartite de Intergestores da Saúde do Rio Grande do Norte. "Estive no Varela Santiago e pude comprovar durante a visita a necessidade desses recursos para que o hospital possar melhorar e ampliar os serviços especiais prestados às nossas crianças", lembrou o deputado.

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE SAÚDE


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, assinou na tarde de ontem 28, a ordem de serviço para construção de novas cinco unidades básicas de saúde no município. As comunidades beneficiadas são Cidade das Flores, Golandim, Humaitá, Novo Santo Antônio e Serrada.
 
O investimento totaliza R$ 1,5 milhão e é resultado dos projetos encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde para inclusão no Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde do governo federal. O prazo de construção é de 214 dias.
 
Além da construção total de cinco unidades a Prefeitura de São Gonçalo também vai iniciar a obra de reforma de 13 unidades básicas de saúde localizadas no Conjunto Amarante, Barro Duro, Centro, Guajiru, Guanduba, Igreja Nova, Jardim Lola, Massaranduba, Poço de Pedra. Regomoleiro, Rio da Prata, Santo Antônio e Serrinha.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde na próxima segunda-feira (3) serão iniciadas as reformas nos prédios do Centro, Barro Duro e Amarante. Ainda segundo a SMS durante das obras o atendimento será transferido para locais provisórios ou com interdição de parte dos espaços.
 
“Esse investimento na melhoria das unidades de saúde vai gerar mais conforto para os profissionais da área, e principalmente, para os usuários da saúde básica. Com o crescimento de São Gonçalo é importante estruturar melhor o serviço de saúde oferecido ao nosso povo. O município vive um momento de muitos investimentos e com dezenas de obras em andamento”, acrescentou.

SENAR/RN CREDENCIA NOVOS EDUCADORES

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN) publicou nesta terça-feira 28, o edital de credenciamento para novos educadores da Instituição. O edital com todas as informações se encontra no endereço http://www.senarrn.com.br/site2011/edital-de-credenciamento-002-2013.php
 
Voltado para educadores que prestarão serviços ao Senar (no desenvolvimento de Ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Programas Especiais (PE) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec), o credenciamento exige que os profissionais comprovem qualificação acadêmica, técnica ou experiência profissional e habilitatória.
 
De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, os interessados deverão acessar o edital no site da Instituição e preencher o formulário. “Com os dados em mãos, o candidato deverá se dirigir a sede do Senar, localizado na rua Dom José Tomaz, 995, Tirol, e entregar aos responsáveis no setor de cursos durante os dias 03 e 07 de junho”, ressaltou Vieira.
 
METAS
 
De acordo com o superintendente do Senar, Luiz Henrique Paiva, depois de concluída as etapas de análise e seleção da documentação dos candidatos, todos os selecionados considerados aptos, serão comunicados. “Esse credenciamento é fundamental para atendermos as demandas dos parceiros, bem como as metas do Pronatec”, ressaltou o superintendente.

EZEQUIEL DEFENDE AUMENTO DO EFETIVO POLICIAL PARA CEARÁ MIRIM

Na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira protocolou vários requerimentos, para defender melhorias na segurança pública de Ceará-Mirim. Ezequiel lembrou que o município da Grande Natal tem mais de 68 mil habitantes, sendo 32.647 pessoas que residem em vários distritos e comunidades rurais.
 
“As estatísticas revelam um aumento muito grande de vítimas de todas as práticas criminosas... Roubos, arrombamentos, homicídios e latrocínios tem acontecido com frequência. Defende o aumento do efetivo policial e o envio de pelo menos duas motocicletas para dar cobertura a Zona Rural”, disse Ezequiel.
 
Para reforçar a segurança, o deputado sugeriu o Programa Ronda Escolar, que atua nas proximidades das instituições de ensino, para prevenir ações criminosas. Também citou a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Outra iniciativa defendida por Ezequiel para Ceará-Mirim foi o seminário “Segurança Pública Participativa”, que capacita os agentes de segurança em planejamento e elaboração de projetos com foco na ampliação e melhoria dos serviços, oferecidos à população.

MEDICAMENTOS COM VENDAS MAIS RIGIDAS

A venda de medicamentos antimicrobianos deve passar por um controle mais rígido. É o que propõe o Projeto de Lei 6492 de 2006, da deputada federal Sandra Rosado-PSB que foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e vai agora para apreciação em segundo turno da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); onde, se aprovado, já segue para sanção presidencial.
 
A proposta prevê que além da retenção do receituário médico na sua dispensação, as drogarias e farmácias precisam escriturar as compras, vendas e estoque de cada apresentação farmacêutica. Para isso, deverão utilizar um livro de registro específico para anotar, em ordem cronológica, todas as movimentações realizadas nos estoques dos medicamentos sob tal controle.
 
Pela medida, a notificação de receita tem que ser feita em formulários específicos e diferenciados dos demais medicamentos que não estão sujeitos ao controle especial. Já a estocagem desses produtos deve ser feita em locais especiais, separados dos demais medicamentos. “Minha ideia é exatamente regulamentar a venda dos medicamentos antimicrobianos e assim manter um maior controle na sua prescrição e na sua dispensação, como forma de contribuir para um uso mais racional”, justifica a parlamentar.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

MAIS DA METADE DO PMDB REJEITA O PT

Para desespero do vice-presidente Michel Temer, levantamento interno revela que, se a convenção fosse hoje, mais de metade do PMDB rejeitaria a aliança com o PT da presidenta Dilma. Ambos os partidos estão em pé de guerra em doze estados, que somam 314 dos 477 delegados do PMDB. Os mesmos delegados seriam responsáveis por 470 votos, dos 739, o que definiria um rompimento oficial com o PT.

TIRIRICA DIZ QUE NÃO VAI DEIXAR A POLITICA

Após declarar  que abandonaria a política, o deputado Tiririca-PR/SP afirmou nesta terça-feira 28 que voltou atrás na decisão. Ele garantiu, inclusive, que pretende cancelar o contrato assinado com a TV Record para se dedicar inteiramente à carreira politica.

DILMA CONFIRMA VISITA AO RIO GRANDE DO NORTE

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, recebeu da presidente Dilma Rousseff a confirmação da visita ao Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira 3. A programação oficial ainda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Dilma Rousseff deverá desembarca na pista do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em construção, pela manhã, acompanhada do presidente da Câmara e do ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social.
 
Além de inspecionar as obras dos terminais de passageiros e de cargas, a presidente ainda deverá assinar a Ordem de Serviço para a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, e anunciar a licitação do projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró na divisa com o Ceará. A duplicação da rodovia foi uma reivindicação do deputado Henrique Eduardo Alves para que a obra fosse incluída no programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há duas possibilidades para o local do evento: a Escola de Governo, no Centro Administrativo, e o Centro de Convenções e Natal.

SÃO GONÇALO VAI IMPLANTAR O PROJETO " AGENTES DA LEITURA "


A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Educação recebeu na tarde desta terça-feira 28, bicicletas novas que vão ser utilizadas no desenvolvimento do projeto “Agentes de Leitura”, em parceria com a Fundação José Augusto do Governo do Estado.
 
Em São Gonçalo, a Zona Rural e o projeto “Gibiteca Itinerante” da Escola municipal Vicente de França serão beneficiados com o projeto. Os quatorzes agentes vão visitar as comunidades, incentivando a leitura, através de empréstimos de livros e rodas de leituras.
 
Segundo o secretário de Educação, Abel Neto, o objetivo do projeto é desenvolver o hábito da leitura não só para os alunos, mas para quem realmente quer aprender. “Além de didático e cultural, é a democratização do conhecimento”, acrescentou.

terça-feira, 28 de maio de 2013

PRE NEGA PEDIDO DE JUSTA CAUSA A KELPS LIMA

A Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer contrário ao pedido do deputado estadual Kelps Lima em deixar o PR por justa causa e assim não perder o mandato.
 
No parecer o procurador discordou dos argumentos de Kelps, de que recebe descriminação do partido, o parlamentar chegou a alegar que a legenda teria se desviado de seu programa partidário.
 
Em outras palavras se sair perde o mandato.

GARIBALDI ALVES RECEBE HOMENAGENS NA AL

O senador Garibaldi Alves recebeu na manhã desta seguna feira 27 a Medalha do Mérito Legislativo, numa das solenidades mais prestigiadas ao longo da história da ALRN, com a presença das principais lideranças políticas do Estado. A proposição foi do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta e a sessão solene foi realizada no dia em que o homenageado completou 90 anos.
 
  “Digo, sem o menor receio de me equivocar nem de desvalorizar outros instantes históricos, que somos privilegiados por participar de uma das mais memoráveis sessões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Esta Casa se reúne para homenagear não somente o homem público de currículo vasto, mas para celebrar os 90 anos de um protagonista sereno da vida política do nosso Estado”, afirmou Ricardo Motta, que relembrou a trajetória política do senador e de parte da família.
 
Entre as autoridades, presença da governadora Rosalba Ciarlini, vice Robinson Faria, senador Paulo Davim, presidente da Câmara e sobrinho do homenageado, deputado federal Henrique Alves, além dos deputados federais Sandra Rosado, Fátima Bezerra e Felipe Maia; prefeitos, vereadores, secretários de Estado e municipais; dos ex-governadores Wilma de Faria e Geraldo Melo, do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, entre outros.

HENRIQUE TEME BRIGA ENTRE PF E MP

Diante da guerra de lobbies entre Polícia Federal e Ministério Público, o presidente da Câmara, Henrique Alves, sinalizou que só votará a PEC 37, que discute poder de investigação de promotores, em caso de “consenso absoluto”. O presidente teme que o acirramento de ânimos resulte em uma enxurrada de denúncias das instituições para demonstrar força, além de confusão no plenário durante a votação.

ENEL 2013

Produtores rurais e pecuaristas de todos os estados da região Nordeste participam durante os dias 05 e 08 de junho, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel).
 
De acordo com os organizadores do evento, um público de mais de 15 mil pessoas é esperado durante os dias do encontro. “No Enel 2013 serão promovidos cursos, minicursos, palestras e leilões. Na área de cursos, o evento terá a participação de técnicos da maior escola de laticínios do Brasil, o Instituto Cândido Tostes, situado em Minas Gerais”, explicou José Álvares Vieira, presidente do Sistema Faern/Senar (instituição participante do Enel 2013).
 
No evento, será montado também um auditório (com capacidade para comportar até 600 pessoas) onde ocorrerão as conferências de abertura e encerramento do evento. Nesse espaço, também serão estruturadas as salas de capacitações. “Os participantes contarão com uma vasta programação de capacitações práticas e teóricas, palestras, vitrine de lácteos e concurso de queijos regionais, exposição de máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Além disso, teremos a vaca cenográfica da campanha Leite Legal/ Time Agro Brasil, da CNA”, ressaltou o superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva.

MUNICIPIOS RECEBEM MÁQUINAS DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO


O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA realiza no RN, nesta quarta-feira 29, solenidade de entrega de 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que sofrem com os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores.
 
A doação das máquinas integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca e melhorar as condições de convivência com o semiárido. Até o final deste ano todos os municípios, mesmo o que não estão em situação de emergência, receberão os equipamentos.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

AL HOMENAGEIA GARIBALDI ALVES

A AL realiza  sessão solene nesta segunda feira 27 as 10h,  para homenagear o senador Garibaldi Alves pelo passagem de seus 90 anos, na oportunidade o senador que foi deputado estadual por três mandatos, vice governador, e hoje  senador da república vai receber a medalha mérito legislativo José Augusto, maior honraria da casa.

EZEQUIEL COBRA DO GOVERNO PAGAMENTO DE DIÁRIAS OPERACIONAIS A POLICIAIS


Policiais militares que trabalharam o período do Carnaval e até durante a Operação Verão, realizada entre os meses de dezembro e fevereiro passados, ainda não receberam a diária operacional. O deputado Ezequiel Ferreira levou o fato a Assembleia Legislativa e cobrou agilidade.
 
“Segundo informações, uma parte das diárias operacionais pagas aos policiais que trabalharam nestes dois períodos, nos meses de fevereiro e março, bem como os que atuaram nos jogos dos campeonatos de futebol estadual e nacional, estão atrasadas”, frisou Ezequiel.
 
O deputado disse que falta apenas agilidade burocrática da Secretaria de Planejamento e Finanças. “Já foram enviados todos os documentos necessários para a quitação dos débitos à Secretaria do Planejamento. O Cel. Araújo já fez sua parte, agora precisa o secretário agilizar o pagamento”, comentou Ezequiel.

SÃO GONÇALO: CARAVANA DE COMBATE A DENGUE ESTEVE NO CONJUNTO AMARANTE


O mutirão de combate à dengue esteve na última sexta-feira 24 no Conjunto Amarante, desta vez contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Vicente de França e da Turma da Mônica do Projeto Gibiteca Itinerante. Os secretários Magnus kebyo (Serviços Urbanos), Abel Neto (Educação), Elza Gois (Assistência), Ledson França (Comunicação), Jalmir Simões (Saúde), Paulo Roberto (Demutran), Ieda Varela (Demutran), além dos agentes de endemias e técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde também compareceram.
 
Promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, o mutirão proporcionou de forma mais intensa os serviços de limpeza pública e visitas domiciliares dos agentes de endemias para debelar os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. As Secretarias de Educação, Comunicação e Eventos, Fundação Cultural Dona Militana, Demutran e SAAE são parceiras nesse projeto.
 
A equipe do Programa de Educação e Saúde da SMS passou uma semana trabalhando na escola Vicente de França mobilizando 10 turmas, um total de 300 alunos, para que estes estejam preparados a atuar como agentes multiplicadores do combate ao mosquito transmissor da doença na comunidade.
 
O mutirão contra a dengue voltou a acontecer na zona urbana depois de percorrer algumas comunidades rurais como Igreja Nova, Bela Vista e Massaranduba que apresentaram números mais elevados do Índice de Infestação Predial. A partir de agora o trabalho será concentrado nas comunidades urbanas em função da chegada das chuvas e o risco maior de formação de focos do Aedes Aegypti.

domingo, 26 de maio de 2013

ESTREIA NEGRA

ABC e America, representantes do estado na serie B do campeonato brasileiro, estrearam com derrota, o jogando em Florianopolis o America caiu de 3 x 2 para o Figueirense, enquanto o ABC perdeu em " casa " para o Paraná pelo placar de 2 x 0.

MATÉRIA VENCIDA

O PMDB vai estar no palanque com o PT nas eleições presidenciais, segundo a presidenta, Dilma Rousseff. Ainda que no pleito para governador, em alguns Estados as legendas rivalizem nas urnas. Questionada sobre o provável apoio do PMDB a uma candidatura do PT nas eleições do próximo ano, em entrevista ao jornal O Globo, Dilma confirmou o acerto com uma frase curta, dizendo apenas que o assunto “é matéria vencida".

sábado, 25 de maio de 2013

PREFEITOS CAUTELOSOS

Depois da operação " máscara negra ", alguns  gestores municipais estão mais cautelosos, anuncio de festa junina, quase não se ouve falar, exceção das cidades onde a festa já entrou para o calendário turístico como: Assú, Extremoz, Mossoró e São José de Mibipú. As demais não anunciam nem que vão soltar um " traque ".

HENRIQUE ALVES: ORÇAMENTO IMPOSITIVO É QUESTÃO DE HONRA

O presidente da Câmara, Henrique Alves, considera “questão de honra” votar a proposta de emenda constitucional que estabelece “orçamento impositivo”, obrigando o Poder Executivo a liberar as emendas parlamentares sem depender de qualquer negociação. A decisão de Henrique agrada os parlamentares.

GUSTAVO FERNANDES É CONDUZIDO COMO MEMBRO DO CONSELHO FISCAL DA UNALE

Em eleição realizada na manhã desta sexta-feira, 24, para a nova diretoria da UNALE, durante o encerramento da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada, de 21 a 24 de maio, em Recife/PE o deputado estadual, Gustavo Fernandes-PMDB foi reconduzido como membro do Conselho Fiscal, para a gestão do biênio 2013/2014. Para Gustavo Fernandes que desde o ano passado integra a diretoria da União, “é uma honra participar desta diretoria e representar o Rio Grande do Norte nos debates nacionais da UNALE”, disse.

FATIMA COMEMO0RA ANIVERSÁRIO AO LADO DE FAMILIARES E POLITICOS


Em noite memorável, na companhia de amigos de hoje e de longas datas, ao som de uma boa música e de um cenário inspirador, ambientado no que traduz o melhor samba de raiz, a deputada federal Fátima Bezerra festejou seu aniversário. A festa realizada no Clube da Petrobras contou com a presença de familiares e amigos da deputada, além de apoiadores e representantes da política local.
 
“Reunir os amigos e amigas nesse momento tão especial é algo que não tenho como descrever. Ver vocês se confraternizando de forma tão feliz é gratificante. Momento de olhar no olho de cada um para agradecer o carinho e a confiança que sempre depositaram no meu nome. É por demonstrações como esta que me enche de mais entusiasmo e determinação para continuar na luta em defesa da educação e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Essa festa é de todos”, agradeceu a deputada Fátima.
 
Prestigiaram a festa o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; o vice-governador potiguar, Robinson Faria; a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, e o deputado estadual Fernando Mineiro, além de prefeitos e vereadores do PT e de partidos aliados.
 
Aniversário que movimentou as redes sociais nesta sexta-feira teve show de Debinha e Banda, Dodora Cardoso e pop rock da banda Uskaravelhos

sexta-feira, 24 de maio de 2013

SÃO GONÇALO: DOMINGO TEM AULÃO DO ENEN

A prefeitura de São Gonçalo realiza mais um aulão preparativo para as provas do Enen, o aulão acontece neste domingo 26 a partir da 8h no ginásio de esportes do Conjunto Amarante. O programa é coordenado pela secretaria de assuntos extraordinários que tem como titular Mada Caldo Maia.

AGRIPINO FAZ PRONUNCIAMENTO NO SENADO HOMENAGEANDO OS 90 ANOS DE GARIBALDI

Durante sessão plenária no senado, o senador José Agripino lembrou o aniversário de 90 anos do senador Garibaldi Alves, a ser comemorado na próxima segunda-feira 27. Um pouco mais cedo, Agripino havia gravado um vídeo que fará parte da homenagem da Assembleia Legislativa do RN a Garibaldi Alves (Pai) na própria segunda-feira. Como não poderá comparecer à sessão de homenagem, Agripino fez questão de deixar a mensagem gravada ao parlamentar.
 
  “A família Alves tem um traço característico: a de ser aguerrida no exercício da vida pública. O pai sempre foi o moderado, o interlocutor dos Alves na política do RN e o filho herdou o mesmo talento”, ressaltou Agripino. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, estava no plenário do Senado no momento do discurso do senador. De forma extrovertida, José Agripino comentou que dos quatro filhos de Garibaldi Alves, Dodora Alves votava nele quando os Alves e os Maia eram adversários políticos. “Uma manifestação clara do espírito desarmado do velho senador Garibaldi Alves”, disse Agripino.

PARLAMENTARES DESTACAM AÇÃO DO PROERD NO ESTADO

A dependência química foi o  principal tema dos pronunciamentos no plenário  da AL nesta quinta 23 os deputados Hermano Morais-PMDB e Vivaldo Costa-PR,  enalteceram o trabalho quem vem sendo realizado no RN pelo Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e fizeram um apelo para que o governo dê total apoio às atividades.

Vivaldo Costa, se disse preocupado como médico principalmente com a inexistência de programas específicos para tratar os dependentes, que ficam literalmente misturados com portadores de doenças mentais. “Não existe uma linha de tratamento em nenhuma esfera do governo, nem a nível estadual, nem municipal e por hora é a prevenção o único caminho”, afirmou.

Na sua avaliação, é um erro levar os dependentes químicos para serem tratados nos Caps, os Centros de Assistência Psicossocial, a única opção existente no SUS: “É um erro pior, que complica a situação. Minha voz é mais uma a fazer este apelo para que toda a sociedade do RN, órgãos de classe e pais de família vejam como prioridade o tratamento do dependente químico. É preciso urgentemente que a sociedade pare e se organize para saber como vai enfrentar o crack”, disse.

O deputado Hermano Morais, que recebeu recentemente o título de Amigo do Proerd, em Macau, agradeceu a honraria e destacou o êxito do projeto. “É preciso mais apoio para que o Proerd atue cada vez mais na prevenção junto aos nossos jovens e

HENRIQUE SE REÚNE COM EMPRESÁRIOS AMERICANOS

O presidente da Câmara, Henrique  Alves, reuniu-se nesta quinta-feira 23 com executivos de grandes multinacionais e investidores americanos, em Nova York. O encontro, com 30 participantes, ocorreu na Americas Society & Council of the Americas. Henrique Eduardo Alves reconheceu a importância do fórum para os Estados Unidos e Brasil. Ele ressaltou, inicialmente, o papel do Parlamento brasileiro. “Temos responsabilidades pela dimensão continental do Brasil e os desafios de procurar ser um País mais social e economicamente justo”, apontou. “Agora o Brasil é o País da responsabilidade, democracia e tolerância. É este País que se está abrindo para o mundo."
 
Henrique citou como exemplos do avanço brasileiro o viés social do governo e a reação à crise econômica internacional. “Os presidentes Lula e Dilma enfrentaram essas questões. Com mão firme e capacidade gerencial, sem concessões absurdas ou demagógicas, a presidente Dilma lida com estes desafios e conta com uma popularidade que se aproxima dos 80% de aprovação do governo”, lembrou. “Se eu fosse empresário americano veria com bons olhos investir no Brasil. Há responsabilidade fiscal. O País é interessante para uma parceria respeitosa e produtiva”, afirmou.
 
O presidente observou que o enfrentamento da crise foi diferente do passado, quando o País teve prejuízos. “Fica evidente que fomos cautelosos”, comparou. Henrique Eduardo Alves lembrou que o Brasil tem hoje um mercado consumidor interno que ajudou a blindar o País da crise externa.

SANDRA ROSADO QUER QUE CONSELHOS TUTELARES SEJAM MANTIDOS POR PARTE DA UNIÃO

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou a proposta da deputada federal Sandra Rosado que prevê a manutenção de conselhos tutelares no Brasil a partir de recursos recebidos diretamente do Fundo Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
O Projeto de Lei  recebeu parecer favorável do deputado federal João Ananias-PCdoB/CE e determina que os recursos sejam alocados nos orçamentos da União, dos estados e dos municípios.
 
De acordo com Sandra Rosado, a proposta tenta evitar que prefeituras deixem de enviar os recursos já recebidos pelo Fundo Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente para tal finalidade. “Infelizmente nem todas as prefeituras cumprem a obrigação de enviar os recursos para manutenção dessas unidades. O resultado é que hoje muitos conselhos vivem um verdadeiro sucateamento”, esclarece.

QUEM VAI DISPUTAR O GOVERNO PELO PDT?

A grande imprensa do sudeste divulgou que a executiva nacional do PDT quer que o partido dispute as eleições de governo no Rio Grande do Norte, o que eles não sabem é que a legenda não dispõe de um nome competitivo, a não ser que o prefeito do Natal, tenha a coragem de renunciar o cargo e vá para disputa, o que é pouco provável.

RENAN ASSUME A PRESIDÊNCIA

O presidente da câmara federal, deputado Henrique Alves, perdeu a oportunidade de assumir a interinamente a presidência da republica, é que a presidenta Dilma e o vice Michel Temer, viajam nesta sexta feira, como Henrique também está viajando assume a presidência o presidente do senado, Renan Calheiros. Pelo menos até amanhã, quando Michel Temer retorna.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ARTESÃOS DE SÃO GONÇALO VÃO RECEBER CARTEIRA DO PROART

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, vai realizar na próxima sexta-feira 24 às 9h30, a entrega da “Carteira do Artesão” para os artesãos do município cadastrados pelo Programa do Artesanato Potiguar (Proart) da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).
 
O evento vai ser realizado na Igreja Matriz de Santo Antônio do Potengi. Antes da solenidade será celebrada uma missa em comemoração ao Dia do Artesão e Dia do Ceramista. No local, haverá cadastramento para os artesãos que ainda não estão inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

CNA E FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA APRESENTAM PROJETOS A MINISTRO


Nesta quarta-feira 22, o ministro dos Transportes, César Borges, recebeu da direção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e das Federações da Agricultura dos estados, uma lista de bons projetos que poderão ser postos em prática no País e que melhorarão a infraestrutura dos transportes em nossas rodovias, ferrovias e portos.
 
O encontro do ministro com a direção da Confederação da Agricultura e Federações aconteceu em Brasília, na sede da CNA. “Fizemos uma apresentação das potencialidades das nossas instituições e nos colocamos inteiramente a disposição do Ministério dos Transportes para ajudar no que for preciso para alavancar o nosso crescimento. Mostramos os trabalhos desenvolvidos pela casa. As pesquisas e projeções da CNA e Federações para desafogar gargalos em nossas rodovias, ferrovias e portos”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, que esteve na reunião.
 
No encontro em Brasília, o presidente da Faern, José Vieira, pediu que o ministro e o Governo Federal analisassem a situação do porto de Natal. “Não podemos mais aceitar a situação do porto de Natal. Não podemos acreditar que ele é viável para a nossa economia. Ele não é. Precisamos estudar novas formas para escoar a nossa produção, e tudo isso passa pela construção de um novo porto no Rio Grande do Norte. Outro ponto que temos que analisar e pedir agilidade é a duplicação da BR 304. Ou fazemos essas obras estruturantes ou o estado ficará para trás em desenvolvimento”, finalizou o presidente da Federação da Agricultura.

PT E PSD SE REÚNEM HOJE

Após se reunir com PDT, PCdoB e PSB, o PT  tem encontro hoje com o vice-governador, Robinson Faria-PSD. Os petistas costuram aliança entre opositores da governadora Rosalba Ciarlini-DEM para 2014.

HENRIQUE PROPÕE AGENDA ANUAL DE TRABALHO ENTRE BRASIL E EUA

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quarta-feira 22, durante palestra realizada no Wilson Center, em Washington, D.C. (EUA), que pretende intensificar o relacionamento entre os Parlamentos do Brasil e dos Estados Unidos. "O Legislativo tem a marca do voto direto do povo americano e do povo brasileiro. Podemos ampliar o protagonismo do Poder Legislativo nas relações bilaterais, com viés mais agressivo, mais participativo", declarou o presidente.
 
Em jantar realizado na noite desta terça-feira 21, com integrantes do Grupo Parlamentar de Amizade Estados Unidos-Brasil (Brazil Caucus), essa interação entre os Legislativos foi defendida como uma ferramenta na consolidação das relações entre os dois países.

SÃO GONÇALO: JAIME CALADO VISITA OBRAS DA CÂMARA MUNICIPAL E CANTEIRO DE OBRAS ONDE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS 1.800 APARTAMENTOS


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, cumpriu agenda na manhã desta quarta-feira 22, visitando obras em andamento no município, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, dos vereadores, Arlete Paiva, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Raimundo Mendes, Eudócio Mota, Chanxe Dantas, Alexandre Cavalcanti, Edson Arcanjo (Nino) e Gerson Bezerra, além de assessores, secretários municipais e servidores.
 
A visita começou pela reforma e ampliação do prédio do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, o presidente Geraldo Veríssimo explicou como será o funcionamento, sendo o piso superior para comportar os 17 gabinetes dos parlamentares e o piso térreo para o departamento administrativo e o plenário, que agora terá como anexo uma sala climatizada e com acesso a internet para o trabalho da imprensa.
 
A comitiva ainda seguiu para o canteiro de obras, onde estão sendo construídos 1.800 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal e a Caixa Econômica Federal. Jaime e o grupo foram recebidos pelo engenheiro Rodrigo Roque e o diretor da construtora Borges & Santos, José Carlos.
 
O empreendimento individual é o maior do Programa Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Norte. Os números são impressionantes e equivalentes a uma cidade. Serão seis áreas residenciais, cada uma com 19 blocos, um total de 300 apartamentos por residencial, totalizando 114 blocos que deverão comportar uma população estimada em 7.200 pessoas. Vale ressaltar que três por cento das unidades habitacionais vão ser entregues com adaptação para portadores de deficiência física.
 
O investimento é de aproximadamente R$ 109 milhões. De acordo com José Carlos cada residencial terá uma estação de tratamento ecológica, onde os esgotos vão ser tratados e reaproveitados na jardinagem. Ele também acrescentou que os residenciais serão entregues com quadras de areia, playground e área de convivência e de eventos.
 
Jaime comemorou o andamento das obras. “Fico muito feliz em ver esse avanço de São Gonçalo e poder fazer parte desse desenvolvimento, como também acompanhar a modernização do legislativo, um grande parceiro da administração pública, e esse empreendimento do Minha Casa, Minha Vida que é uma benção pra São Gonçalo. Aqui teremos uma cidade instalada com mais de sete mil habitantes. As pessoas vão morar com dignidade”, declarou.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EXTREMOZ: CINEMA NA PRAÇA VOLTA EM JUNHO

Com o tema "Traga sua família que nós levamos a pipoca", a Prefeitura de Extremoz retorna às atividades do projeto cultural 'Cinema na Praça" no próximo dia 06 de junho e a localidade a receber a caravana será o conjunto Estrela do Mar. A ação retorna com novidades, entre elas, a ação múltipla de oferta de serviços das secretarias do município. A ideia é que seja levada às praças não só o cinema gratuito, mas cultura e lazer e assistência social.

O novo cronograma disponibilizado pela Prefeitura contempla 27 comunidades de Extremoz. As sessões continuarão sendo exibidas às quintas-feiras a partir das 18h30 nas praças das localidades ou em outros espaços públicos ao ar livre. As sessões serão transmitidas através de telão fixado no 'Carro do Cinema'.

CRONOGRAMA

06 de junho - Conjunto Estrela do Mar;
20 de junho - Genipabú;
27 de junho - Vila de Fátima;
04 de julho - Pitanguí;
11 de julho - Centro Antigo;
18 de julho - Passagem da Vila;
25 de julho - Capim;
08 de agosto - Estivas;
15 de agosto - Campinas;
22 de agosto - Comum;
29 de agosto - Jardins de Extremoz;
05 de setembro - Araçá;
12 de setembro - Contendas;
19 de setembro - Santa Rita;
26 de setembro - Malvinas;
03 de outubro - Renascer;
10 de outubro - Muricí;
17 de outubro - Barra do Rio;
24 de outubro - Redinha Nova;
31 de outubro - Carão;
07 de novembro - Alto Extremoz;
14 de novembro - Santa Maria;
21 de novembro - Coqueirinhos;
28 de novembro - Grutas;
05 de dezembro - Iraque;
12 de dezembro - São Miguel Arcanjo;
19 de dezembro - Barreiros.

FATIMA REFORÇA LUTA DOS TRABALHADORES RURAIS E DA JUVENTUDE DE NATAL


A deputada federal Fátima Bezerra-PT reforçou na tribuna da Câmara dos Deputados, na terça-feira 21, a luta dos trabalhadores rurais e agricultores do Rio Grande do Norte, que cobram providências imediatas do Governo do Estado para o enfrentamento dos efeitos da seca que ainda castiga o povo  nordestino.
 
Fátima Bezerra também se solidarizou à juventude natalense, que está nas ruas participando da mobilização denominada “Revolta do Busão” – protesto contra o aumento das tarifas de ônibus. “Ano após ano a juventude natalense se vê obrigada a protestar, pois a tarifa do transporte coletivo aumenta, mas a qualidade do serviço de transporte oferecido à população continua péssima. O momento requer dialogo. É preciso que os gestores tenham sensibilidade para dialogar com os movimentos populares, que estejam abertos a participação popular nos debates e decisões que envolvem os direitos básicos da população como ir e vir”, defendeu

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA OS DIREITOS POLITICOS DE LARISSA ROSADO POR 8 ANOS

O juiz Herval Sampaio Júnior da 33° zona eleitoral,  julgou procedente a ação contra a deputada estadual Larissa Rosado-PSB e Josivan Barbosa-PT, de uso de abuso do poder economico na campanha eleitoral  onde disputaram a prefeitura de Mossoró.
 
Os dois foram condenados a perda do direitos politico por 8 anos.

CASOS DE FAMILIA

Deu na coluna de Claudio Humberto
 
 
Garibaldi Alves (Previdência) tenta convencer o primo Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara, a disputar governo potiguar em 2014, abrindo espaço para eleger seu filho Walter Alves a deputado federal.

PSC ENTRA COM AÇÃO NO STF CONTRA CASAMENTO GAY

O Partido Social Cristão-PSC entrou com uma ação nesta terça-feira 21 no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga os cartórios brasileiros a aceitarem o casamento civil entre homossexuais. A legenda alega que a decisão cabe ao Congresso Nacional e que houve "abuso de poder" do judiciário, que teria impedido os parlamentares de discutirem o tema.

FRENTE PARLAMNETAR DE DEFESA DOS ANIMAIS SERÁ INSTALADA NESTA QUARTA FEIRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

Na manhã desta quarta-feira 22, às 9h30, no plenário da Câmara Municipal de Natal, será realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais. Criada para discutir os problemas e buscar soluções concretas que ofereçam melhores condições de vida para os animais em Natal, a Frente Parlamentar tem a adesão de mais de dez vereadores.
 
“Defender e buscar qualidade de vida para os animais, como cães, gatos e cavalos, não é apenas uma questão de humanidade, é também uma questão de saúde pública”, disse o integrante da Frente, vereador Rafael Motta.
 
Segundo ele, serão levados para discussão na Câmara assuntos importantes como os maus tratos a animais, necessidade de campanhas educativas voltadas para a posse responsável e necessidade de o poder público oferecer castração gratuitamente, evitando a superpopulação de animais nas ruas de Natal.
 
Não existem dados concretos sobre a quantidade de animais abandonados na capital potiguar, mas no Brasil os números são alarmantes: cerca de 20 milhões de cães não têm lar e 10 milhões de gatos estão nas ruas.
 
Qualquer pessoa interessada pode participar da reunião que será realizada às 9h30 no plenário da Câmara Municipal.

BRASIL E EUA DEVEM ESTREITAR RELAÇÕES, PROPÕE HENRIQUE ALVES

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira 21, no Congresso norte-americano, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o presidente da Casa dos Representantes, John Boehner, defenderam o estreitamento das relações comerciais entre os dois países. Henrique Eduardo Alves destacou que há espaço não apenas para o crescimento de negócios mas também para intensificar parcerias em áreas estratégicas para a inovação. “Queremos consolidar essa relação não apenas pelo respeito à tradição democrática dos Estados Unidos, mas também pelo potencial de trocas nas áreas de tecnologia, educação e energia”, disse o presidente da Câmara dos Deputados.
 
Henrique Alves defendeu ainda que, a exemplo do que já ocorre no Executivo e na área diplomática, haja o estreitamento de relações institucionais entre os Legislativos. John Boehner concordou com os pontos levantados, observando que, apesar da temporalidade dos legisladores, é necessário construir um relacionamento comercial de longo prazo.
 
O republicano Devin Nunes, co-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Estados Unidos-Brasil, também participou da reunião. Ele demonstrou preocupação com a segurança na internet, especificamente com o roubo de patentes e de tecnologia.
 
O presidente da Câmara discorreu sobre a situação atual do Brasil, de estabilidade democrática e participativa, sobre os avanços nas políticas sociais. Destacou ainda que mais de 40 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza graças a políticas públicas. E ressaltou a participação do Legislativo nesse processo.
 
Em seguida, a delegação participou de reunião com os integrantes da Comissão de Relações Exteriores. No encontro, o republicano Trey Radel reconheceu que há foco muito grande da política externa americana no Oriente Médio e no México, mas os congressistas americanos têm interesse nas relações com outros países amigos e vizinhos.
 
Henrique Eduardo Alves defendeu um maior protagonismo do Parlamento na política externa, ajudando a melhorar o relacionamento, tendo em vista que são os parlamentos que aprovam as medidas e tratados internacionais.
 
Questões de segurança na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016 também foram discutidas. O republicano Jeff Duncan, citando o atentado recente em Boston, questionou como o país está se preparando para esses eventos. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), respondeu que a Câmara dos Deputados vai organizar seminário sobre terrorismo. “O tema entrou na agenda do Parlamento e há interesse em ampliar a cooperação com o Congresso americano”, acenou.

ROSALBA E JAIME VISITAM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DE SERRINHA


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta terça feira 21 durante a vistoria das obras de  pavimentação da estrada que vai ligar a BR 406 até a comunidade de Canto de Moça.

O trajeto também será uma rota alternativa no acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, mas representa fundamentalmente uma estrada de escoamento da produção de pedras da região.

A estrada é aguarda desde a década de 70 pelos moradores das comunidades adjacentes que, desde essa época, têm como principal meio econômico a extração de pedras. A falta de uma estrada adequada sempre dificultou a saída dos produtos.

Segundo o diretor do DER, Demétrio Torres, cerca de 150 veículos passam por essa estrada diariamente. Com a abertura e pavimentação do trajeto, "os motoristas poderão trafegar com mais segurança e rapidez".

A primeira etapa da obra terá 12 quilômetros e vai até a comunidade de Serrinha. Segundo Rosalba, "este sonho tão sonhado tem previsão de entrega para o mês de dezembro". A governadora também garantiu que os recursos, que são da ordem de R$4,5 milhões, estão assegurados.

A segunda etapa do trajeto deverá começar após a finalização da estrada de Serrinha, e terá 13 quilômetros de extensão. A rota terminará na comunidade de Canto de Moça, somando um total de 25 quilômetros de estrada pavimentada e asfaltada.

Além do diretor do DER e o prefeito Jaime Calado, acompanharam a governadora Rosalba Ciarlini, os vereadores Alexandre Cavalcanti, Edson Valban, Pastor Edmilson, Arlete Paiva e Nonato Queiroz, lideranças e secretários municipais.

terça-feira, 21 de maio de 2013

PROUNI

Está aberto o processo de adesão para as instituições particulares de ensino superior interessadas em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo vai até o dia 6 de junho.

NEM VEM

Deu na coluna de Claudio Humberto
 
A governadora Rosalba Ciarlini-DEM-RN está cada dia mais distante da vida partidária. Com popularidade baixa e dificuldade de fechar as contas no Estado, não quer colar sua imagem à de opositora de Dilma.

SÃO GONÇALO: PREFEITURA E COSERN NREALIZAM PALESTRA SOBRE TARIFA SOCIAL

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e a Cosern vão realizar nesta terça-feira 21, no Clube Auto Esporte, a partir das 8h, uma palestra sobre os benefícios da Tarifa Social incidente sobre o consumo de energia elétrica. O evento é direcionado a famílias de baixa renda, que estejam inseridas no Cadastro Único.
 
A Tarifa Social é um direito garantido em lei para consumidores residenciais com Número de Inscrição Social (NIS) e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e ainda clientes residenciais portadores de doenças que fazem uso continuado de aparelhos elétricos para preservação da vida e renda familiar de até três salários mínimos.
 
Além do desconto na conta, a Tarifa Social dá direito a participação em projetos sociais de eficiência energética como doação de geladeiras novas e lâmpadas econômicas. Na ocasião da palestra os funcionários da Cosern vão distribuir lâmpadas para as pessoas que estiverem enquadradas nos critérios do benefício, bem como realizar o cadastramento utilizando o NIS para avaliação e posterior distribuição de refrigeradores para os beneficiados.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SENAR E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE NATAL DEFINEM PARCERIA PARA NOVO CURSO


Na última sexta-feira 17, a diretoria do Senar/RN e membros da Secretaria da Educação de Natal se reuniram na escola João XXIII, no bairro do Alecrim, e formaram uma parceria para a aplicação do curso de Hortas Orgânicas nas escolas municipais.
 
Na ocasião, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, acompanhado do superintendente do Senar, Luiz Henrique Paiva, conversaram com a direção da escola e com o secretário adjunto da Educação, George Câmara, sobre a formatação do curso. “Debatemos a melhor forma para a aplicação do curso nas escolas. Com ele, os nossos educadores irão mostrar, passo a passo, como se plantar e cuidar de uma horta para os alunos. Depois disso, os alimentos plantados servirão para a própria cantina das escolas contempladas com o curso”, afirmou José Vieira.
 
De acordo com o superintendente do Senar, Luiz Henrique Paiva, o curso abrangerá toda a organização de uma horta e servirá para inserir as novas gerações na atividade rural.
 
“Será um retorno desses garotos as nossas verdadeiras origens. Com o curso, eles terão contato com a produção e com a realidade do campo. Fora isso, aprenderão como se alimentar de maneira mais saudável”, finalizou o superintendente do Senar.

EXPRESSO JUDICIÁRIO CHEGA A EXTREMOZ


O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande, desembargador Aderson Silvino de Sousa, juntamente com os juízes Marco Antonio Mendes Ribeiro, diretor do Fórum da Comarca de Extremoz, Fábio Filgueira, coordenador do projeto, lançou o programa “Expresso Judiciário” na manhã desta segunda-feira, 20, no Foro de Extremoz, que visa, em mutirão, atender comarcas com carência de servidores e juízes.

O coordenador do projeto, juiz Fábio Filgueira, disse que o poder judiciário passa por dificuldades devido a falta de juízes e servidores. “O mutirão é uma resposta ao quadro de dificuldades, embora o TJRN esteja planejando um concurso para suprir o quadro de servidores e juízes”, assinalou Filgueira. O projeto vai funcionar com quatro juízes nas cidades, nas mais diversas áreas do direito, durante 60 dias, podendo prorrogar por mais 60 dias, com o objetivo de julgar todos os processos pendentes. “Antes é feito uma triagem e um treinamento de gestão. Depois ficará na comarca um juiz substituto, juntamente com um servidor. Todos vão contribuir para zerar a pauta”, concluiu o coordenador.

O juiz Marco Antonio Mendes Ribeiro, diretor do Fórum da Comarca de Extremoz, informou que existem 4.300 processos para serem julgados no município. “O Foro de Extremoz tem a mesma estrutura há seis anos, sendo que a demanda, por causa do crescimento da cidade, aumentou muito. Agradeço a sensibilidade do TJRN em lançar este mutirão”, disse Ribeiro.

DIAGNOSTICO

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande, desembargador Aderson Silvino de Sousa, disse que estava alegre por voltar a Extremoz, onde foi juiz durante 17 anos. Ele também elogiou a organização da cidade, numa alusão ao trabalho do prefeito Klauss Rêgo. “Elaboramos um diagnóstico das comarcas e Extremoz ficou entre as 30 escolhidas para receber o Expresso Judiciário”, informou o desembargador. “Todos queremos apagar essa mancha da morosidade e espero retornar ao município com números mais favoráveis porque minha gestão é democrática e visa atender bem o cidadão”, almejou. “O poder judiciário não governa, mas impede o desgoverno”, concluiu o presidente do TJRN.
 
O prefeito Klauss Rêgo elogiou a iniciativa do TJRN e disse que a ação seria muito importante para que os mais de 4.000 processos que ora tramitam no Fórum de Extremoz sejam julgados com rapidez.

KELPS QUER TROCAR PR PELO PP

Outro parlamentar que quer trocar de legenda é o deputado estadual Kelps Lima, ele quer trocar o PR pelo PP, o processo de pedido de justa causa, tramita no TRE.

FIM DO ESTADUAL, ABC E AMERICA SE PREPARAM PARA DISPUTA DA SERIE B

Acabou o campeonato estadual de futebol, e o Potiguar de Mossoró foi o campeão, agora as atenções dos torcedores de ABC e America se voltam para a serie B do campeonato brasileiro, quem tem inicio para os dois no próximo sábado dia 25, o America estréia jogando em Santa Catarina contra o Figueirense, já o ABC enfrenta o Paraná no frasqueirão.

DEBANDADA DO DEM

O deputado federal Betinho Rosado cunhado da governadora Rosalba Ciarlini e o estadual Leonardo Nogueira,  estão de malas prontas para saírem dos Democratas. O mesmo deseja a ex prefeita de Mossoró Fafá Rosado, esposa de Leonardo Nogueira.
 
O principal motivo da debandada é o projeto politico da governadora Rosalba Ciarlini, que para evitar uma aposentadoria precoce da politica, deseja o lugar do cunhado na câmara federal, já o motivo de Leonardo é que Carlos Augusto, marido de Rosalba quer o irmão Betinho Rosado disputando uma cadeira no legislativo estadual.

HENRIQUE ALVES FAZ VISITA OFICIAL AOS ESTADOS UNIDOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, está nos Estados Unidos, em missão oficial, às cidades de Washington e Nova York. Na capital americana Henrique Alves terá um encontro com o presidente da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner. O presidente fará palestra no Woodrow Wilson Center for International Relations, participa de reunião com parlamentares estadunidenses do Grupo Parlamentar de Amizade Estados Unidos-Brasil. Ele encerra a visita com um encontro de trabalho na Americas Society & Council of the Americas, em Nova York.
 
Nesta segunda-feira 20, Henrique Alves e comitiva participam de jantar com o embaixador do Brasil em Washington, Mauro Vieira. Também estarão no encontro os diretores brasileiros do BIRD, do FMI e do BID.
 
Na terça-feira 21, ainda em Washington, no Capitol Hill, o congresso americano, haverá reunião bilateral com o presidente da Casa dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, e o presidente Henrique Eduardo Alves, seguida de encontro com deputados membros da Comissão de Relações Exteriores da Casa dos Representantes dos Estados Unidos (The House Committee on Foreign Affairs). A programação do dia 21 termina com um jantar do Caucus (Grupo Parlamentar de Amizade Estados Unidos-Brasil).
 
Na quarta-feira 22, Henrique Eduardo Alves fará palestra no “Woodrow Wilson International Center for Scholars”, no Ronald Reagan Building and International Trade Center. Em seguida, o presidente embarca para Nova York onde terá um encontro de trabalho, na quinta-feira (23), na Americas Society & Council of the Americas.

sábado, 18 de maio de 2013

SÃO GONÇALO: AÇÕES DE COMBATE A DENGUE CHEGA A COMUNIDADE DE MASSARANDUBA


A comunidade de Massaranduba recebeu na manhã desta sexta-feira 17 o mutirão de combate à dengue. O prefeito Jaime Calado esteve presente junto com a secretária Extraordinária, Mada Maia Calado, os demais secretários, Magnus Kébyo (Serviços Urbanos), Abel Neto (Educação), Jalmir Simões (Saúde), Maria Marluce (adjunta da Educação) e técnicos da Coordenação de Vigilância e Saúde do município.
 
A Secretaria de Saúde, em parceria com Secretaria de Serviços Urbanos, realiza semanalmente o mutirão, sendo em locais diferentes e ainda conta com o apoio das Secretarias de Educação, Comunicação e Eventos, Fundação Cultural Dona Militana, Demutran e SAAE.
 
Massaranduba é umas das comunidades da zona rural que estão apresentado índices elevados de infestação predial e por isso recebeu a ação. O trabalho consistiu na limpeza de terrenos baldios e canteiros, retirada de entulhos além da visita dos agentes de endemias de casa em casa. O evento contou ainda com alunos da Escola Municipal de Massaranduba e a Banda Municipal de São Gonçalo.

MINISTRA DESTACA EMPENHO DE FÁTIMA BEZERRA PARA EQUIPAR CONSELHOS TUTELARES


Com o auditório da reitoria da UFRN lotado de prefeitos, vereadores, políticos, conselheiros tutelares e demais representantes da sociedade civil foi realizada, agora a pouco, a solenidade de entrega dos equipamentos para 58 conselhos tutelares do Rio Grande do Norte. Ocasião que contou com a presença da Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes. O termo de doação dos equipamentos foi assinado pela prefeita de Pureza, Maria do Sindicato. “Precisamos estruturar os nossos sistemas de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
 
As emendas da deputada Fátima vieram de encontro a essa política que estamos desenvolvendo. Quero parabenizar o empenho de Fátima para equipar os Conselhos Tutelares. Os kits irão proporcionar a estrutura necessária para que os conselheiros possam realizar seu trabalho de forma satisfatória”, reconheceu a ministra Maria do Rosário.

CONVENÇÃO DO PSDB

O suplente de deputado federal Rogério Marinho participa hoje em Brasília da convenção nacional do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves, vai ser eleito presidente nacional da legenda.

HENRIQUE NEGA, MAIS ATITUDES É DE QUEM VAI DISPUTAR ELEIÇÃO MAJORITÁRIA

Sempre que é questionado se vai disputar o governo do estado em 2014, o presidente da Camara dos deputados Henrique Alves, nega ou desconversa, não adianta fazer mais tal questionamento, basta ver as ações, o filho de Aluízio tem visitado todas as regiões do estado, participado de tudo que é convidado, além de trazer quase toda semana o vice presidente da república Michel Temer ao estado.
 
Por acaso Henrique já fez esse barulho todo para disputar eleição de deputado federal? Nunca ele já foi reeleito até sem fazer campanha.
 
O movimento é de quem quer sim disputar um cargo majoritário nas eleições de 2014.

GOVERNO DO ESTADO PROMETE CONSTRUIR MAIS UM HOSPITAL EM NATAL

A governadora Rosalba Ciarlini-DEM, anunciou a construção de mais um hospital em Natal, inclusive com a divulgação da maquete, o problema é que não dá mais mais acreditar nesses anúncios, eles ficam só no anuncio a realização da obra ninguém ver.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SÃO GONÇALO: ETAPA AMARANTE DE FUTSAL TEM LARGADA HOJE

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realizará nesta sexta-feira 17 mais uma etapa do Campeonato Municipal de Futsal 2013, desta vez no ginásio de esportes do conjunto Amarante.
 
Dividido em quatro etapas, a competição tem hoje a abertura da segunda etapa, e contará com 960 desportistas no total. O jogo de estreia do Ginásio do Amarante será entre Serrada x SEA (Sociedade Esportiva Alecrinense), a partir das 19h.
 
O campeonato de Futsal é um dos eventos mais importantes e tradicionais do esporte amador do município. Ainda serão realizadas as aberturas das etapas de Santo Antônio dia 29 e Centro  dia 31.

TRABALHADORES RURAIS FAZEM MOBILIZAÇÃO PARA COBRAR PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO

Federação dos Trabalhadores na Agricultura, em parceria com o Fórum do Campo Potiguar, vai apresentar pauta de reivindicações à governadora Rosalba Ciarlini; prejuízos provocados pela seca chegam a R$ 5 bilhões.

Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte se reúnem em Natal, na próxima terça-feira 21, para participar do movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos, uma grande mobilização que pretende chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas provocados pela seca.

A concentração do movimento está marcada para as 8h, no Viaduto de Ponta Negra. De lá, cerca de cinco mil trabalhadores vão seguir, em caminhada,  até as proximidades do Estádio Arena das Dunas, onde acontecerá um ato público. Em seguida, o grupo irá para o Centro Administrativo, com o objetivo de cobrar ações estruturantes do Governo Estadual para a convivência com a seca.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), que está organizando o movimento, em parceria com o Fórum do Campo Potiguar (Focampo), vai entregar uma pauta de reivindicações à governadora Rosalba Ciarlini, destacando pontos como a questão da terra, os recursos hídricos, a assistência técnica, a concessão de crédito aos agricultores, a educação no campo e a segurança.

De acordo com o vice-presidente da Fetarn, Francisco José, o maior problema hoje é a falta de uma política definida de convivência com a estiagem. “Muitas ações são anunciadas, mas grande parte esbarra na burocracia e não sai do papel. Não existe uma política permanente de enfrentamento da seca”, afirma.

Um levantamento realizado pela Fetarn aponta que os prejuízos provocados pela seca à economia potiguar chegam aos R$ 5 bilhões. Segundo Francisco José, a grande preocupação, neste momento, é com o desequilíbrio da economia rural. “A situação é grave, e nós já perdemos 60% do rebanho bovino por causa da estiagem”, ressalta o vice-presidente, completando que o problema da seca não é só do campo: “A seca é uma questão que diz respeito também à cidade. Se o Governo não tomar as providências necessárias, é possível que haja racionamento de água até em Natal”.

O movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos é uma iniciativa do Fórum do Campo Potiguar (Focampo), do qual a Fetarn faz parte. A pauta de reivindicações foi definida com a participação da ASA, MST, FETRAF, MMM, MLB, CSP-Conlutas, CUT, Comitê Popular da Copa, MLST, CPT, Pastorais Sociais, FETAM e Levante Popular da Juventude.

Após a mobilização, os agricultores vão continuar em Natal para negociar com outros órgãos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

REIVINDICAÇÕES

O movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos tem uma pauta de mais de 50 reivindicações. Entre as principais, estão a criação de uma política de recursos hídricos para universalizar o acesso a água no Rio Grande do Norte; a implementação de um programa estadual de assessoria técnica permanente aos assentamentos e comunidades; a estruturação dos órgãos de assessoria e pesquisa; a ampliação do programa de distribuição de alimentos para os rebanhos; a renegociação de dívidas e o financiamento para estruturação produtiva da agricultura familiar; e a desapropriação de imóveis rurais pelo INCRA.

HENRIQUE ALVES QUER AMPLIAR DEFENSORIA PÚBLICA

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, assinou o ato da criação da comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional (Pec) 247/2013). A proposta fixa prazo de oito anos, para que a União, os Estados e o Distrito Federal se organizem para contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais.

COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS SERÁ TEMA DE PALESTRA EM SÃO GONÇALO

A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de São Gonçalo do Amarante, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, vão promover nesta sexta-feira 17 uma palestra pública para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes que é comemorado em 18 de maio. O evento vai ser realizado no Teatro Municipal Poti Cavalcanti a partir das 14h.

GUSTAVO FERNANDES RECEBE PREFEITO DE JOÃO CÂMARA

O deputado estadual  Gustavo Fernandes-PMDB, recebeu nesta quinta feira 16 o prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino, o Vavá-DEM, que solicitou o apoio do parlamentar para a implantação de um Polo Industrial para o município.
 
O deputado informou que vai levar o pleito ao presidente da câmara, o deputado federal, Henrique Alves. “Vamos aproveitar o momento de Henrique como presidente da Câmara para desenvolver a região do Mato Grande e Vale do Ceará-Mirim. Esse pleito é fundamental para o desenvolvimento dessas regiões”, disse Gustavo Fernandes.
 
O vereador de João Câmara, Mauricio Caetano e o líder do PP em Ceará-Mirim, Marcílio Dantas participaram da reunião.

MINISTRA CIDADÃ

A ministra Eliana Calmom, do STJ recebe hoje o título de cidadã natalense, a solenidade de entrega acontece as 16h, no auditório da justiça federal.

JUSTIÇA NEGA PEDIDO PARA PARALIZAR AS OBRAS DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

O juiz Janilson Bezerra de Siqueira, da quarta vara federal, negou o pedido de limunar para paralizar as obras do aeroporto de São Gonçalo. Ele considerou que não havia elementos para conceder a liminar, requerida através de ação popular que denunciou supostas irregularidades nas desapropriações realizadas na área do aeroporto.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

FÁTIMA ARTICULA ENCONTRO DO CONSELHO LGBT COM PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Conselho Nacional LGBT se reuniu na tarde desta quarta-feira 15 com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique  Alves. Durante o encontro articulado pela deputada Fátima Bezerra, que também participou da reunião, o Conselho relatou ao presidente da Casa o agravamento de violações aos direitos humanos da população LGBT e pediu a aprovação de projetos relacionados à temática, em tramitação no Congresso Nacional.

EXTREMOZ: PREFEITURA MOBILIZA ESCOLAS MUNICIPAIS NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Com o tema "Extremoz no Enfrentamento ao abuso e violência sexual contra criança e adolescente", a Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com CRAS, CREAs e Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (Cmdca) está realizando desde o dia 10 ações educativas nas escolas municipais em alusão à data comemorada nacionalmente em 18 de maio. As atividades vão desde palestras, exibição de filmes sobre a campanha à apresentação de teatro de fantoches para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
 
As palestras sobre o problema social são ministradas por uma equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social e coordenação do Cmdca composta por psicóloga, assistente social e estudantes da área, advogado e coordenador do conselho. As ações se encerram no próximo dia 24 com uma caminhada de mobilização pelas ruas do Centro da cidade.
 
As escolas já visitadas foram Escola das Dunas, Raimunda Joana e Expedito José ((Pitangui), Escola Sérgio Aguiar (Jenipabu), Escola Pedro Fernandes (Campinas), Escola Nossa Senhora de Fátima (Vila de Fátima), Vera Lúcia (Conjunto Alto Extremoz), Centro Infantil (Estrela do Mar) e Escola Franco Ribeiro (Centro). Para os dias 17 e 21, estão previstas visitas nas escolas de Pitangui, novamente, para os demais alunos.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA MP DOS PORTOS


Após quase 23 horas seguidas de sessão, o Plenário da Câmara dos Deputados concluiu na manhã desta quinta-feira 16 a votação da Medida Provisória dos Portos (MP 595/12), que estabelece novas regras para as concessões e autorizações de portos públicos e terminais privados.
 
“Se houve um vencedor, foi o debate, a controvérsia, a formação democrática, a lealdade da base do governo, a valentia da oposição e a responsabilidade de todos os parlamentares”, disse o presidente da Câmara, Henrique  Alves. “A partir de hoje, o povo brasileiro, que assistiu a esse debate recorde na história do Parlamento, vai poder se orgulhar mais desta Casa”, disse o presidente ao encerrar a sessão.
 
Depois de votações nominais lentas e da apresentação de diversas emendas aglutinativas pela oposição, o governo decidiu apoiar a possibilidade facultativa de prorrogação de contratos de arrendamento firmados segundo as regras da atual Lei dos Portos, por uma única vez, pelo prazo máximo previsto contratualmente. Como condição, o arrendatário terá de fazer investimentos para expansão e modernização das instalações portuárias.
 
O texto será enviado ao Senado, onde precisa ser votado ainda hoje, já que a MP perde a validade à meia-noite.

FAERN LAMENTA CANCELAMENTO DA EXPOFRUIT

Com a notícia do cancelamento da 16ª Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit) que deveria ser promovida entre os dias 10 e 12 de julho em Mossoró e com uma perspectiva de gerar mais de R$ 50 milhões em negócios aos exportadores, muitas autoridades do setor agropecuário foram procuradas para comentar o episodio.
 
Uma delas, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, lamentou o cancelamento, mas disse que a realização da feira poderá ser feita de forma bienal. “É com tristeza que a Federação da Agricultura recebe essa notícia. Afinal, são 17 anos de sucesso interruptos. Uma pena que a seca que se alastrou no estado desde o ano passado chegou também para a Expofruit e os seus produtores e organizadores. Mas acredito que a direção do Coex encontrará novas formas para a sua promoção em 2014. Uma delas é a realização do evento bienal. Isso já é uma tendência nas maiores feiras do mundo”, ressaltou Vieira.
 
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do RN, o Governo estadual precisa tomar essa notícia como algo para se pensar e agir. “O cancelamento da feira também serve de alerta para o Governo avaliar melhor a questão dos distritos irrigados. Sem a sua efetiva consolidação, os nossos produtores de frutas perderão o trem do progresso e ficarão ilhados”, comentou.
 
SEM ESTÍMULO
 
De acordo com o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), Luiz Roberto Barcelos, não existe estímulos para a realização da Expofruit. “Não há razão em promover o evento se não temos produtos para fecharmos os contratos, se os pequenos produtores estão prejudicados, mal conseguem plantar. E a sobra da safra passada é insuficiente.”, explicou Barcelos.
 
A Expofruit 2013 estava sendo montada para abrigar 300 estandes e cerca de 60% já estavam vendidos. Produtores da Europa e Estados Unidos já tinham confirmado presença e iriam participar da tradicional feira de agronegócios.

SÃO GONÇALO: PROGRAMA SEGUNDO TEMPO REALIZA TORNEIO DE FUTSAL


A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer iniciou nesta quarta feira 15, no ginásio Vereador Aildo Mendes, a 1ª Copa Futsal do Programa Segundo Tempo, na categoria Sub-12.
 
Foram inscritas oito equipes, dos núcleos de atuação do programa nas comunidades do Centro, Santo Antônio, Amarante, Guanduba e Poço de Pedra. A copa contará com as categorias Sub-14 e Sub-17 que acontecerão nos dias 22 e 29, respectivamente.
 
No total serão mais de 800 alunos participando da copa. O campeão de cada categoria receberá troféu e medalhas para os atletas. No torneio início o campeão da categoria sub 12 foi Guanduba e o vice-campeão a equipe de Santo Antônio.
 
O Segundo Tempo, visa encaminhar os jovens para uma vida saudável, dando oportunidade de conhecer novos caminhos e tirá-los da ociosidade. Além de ser um complemento escolar, o programa vem ajudando aos jovens na disciplina e trabalho em equipe.

CORINTHIANS DEIXA A LIBERTADORES

A semana não foi boa para o futebol do Brasil, pelo menos na libertadores, duas equipes brasileiras foram desclassificadas em casa, na terça foi o Palmeiras, e ontem foi a vez do Corinthians, no jogo de ontem a imprensa esportiva credita a desclassificação do Corinthians ao juiz da partida, um Paraguaio.

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, a deputada Larissa Rosado-PSB, presidiu, na AL, audiência pública que trata da luta contra a exploração do trabalho no serviço social. Larissa é autora de proposta que assegura a presença de assistente social nas escolas da rede pública.

REVOLTA DO BUZÃO ACABA EM CONFRONTO ENTRE ESTUDANTES E POLICIA

Os manifestantes desafiaram uma decisão judicial e foram as ruas de Natal para realizarem a " revolta do Buzão ", e impedirem o trafego de veículos  na BR 101. Resultado a policia foi acionada, para encerrar o movimento.
No final das contas, a manifestação não saiu como esperado pelo organizadores, pelo menos cinco estudantes presos, e o aumento da tarifa ficou mantido.

DILMA ANUNCIA TROPA DE CHOQUE

A oposição ficou animada com a divulgação dos nomes que vão comandar a campanha de reeleição da presidenta Dilma, o ministro Aloísio Mercadante (Educação) e ao presidente do PT, Rui Falcão, ele mesmo, que tem a mania de dar tiros contra aliados e companheiros. A dupla é responsável por grandes desastres  eleitorais. E não é de agora: conduziram a candidatura Lula, em 2004, a ficar radicalmente contra o Plano Real, ajudando a eleger FHC no primeiro no turno.

HENRIQUE APRESENTA PAUTA DA SECA AO MINISTRO DA FAZENDA


O presidente da Câmara dos Deputados,  Eduardo Alves, esteve no Ministério da Fazenda, acompanhado do ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social, para um encontro sobre a seca no Nordeste com o ministro Guido Mantega. O deputado apresentou ao ministro Mantega uma série de problemas constatados durante reuniões com produtores, criadores e trabalhadores rurais do sertão de Angicos e da região do Seridó, no Rio Grande do Norte.
 
 
A reunião contou a participação de representantes dos produtores, através dos presidentes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira; e da Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (Apasa), Marcone Angicano. O Secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, detalhou os problemas e suas causas e apresentou as possíveis soluções. A equipe técnica do ministro também acompanhou as discussões e ficou de analisar as proposições.
 
A principal reivindicação foi a suspensão imediata das execuções e dos leilões dos bens dos produtores rurais que, além de perderem os rebanhos por falta de pasto e ração, estão perdendo suas propriedades para os bancos oficiais e, mesmo sendo executados, os produtores ainda não conseguem liquidar as dívidas acumuladas e renegociadas ao longo dos anos. Muitas dívidas foram contraídas antes do Plano Real.

FATIMA BEZERRA E PAULO DAVIM PARTICIPAM DE REUNIÃO COM O MINISTRO DA SAÚDE

A deputada federal Fátima Bezerra-PT e o senador Paulo Davim-PV estiveram uma audiência na terça-feira 14, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Na reunião foram tratadas demandas da saúde pública de Natal, apresentadas pelo secretário de Saúde do município, Dr. Cipriano Maia. Dentre elas, o funcionamento das UPAs, necessidade de incremento de recursos para custeio de leitos de UTI, tanto adulto como pediátrico, construção de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), construção da Central de Assistência Terapêutica, informatização do serviço. Também foram tratadas reivindicações dos demais municípios do Rio Grande do Norte, como a construção, ampliação e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Rede Cegonha, entre outras.
 
“O ministro da Saúde, mais uma vez, reafirmou seu compromisso em ajudar a cidade de Natal e os demais municípios do Rio Grande do Norte, a fim de melhorar o atendimento na rede pública de saúde do Estado”  disse Fátima Bezerra.
 
Para o senador Paulo Davim, a reunião foi resolutiva e proativa. “Padilha se mostrou preocupado com as condições da saúde pública de Natal e dos outros munícipios, e encaminhou todas as demandas para serem resolvidas nos respectivos órgãos do ministério”, declarou.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

JUSTIÇA IMPEDE BLOQUEIO DA BR 101 POR MANIFESTANTES

O protesto previsto para a tarde desta quarta-feira 15 contra o aumento na tarifa de ônibus em Natal terá limitações. A Justiça Federal do RN notificou a  Polícia Militar, PRF e Polícia Federal para impedir que os manifestantes façam o bloqueio da BR-101, em frente ao Shopping Via Direta. Em decisão liminar, ficou estabelecido, inclusive, a possibilidade de multa de R$ 50 mil em caso de desrespeito à determinação judicial.
 
Além de determinar que a polícia evite o bloqueio da via, também ficou determinado que os policiais deverão garantir a segurança dos funcionários das empresas de ônibus e dos próprios veículos,
 
A  segurança será  de maneira conjunta. A forma como ocorrerá o trabalho, vai depender da postura dos manifestantes e da forma como eles farão o protesto.
 
A ploicia está orientada a evitar o bloqueio da BR 101.

DEPOIS DE SER ASSALTADO DEPUTADO JOSÉ ADECIO APRESENTA PROJETO VISANDO REDUZIR A VIOLÊNCIA

Vítima de assalto na última quarta-feira, 8, em um estabelecimento comercial na Avenida Jaguarari, em Natal, o deputado estadual José Adécio-DEM apresentou projeto de lei para proibir o uso de capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público. De acordo com o parlamentar, na maioria das vezes, os capacetes são usados pelos bandidos para impedir a identificação pelas vítimas ou imagens de circuito de câmeras. Adécio apresentará o projeto ao comandante da Polícia Militar, coronel Araújo, e ao secretário Estadual de Segurança, Aldair Rocha.
 
José Adécio explicou que a iniciativa não tem relação direta com o ocorrido na semana passada e nem com o fato de ter tido sua propriedade, em Pedro Avelino, roubada. Sua assessoria parlamentar já vinha estudando o assunto. “Esse projeto foi apresentado diante da nossa experiência na Ceasa. Onde ficou demonstrado que os pequenos assaltos ocorriam, na grande maioria das vezes, por pessoas utilizando capacete”, disse o deputado do DEM. Depois da proibição do uso de capacete na Ceasa, os pequenos roubos e furtos diminuíram consideravelmente.

REVOLTA DO BUSÃO

O movimento " Revolta do Busão " está de volta, o movimento acontece nesta quarta feira 15 ás 17h, nas proximidades do shopping via direta, o protesto é uma resposta a prefeitura do Natal pelo aumento das tarifas dos transportes coletivos que subiu de 2,20 para 2,40.

MOSSORÓ: PREFEITURA LANÇA PROGRAMAÇÃO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA

Um dos maiores São João do Brasil foi lançado nesta terça-feira, 15. A prefeita de Mossoró Cláudia Regina apresentou toda a programação do Mossoró Cidade Junina com a presença de profissionais da imprensa, patrocinadores e parceiros do evento.

Durante o lançamento houve show do cantor Waldonys para os presentes. O Mossoró Cidade Junina, que este ano chega a sua 17ª edição, promete várias novidades. A começar pela ampliação de alguns espaços já existentes na festa. O secretário da Cultura, Gustavo Rosado, afirma que será mais um ano de sucesso do evento. “A expectativa é superar o sucesso das edições anteriores”, afirma.

Mais de 100 atrações musicais se apresentarão na festa deste ano entre o palco principal, localizado na Estação das Artes Elizeu Ventania, e os demais espaços que fazem parte do evento, como a Cidadela. “Estamos preparando mais um grande evento. Nosso objetivo é oferecer uma programação que possa agradar aos mossoroenses e visitantes”, frisa.
 
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
 
08/06 Pindo da Meidia - Forró do Muído, Cavaleiros do Forró
13/06 – Forró dos 3 , Waldonnys , Dorgival Dantas
14/06- Aviões, Samba Nobre
15/06 Bonde do Brasil, Forró da Curtição
21/06- Solteirões, André Luvi
22/06- Flavio e Pizada Quente, Lagosta Bronzeada, Bakulejo
23/06 - Paula Fernandes
27/06 - Garota Safada, Pegada de Luxo , Forró Mais Eu
28/06 - Luan Santana, Gianini Alencar
29/06 - Banda Grafith, Banda Inala, Forró dos Plays

GUSTAVO FERNANDES SOLICITA REFORMA URGENTE EM ESCOLA DE APODI E ALTO DO RODRIGUES


O deputado estadual e Gustavo Fernandes-PMDB em  pronunciamento nesta terça feira 14, na sessão da Assembléia Legislativa pediu a reforma urgente da Escola Estadual Professor Gérson Lopes, em Apodi e da Escola Brasil Profissionalizante, em Alto do Rodrigues.
 
Gustavo Fernandes disse, que a situação é de risco nas duas escolas. “Durante toda a manhã, tentei falar com a Secretária de Educação do Estado, Betania Ramalho para contar a situação em que se encontram essas escolas e não obtive êxito”.
 
Durante seu pronunciamento, Gustavo Fernandes apresentou fotos da Escola Professor Gérson Lopes, em Apodi, que está com o teto ameaçando desabar a qualquer momento, e com as paredes apoiadas em escoras. “A situação dessa escola é crítica, e desde 2011, o vereador Júnior Souza, de Apodi, que aqui está, já enviou quatro ofícios solicitando a reforma para a secretaria estadual de educação, que nada fez até agora”, contou o deputado.
 
Após a sessão, Gustavo Fernandes disse que vai continuar tentando contato com a secretária de educação, Betania Ramalho, para solicitar uma solução imediata que contemple as duas escolas.

terça-feira, 14 de maio de 2013

HENRIQUE ALVES: NÃO DÁ PARA SEPARAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DEMOCRACIA


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, disse na abertura da 8ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão que o evento poderá ajudar o parlamento brasileiro poderá criar novas leis sobre questões que surgiram com o advento da internet.
 
Henrique Alves disse ainda ter convicção de que as novas gerações não aceitarão qualquer retrocesso em relação à liberdade de expressão. Ele participou da abertura da conferência, que aborda, nesta edição, os 25 anos da Constituição Brasileira na ótica da liberdade de expressão. O evento é promovido pela Câmara dos Deputados e pelo Instituto Palavra Aberta.
 
O presidente da Câmara é contra a regulação dos meios de comunicação. Segundo ele, o espaço da imprensa está bem definido no texto constitucional. “Qualquer regulação que se procure fazer terá tentativas de deformar, de distorcer. Para mim essa liberdade está muito bem definida, respeitada e assim deve continuar”, afirmou.
 
O deputado lembrou que participou da “epopéia cívica” que foi a redação dos artigos constitucionais referentes à liberdade de expressão e de imprensa. Ele destacou que a liberdade de expressão é cláusula pétrea da Constituição e não pode ser alvo de emenda constitucional nem sofrer qualquer restrição. “Passados 25 anos da promulgação da Constituição, podemos constatar com alívio que acertamos”, disse. Ele ressaltou que liberdade de expressão e democracia são indissociáveis.
 
A Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão acontece desde 2006 na Câmara dos Deputados. Henrique Eduardo Alves lembrou que, em 2006, a conferência concluiu que deveria ser aprovada uma lei de acesso à informação pública. A lei da transparência se tornou efetiva, no Brasil, no ano passado.