Minha lista de blogs

sábado, 31 de agosto de 2013

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO PAGA 1/6 DE FÉRIAS A PROFESSORES E SUPERVISORES DA REDE MUNICIPAL

Os professores e supervisores da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante receberam nos salários do mês de julho, pagos nesta sexta-feira 30, os valores do 1/6 de férias referentes ao ano de 2013. O pagamento teve um impacto na folha de pessoal da Secretaria Municipal de Educação na ordem de R$ 240 mil.
 
De acordo com a SME os professores em sala de aula já receberam esse ano o reajuste do piso nacional do professor de 7,97 %, férias remuneradas, o pagamento do 1/3 de férias e 50 % do décimo terceiro salário. Os educadores estão recebendo rigorosamente em dia e na atual gestão tiveram um ganho salarial que varia de 40 a 69%, dependendo da categoria.
 
A prefeitura de São Gonçalo ainda distribuiu computadores do tipo notebook, custeados com recursos próprios, para todos os professores da rede pública, e ofereceu capacitação para os profissionais da área. A atual gestão investiu na melhoria das escolas, aquisição de equipamentos para cozinhas, carteiras e livros didáticos.
 
Os alunos da rede municipal também receberam fardamento e contam com a merenda escolar de qualidade desde o primeiro dia de aula. A Secretaria de Educação de São Gonçalo adquiriu quatro ônibus escolares novos do Programa Caminhos da Escola e está construindo quatro creches modelo com apoio do governo federal e duas escolas de ensino fundamental com recursos próprios.
 
Para Abel Neto, secretário municipal de Educação, o ensino público de São Gonçalo vive um bom momento. “Ainda não realizamos todas as ações que pretendemos, mas atualmente, o município dispõe de todas as modalidades de ensino, desde o infantil, passando pelo ensino técnico oferecido pelo IFRN, ao ensino superior e pós-graduação ofertados pelo Polo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos”, enfatizou.

GARIBALDI NÃO CONVENCE


As negativas do senador ministro Garibaldi Alves Filho-PMDB, que não vai disputar o governo do estado nas eleições de 2014, não vem convencendo ninguém, para muitos. ele é sim o candidato do PMDB e mais terá João Maia-PR como vice e Wilma de Faria-PSB, candidata ao senado.

MPF VAI INVESTIGAR BLECAUTE NO NORDESTE

O Ministério Público Federal do Piauí abriu inquérito para investigar o blecaute que atingiu o Noredeste na última quarta feira 28.
 
O procurador Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pelo processo, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre os procedimentos adotados pelos órgãos na apuração da causas da interrupção do fornecimento de energia.
 
Segundo o procurador, o inquérito foi a fim de “tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido.”

SÃO GONÇALO: MUNICIPIO REALIZA PRIMEIRO VESTIBULAR DE SUA HISTORIA

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realiza neste domingo 1, o primeiro vestibular da história do município para o Pólo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos, ligado a Universidade Aberta do Brasil – UAB. As provas serão aplicadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a partir das 8h, nas escolas Vicente de França Monte (Conjunto Amarante) e Dom Joaquim de Almeida (Centro). Ao todo, 700 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 150 vagas dos cursos de graduação semi-presencial em licenciatura em Pedagogia, Matemática e História.
 
O Pólo Universitário de São Gonçalo do Amarante iniciou as aulas no último mês de julho e vem atuando no município oferecendo cursos de graduação em Gestão Ambiental e Letras com especialização em Espanhol, além dos cursos de pós-graduação em Literatura, Português e Matemática na visão transdisciplinar e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, todos ministrados pelos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

PMDB OFICIALIZA DISTANCIAMENTO DO GOVERNO ROSALBA

O PMDB reuniu, na  tarde desta sexta feira 30, a sua executiva estadual com a presença de todos os seus integrantes. Na próxima semana vai reunir seus prefeitos, vice-prefeitos e representantes de vereadores, para discutir e explicar a decisão que acaba de tomar, de maneira consensual, de se afastar do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini.
 
Na sua fala Henrique disse: Primeiro, quero declarar por ela todo respeito e toda consideração. Nesse tempo de aliança que se formou na sua eleição por alguns, depois por todos, ela sempre dispensou um tratamento respeitoso  eu diria até  carinhoso, por todos nós. Mas, a questão, do ponto de vista administrativo de como executa a política administrativa, a maneira como trata as questões, conversando muito pouco, tratando muito pouco dos problemas que todos gostaríamos que fossem resolvidos, pelo diálogo, por uma construção; mas, lamentavelmente, não foi possível se realizar esse projeto com essa amplitude. Então, sendo assim, o PMDB, atendendo a sua base, se afasta e se torna independente na questão do projeto político-eleitoral para 2014.
 
"Em segundo lugar, o partido declara, também por unanimidade, que, em razão de sua força, do seu crescimento ao longo dos anos, da sua responsabilidade com a sua militância, com as suas lideranças e com o futuro do Rio Grande do Norte, o partido reafirma que vai lutar para construir uma candidatura própria".
 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DETRAN/RN ALTERA EXIGÊNCIA PARA CREDENCIAMENTO DE CLÍNICAS

O Detran/RN modificou o processo de credenciamento de clínicas médicas responsáveis pelas avaliações psicológicas e de saúde. Através da Portaria 2175/2013, o órgão flexibilizou a exigência que tratava da distância mínima do local onde a parceira estaria instalada e a unidade de atendimento do Detran/RN a qual ela está vinculada.
 
Essa mudança abrange apenas os credenciamentos em Natal e define o raio de cinco quilômetros como máximo. Anteriormente, a restrição era que a clínica estivesse em uma distância limite de um quilômetro. A alteração busca ampliar o número de profissionais atuando nos testes psicológicos e de aptidão física e mental, diminuindo assim o tempo de espera do usuário, principalmente o candidato que reside no interior do Estado.
 
“Nas cidades do interior, já havíamos excluído a exigência da distância máxima de um quilômetro que a clínica deveria ficar em relação ao posto. É importante frisar também que não existe limite de vinculação a unidades de atendimento, podendo várias clínicas atenderem na mesma cidade, bem como instituições médicas de outros estados podem se candidatar” colocou o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha.

PRAÇA DAS FLORES RECEBE ESTRUTURA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA DE ARTES

A coordenação da 6ª edição da Feira de Artes de Petrópolis, que será realizada neste sábado 31 e domingo 1º, a partir das 10h, e o produtor cultural, Jornalista Toinho Silveira, na expectativa que os dias chuvosos tenham um “stop”, está ultimando a estruturação do espaço físico para realizar o evento cultural. “É digno de registro o esforço da Prefeitura de Natal, por meio da Semsur em fazer a adequação da Praça das Flores com serviços de jardinagem e pintura, sintonizada com o nosso propósito de disponibilizar um ambiente aprazível para os expositores e visitantes da Feira”, disse Graça Queiroga, coordenadora do projeto.
 
Além da exposição do artesanato e  gastronomia,  a música vão estar presente a feira, a tração musical deste final de semana ficará por conta do Grupo 4 que vai apresentar uma seleção de MPB, blues e jazz.

PROVAS DO CONCURSO DA AL ACONTECEM NESTE DOMINGO

Mais de 28 mil pessoas vão se reunir em Natal, na manhã deste domingo, 1º de setembro, para concorrer a uma vaga no primeiro concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As provas serão aplicadas em 22 instituições de ensino, distribuídas pelas quatro regiões da cidade. Um total de 1.258 profissionais será mobilizado para dar apoio aos candidatos durante o exame, sendo 1.090 fiscais, 120 auxiliares e 48 coordenadores.

"A realização do primeiro concurso público da história da nossa Assembleia é um marco e, por isso mesmo, foi colocada como a mais importante meta da nossa gestão na Casa. Porque o concurso é o meio mais democrático para que todo e qualquer cidadão possa concorrer a uma vaga nos quadros da Assembleia. Foram mais de vinte e oito mil candidatos inscritos e a Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso, montou uma estrutura grandiosa para a realização das provas. Aproveito para desejar boa sorte a todos, boa prova e que o nosso primeiro concurso ocorra dentro da mais absoluta tranquilidade", declarou o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta.

Os inscritos no concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prestarão provas nos horários matutino e vespertino. Para o cargo de Técnico Legislativo, habilitações em Técnico Legislativo, Taquigrafia, Operador de Som, Programador e Técnico em Hardware, o horário de apresentação ao local sugerido pela Fundação Carlos Chagas (FCC) é a partir das 7h30. O fechamento dos portões ocorrerá às 8h. A prova terá duração de 4:30h.

Para o período da tarde, o horário de apresentação é a partir das 14h e fechamento dos portões às 14h30. Farão prova à tarde os candidatos a Analista Legislativo, nas habilitações: Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina – Clínica Geral e Psicologia e Assessor Técnico do Controle Interno – Habilitação: Assessoria Técnica do Controle Interno. Segundo a FCC, somente após uma hora após o início das provas será permitida a saída do candidato do local.
 
O acesso à sala de provas só será permitido ao candidato que estiver portando documento de identidade original com foto.

PREFEITOS DO AGRESTE COBRAM AÇÕES PARA A REGIÃO

Todos os prefeitos presentes à audiência pública esta tarde 29 na Assembleia Legislativa relataram dificuldades em várias áreas dos seus municípios e também foram unânimes em cobrar apoio político e união das bancadas estadual e federal para as causas da região, mencionando o abastecimento de água, problemas na atenção básica à saúde, falta de segurança e destinação dos resíduos sólidos como questões cruciais a serem resolvidas com urgência.
 
Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças da região compareceram ao plenarinho da Casa. Antes de abrir para os debates, Gesane Marinho elencou vários problemas que motivaram a audiência. Citou os índices crescentes de violência; a falta de divulgação dos destinos turísticos, provocando uma perda de receita no setor hoteleiro e de lazer; entre outros problemas. “O turismo religioso é um dos que mais cresce no mundo, mas não temos a divulgação dos destinos, a qualificação dos profissionais e assim não se recebe o turista com qualidade”, afirmou.
 
Gesane Marinho disse que o Agreste é preterido pelo governo e precisa ser tratado de forma igualitária: “Nenhuma cidade atingiu a média de desenvolvimento econômico do Estado, ficamos abaixo da média”, criticou.
 
Os deputados Márcia Maia e Tomba Farias-PSB também endossaram as críticas. Tomba, como ex-prefeito, relatou dificuldades financeiras pelas quais os municípios passam e reforçou a ideia do pacto federativo: “Acho que temos que nos mobilizar, fazer o pacto federativo para que os municípios não precisem pedir esmolas ao governo federal, só assim a população pode ter melhoria de vida".

JUSTIÇA DETERMINA QUE 70% DOS POLICIAIS CIVIS E SERVIDORES DO ITEP VOLTEM AO TRABALHO

70% dos policiais civis e servidores do ITEP deverão retornar o trabalho imediatamente, a determinação foi do desembargador Carlos Santos, e publicada pelo Tribunal de Justiça.

PROFESSORES ENCERRAM GREVE

Após 18 dias de greve, os professores da rede estadual de ensino, voltam as aulas na segunda feira 2, eles acataram a proposta oferecida pelo governo do estado.

O principal ponto que levou a categoria a entrar em acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec) foi o pagamento das horas suplementares dos professores que ministraram mais que 20 horas em sala de aula entre abril e julho.
 
De acordo com a Seec, ficou decidido que o Governo do Estado vai dividir em seis parcelas o pagamento de R$ 6 milhões em horas suplementares, parcelamento que será iniciado na folha de setembro. O Governo também se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa (AL/RN) dois projetos de lei, um que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores, e outro das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores.

PISO DOS AGENTES DE SAÚDE SERÁ BOTADA ASSIM QUE A PAUTA FOR DESTRANCADA: DIZ HENRIQUE

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou ao Plenário e em com deputados e líderes dos agentes de saúde, que o piso nacional dos agentes comunitários de saúde (Projeto de Lei 7495/06) será votado assim que a pauta for destrancada. “A votação só pode ocorrer após a apreciação da proposta do Código da Mineração enviado á Câmara pelo poder Executivo com pedido urgência constitucional”, explicou o presidente. A matéria do piso dos agentes de saúde foi relatada pela deputada Fátima Bezerra.
 
Em reunião no dia 14 com agentes de saúde e o ministro Alexandre Padilha, Henrique Eduardo Alves havia pautado a proposta para a próxima terça-feira 3. No entanto, a votação não será possível por causa do trancamento da pauta. “Fizemos o compromisso de pautar, mas a pauta está trancada, não podemos cumprir. Na hora que a pauta for restabelecida, vamos votar”, assegurou.

SÃO GONÇALO: FASE CLASSIFICATORIA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL ESTÁ NA RETA FINAL

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer divulgou na tarde desta quinta-feira 29 a agenda de jogos do final de semana pelo Campeonato de Futebol de São Gonçalo. Seis jogos vão movimentar os gramados no sábado e domingo. O Municipal de Futebol 2013, organizado pela Liga Desportiva, em Parceria com a Prefeitura Municipal, está chegando na reta final da fase classificatória nas categorias titulares e aspirantes, restando apenas duas rodadas e alguns jogos isolados que foram adiados.
 
CATEGORIA SUB/16 MASCULINO – SÁBADO - 31/08/2013 (MANHÃ)
Nova Zelândia – Nova Zelândia x Criciúma
Maçaranduba - Esperança x Esporte CSG
 
CATEGORIA TITULARES/ASPIRANTES – SÁBADO - 31/08/2013 (TARDE)
Bela Vista – Bonsucesso x Estrela de Ouro
 
CATEGORIA MASTER – SÁBADO - 31/08/2013 – (TARDE)
Sede – Nacional x União (Pajuçara)
 
CATEGORIA MASTER – DOMINGO - 01/09/2013 – (MANHÃ)
Canaã – Santo Antonio x Botafogo
Serrinha – Serrano x Santos

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

LIQUIDA NATAL PROMETE AQUECER VENDAS NO MIDWAY MALL

A Liquida Natal promete aquecer o movimento no Midway Mall nos próximos dias. Com grandes promoções em suas lojas, a campanha começa nesta quinta-feira, 29, e vai até 08 de setembro.
 
A expectativa do Shopping é que as vendas superem em 15% o mesmo período do ano passado. Maior campanha promocional do comércio varejista da cidade, a Liquida Natal 2013 repetirá o feito do ano anterior e irá sortear este ano um apartamento residencial da Capuche entre os participantes, que concorrerão também a uma picape S10 cabine dupla, cinco caminhões de prêmios, e cinco tvs Led de 50 polegadas.
 
Para participar da promoção, os clientes receberão, a cada R$ 25,00 em compras, um cupom. Depois de preenchido, o cupom deve ser depositado até o dia 10 em urna instalada no segundo piso do shopping localizada à frente da Drogaria Globo. Depois do dia 10, as urnas ficarão localizadas na sede da CDL Natal.
 
O sorteio dos prêmios da Liquida Natal 2013 ocorrerá no dia 28 de setembro, no Anfiteatro do Campus Universitário da UFRN e será aberto ao público.

DEPUTADO DIZ QUE TODOS TEM QUE BUSCAR SOLUÇÃO PARA CRISE NO ESTADO

O deputado José Dias-PSD disse  que o Estado está vivendo uma crise político-econômica e que não vislumbra onde tudo vai parar, já que o governo está sem apoio político e popular para encontrar soluções.
 
“Não precisa de ciências para demonstrar que o governo está passando por uma crise econômica. Já a crise política é tão grave que a essa altura não pode ser resolvida só pelos agentes eleitos. Tem que ser enfrentada por todos que tem representatividade no Rio Grande do Norte. Temo muito que não se tenha um clarão para encontrar o caminho”, afirmou.
 
Ele afirmou que a saída de Luiz Eduardo Carneiro, que solicitou exoneração da secretaria de Trabalho e Assistência Social, agrava mais ainda a crise política. Segundo o deputado, Luiz Eduardo estava muito incomodado, mas serviu com lealdade e que ele estava ainda no cargo de secretário em solidariedade ao ministro Garibaldi Filho.
 
“Mesmo com a falta de apoio, Luiz prestou um grande serviço ao Rio Grande do Norte. Fez um trabalho respeitável com competência, experiência e acima de tudo com lealdade. Ele hoje respira aliviado por ter tirado um peso das costas, mas cumpriu o seu dever com competência e honradez”, afirmou.
 
José Dias destacou que a saída de Luiz Eduardo significa a saída da ala do PMDB que dava apoio ao governo, que é a que tem apoio popular, deixando a administração num descompasso perigoso.

ESTADO RECEBERÁ MAIS DE 40 TONELADAS DE MILHO ATÉ O FINAL DO ANO

O diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, revelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que a companhia destinará mais 40.180 toneladas de milho para atender às necessidades de criadores do Rio Grande do Norte até o fim deste ano. Isso corresponde à remessa de 980 toneladas nos três últimos dias de agosto, 8 mil em setembro, e 10,4 mil em cada um dos três últimos meses do ano. O total do mês de agosto chegará a 7.596 toneladas.
 
O deputado Henrique Eduardo afirmou que essas quantidades estão aquém das necessidades dos micros, pequenos e médios criadores do Estado, que começam a enfrentar um novo período de estiagem. “Precisamos de um reforço não apenas em consequência da retomada da seca, mas também levando em consideração que a nossa classe média rural está acumulando prejuízos, inclusive por que vem perdendo boa parte do seu rebanho há mais de dois anos”, observou.
 
O diretor da Conab disse entender a queixa do deputado, mas explicou que a própria estrutura de armazenagem oferecida pelo Rio Grande do Norte não permite a remessa de maior quantidade. Segundo Marcelo Melo, o Estado não dispõe de capacidade para armazenar acima do que a companhia projeta fornecer.
 
Diante do empenho de Henrique Eduardo Alves em conseguir remessas mais expressivas, ele admitiu ser possível destinar mais 4 mil toneladas/mês desde que o Estado aceite estabelecer uma parceria que resulte na cessão à Conab de quatro armazens, cada um com capacidade para mil toneladas.
 
Marcelo Melo afirmou ao presidente da Câmara que, de 2012 ao primeiro semestre deste ano, dentre os estados da área da Sudene, o Rio Grande do Norte recebeu a segunda maior quantidade do milho fornecido pela Conab, num total de 113.818 toneladas, ficando abaixo apenas do Ceará. Até o fim de 2013, as remessas ao RN alcançarão 153.998 toneladas.
 
O encontro com o diretor da Conab foi no gabinete do presidente da Câmara. Ao final, Henrique Eduardo Alves afirmou que continuará suas gestões visando superar o déficit da capacidade de armazenamento no Rio Grande do Norte. Conforme explicou, só assim enfrentará a justificativa que vem sendo dada pela Companhia Nacional de Abastecimento de que não aumenta as remessas por falta de estrutura para armazenar e distribuir maior quantidade de milho.

HENRIQUE DIZ QUE PMDB NÃO FECHOU COLIGAÇÃO COM O PSD

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Alves, não permitiu que as declarações do também deputado Fabio Farias-PSD, de que os dois partidos tinham fechado coligação na proporcional, fosse adiante, de imediato Henrique afirmou que houve apenas uma conversa preliminar e não tem nada de concreto.

MANOBRA GOVERNISTA

A nomeação da ex prefeita de Messias Targino, Shirley Targino-PR, para a SETHAS, pode ser uma manobra da governadora Rosalba Ciarlini-DEM para  manter o PR na base aliada.

CÂMARA MANTÉM MANDATO DE DONADON

95 deputados  boicotaram a votação da cassação do mandato do deputado  Natan Donadon/RO que foi absolvido pela Câmara na noite desta quarta-feira 28, mesmo estando preso no Complexo Penitenciário da Papuda após condenação transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
O PT foi o partido que mais se absteve na votação. De 88 deputados, 20 simplesmente se recusaram a dar seu voto sobre o processo contra Natan Donadon. Em segundo lugar, está o PMDB, com 15 faltosos. Depois, seguem PP, PSD, PR, PSD, PSB, todos aliados da presidente Dilma Rousseff.
 
A absolvição de Donadon abre precedente para salvar o mandato dos deputados José Genoíno-PT/SP, João Paulo Cunha-PT/SP e Valdemar da Costa Neto-PR/SP, réus condenados no processo do mensalão, cujo julgamento deverá ser finalizado ainda este ano no STF.
 
Dois deputados do Rio Grande do Norte deixaram de votar na cassação de Natan Donadon, Betinho Rosado-DEM e Sandra Rosado-PSB.

FATIMA DEFENDE PLEBISCITO PARA REFORMA POLITICA

A deputada federal Fátima Bezerra-PT participou, nesta quarta-feira 28, do ato público que tornou viável a criação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC), que dispõe sobre a convocação de um plebiscito para discutir a reforma política no país. O ato que, foi realizado no Salão Verde da Câmara, contou com a presença dos presidentes do PT, Rui Falcão, e do PC do B, Renato Rabelo.
 
Para a deputada, o plebiscito é absolutamente necessário e adequado. “O plebiscito é uma oportunidade ímpar de a população brasileira fazer valer sua opinião, de definir os rumos do sistema político brasileiro. É preciso entender que o brasileiro, tanto o que foi para a rua, como o que ficou em casa, nas manifestações de junho, sente a necessidade de mudar o modelo político em vigor no país. O povo brasileiro quer e precisa ser ouvido sobre que tipo de reforma deve ser feita”, defendeu.

DETRAN OFERECE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MOTOTAXISTAS EM CAICÓ

Uma equipe da Controladoria Geral de Trânsito do Detran/RN esteve nesta quarta feira 28 na cidade de Caicó organizando a logística para o início do primeiro Curso de Capacitação de Mototaxista a ser realizado no município. A medida busca preparar o profissional da motocicleta para exercer sua atividade seguindo as normas legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo motoqueiros.
 
De acordo com o sindicato da categoria, a cidade conta com cerca de 300 profissionais que utilizam a motocicleta na realização do transporte de passageiros na zona urbana e rural do município. Neste primeiro momento, a subcoordenadora da Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, trabalha na formação das duas primeiras turmas composta por 30 motoqueiros em cada sala de instrução. A proposta é que já na próxima segunda-feira (02) tenha início as atividades pedagógicas com esses dois grupos.
 
Segundo o coordenador pedagógico da capacitação, Jacob Costa, além de Caicó, o curso também deve ser implantado no município de Currais Novos. Para isso, o Diretor-Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, esteve com os prefeitos das duas cidades para viabilizar uma parceria entre o Órgão Estadual e as Prefeituras, com o objetivo de oferecer gratuitamente a qualificação aos mototaxistas.

SÃO GONÇALO: SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA


A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, já iniciou a Campanha de Vacinação Anti-rábica que irá acontecer em todos os bairros e comunidades do município. Os técnicos estão atuando na zona rural com a imunização de cães e gatos de forma domiciliar.
 
Na zona urbana a distribuição das doses acontecerá no dia 14 de setembro, data que marca o Dia D de Vacinação Anti-rábica. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Soares, informou que serão instalados 22 pontos de vacinação no município, inclusive na sede da coordenação, Rua Poti Cavalcante, ao lado da Delegacia de Policia Civil, das 8h ás 17h. As informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3278-3470 .
 
No ano de 2012, a Vigilância Estadual em Saúde reconheceu o excelente trabalho e desempenho de São Gonçalo do Amarante que foi o único município da Grande Natal a alcançar 92% do número de caninos vacinados. Paralelo a esse trabalho a vigilância fez um inventário da população animal e atualizou o cadastro existente que passou de 11 para 15 mil.
 
A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus. A melhor forma de prevenir é com a vacinação. A campanha foi iniciada em 13 de agosto e vai até 14 de setembro. A meta é vacinar 80% dos 15 mil animais no município, sendo 12 mil cães e 3 mil felinos.

HENRIQUE RECEBE PREFEITOS DE TIBAU DO SUL E SANTA CRUZ

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira 28, os prefeitos de Tibau do Sul, Valdenício Costa, e de Santa Cruz, Fernanda Costa. A prefeita estava acompanhada do deputado estadual Tomba Farias (PSB). O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Tibau do Sul, Valmir Costa, também participou do encontro. Na reunião, os prefeitos pediram o apoio de Henrique Alves para projetos de abastecimento e saneamento dos dois municípios em tramitação na Fundação Nacional de Saúde.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MINISTRO EDSON LOBÃO DISSE QUE QUEIMADA NO PIAUI CAUSOU APAGÃO NO NORDESTE

O ministro da minas e energia, Edson Lobão disse agora  a pouco que a falta de energia na região Nordeste foi em virtude de uma queimada que aconteceu no estado do Piaui.
 
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas.
 
Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema. O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.

VIVALDO FAZ PLEITOS PARA MELHORAR A SEGURANÇA DO SERIDÓ

Preocupado com a onda de violência no Seridó o deputado Vivaldo Costa encaminhou a governadora Rosalba Ciarlini, bem como, ao secretário da Segurança Pública Aldair da Rocha e ao Comandante Geral da Polícia Militar Cel. Francisco Araújo, para que aumente o efetivo militar da cidade de Caicó. O Papa Jerimum pediu ainda para que seja implantada uma nova base fixa de policiamento, para ampliar a efetiva segurança da maior cidade do Seridó.
 
“O que venho solicitar é que seja realizado o aumento do efetivo policial militar bem como a implantação de uma nova base fixa de policiamento para atender à demanda da área urbana. Antes o nosso Seridó era considerado pacato, mas infelizmente até a violência se globalizou e chegou a todos os lugares. Isso nos preocupa”, defendeu Vivaldo.

LADEIRA ABAIXO

Apesar de ocupar o governo do estado e a prefeitura de Mossoró, o DEM vem despencando ladeira abaixo. A governadora Rosalba Ciarlini beirando a casa dos 90% de rejeição e a prefeita de Mossoró Claudia Regina  já foi cassada duas vezes e volta por força de liminar, e não sabe se terá folego para concluir o mandato.

PMDB VAI PRESSIONAR O PT POR APOIO EM 2014

Em troca de reeditar aliança com a presidente Dilma em 2014, o PMDB decidiu colocar a faca no pescoço do governo para obter apoio do PT na disputa aos governos estaduais em 2014. Em reunião da Executiva Nacional do PMDB ontem, a cúpula contabilizou 20 pré-candidatos do partido a governador e concluiu que a fragilidade da presidente petista, após queda nas pesquisas e crise com Legislativo, facilita negociações.

ROSALBA VAI DISPUTAR A REELEIÇÃO

O desgaste nas ruas e o abandono dos aliados políticos, não intimida a governadora Rosalba Ciarlini-DEM, segundo o deputado estadual Leonardo Nogueira-DEM, a governadora tem dito aos partidários que não abre mão de disputar a reeleição.

AL REDUZ RECESSO PARLAMENTAR

A Comissão de Constituição e Justiça-CCJ da assembleia legislativa aprovou a redução do recesso parlamentar.
 
A matéria é de iniciativa da mesa diretora e segue o que já é aplicado em outras nas casas legislativas. Além desse Projeto, também foi aprovada na CCJ a Proposta de Emenda Constitucional que prevê a alteração do texto da constituição estadual que trata das datas do recesso dos deputados estaduais do Rio Grande do Norte.
 
Os projetos serão encaminhados para votação do Plenário da Casa. Com a mudança, o recesso dos parlamentares no mês de julho será entre os dias 18 e 31. Em dezembro, essa suspensão temporária de atividades será entre os dias 22 até 2 de fevereiro. Atualmente, o recesso acontece entre os dias 1º e 31 de julho e entres os dias 15 de dezembro a 15 de fevereiro.

PR VAI DISCUTIR APOIO AO GOVERNO ROSALBA

O PR agendou para 12 de Setembro a reunião dos seus líderes no estado para discutirem a relação do partido com o governo Rosalba, é provável que o deputado federal João Maia presidente estadual da legenda, trilhe o mesmo caminho do aliado Henrique Alves do PMDB, pule fora do barco de Rosalba, que está a deriva.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO INCENTIVA AGRICULTURA FAMILIAR


A Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário de São Gonçalo do Amarante está dando continuidade ao trabalho do corte de terra oferecido aos pequenos produtores do município. Por meio da parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), dentro do Programa Brasil sem Miséria, vem beneficiando cerca de 400 agricultores familiares.
 
O corte de terra ocorre anualmente, mas dependendo da necessidade do pequeno agricultor pode ser solicitado em qualquer outra data, desde que seja feita através da Secretaria Municipal de Agricultura e já esteja cadastrado no sistema. O trabalho de corte de terra é acompanhado pelo fiscal de campo (técnico agrícola), que avalia, instrui e pode cadastrar novos agricultores.
 
Após o trabalho das máquinas, os proprietários das terras recebem 10 kg de semente de milho para que possa ser plantada. “O objetivo do corte de terra nesse período do ano é de incentivar a agricultura familiar do município, aumentando a renda dos agricultores locais e garantindo a fixação do homem do campo”, declarou Leonardo Medeiros, secretário municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário.

FEIRA CULTURAL ACONTECE NA PRAÇA DAS FLORES EM PETROPÓLIS

A 6ª edição da Feira de Artes de Petrópolis, que será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, às 10h, na Praça das Flores, fechou a programação de expositores com exposição de pinturas, artesanatos em tecidos, produtos fitocosméticos confeccionados com algas marinhas, peças de murano, pedras preciosas, pinturas em madeira de demolição, customização de móveis, cerâmicas, obras de artes antigas em cristal, mobílias antigas, imagens sacras, peças de brechó, flores e plantas ornamentais e vários antiquários.
 
43 expositores nas mais diversas tipologias culturais vão tornar o ambiente mais aprazível, os visitantes terão música ambiente durante todo o período de realização da Feira. No final da tarde algumas apresentações de grupos folclóricos, lembrando que agosto é o mês do folclore”, disse a coordenadora. “Encerrando as atividades do sábado haverá a apresentação do Grupo Musical ‘4Cantos’, com repertório variado de MPB”, completou a coordenadora do evento Graça Queiroga.
 
A feira conta com produção cultural do jornalista Toinho Silveira e o apoio operacional da Prefeitura de Natal, por meio de vários setores da Semsur, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte via Secretaria de Turismo e Fundação José Augusto, entidades de classes como SEBRAE e SESC e de empresas privadas como Água Mineral Cristalina, Shopping Cidade Jardim e a Construtora Huzbun.

HENRIQUE APOIA PROJETOS DAS PREFEITURAS DE PILÕES E TABULEIRO GRANDE


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira 27, os prefeitos de Pilões, Dr. Chagas Oliveira, e de Taboleiro Grande, Klébia Bessa. Eles apresentaram os projetos de saneamento básico para as duas cidades do oeste potiguar, ambos em tramitação na Fundação Nacional de Saúde.
 
O deputados estadual, Gustavo Fernandes-PMDB intermediou a reunião. Henrique Alves adiantou que as propostas estão na fase final de análise pela Funasa. A prefeita de Taboleiro Grande também propôs a construção de uma área de lazer na entrada da cidade. Já Dr. Chagas busca recursos para a construção de um novo prédio para o hospital de Pilões.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CÂMARA DE SÃO GONÇALO ACABA COM RECESSO DO MEIO DO ANO

A câmara municipal de São Gonçalo, aprovou proposta de emenda a lei orgânica do município e ao regimento interno da casa, que caba com o recesso do meio do ano naquela casa legislativa.
 
O autor da proposta, vereador Alexandre Cavalcanti-PMDB disse que é preciso as casas legislativas brasileiras se adequarem ao novo momento que vive o Brasil,  o trabalhador goza apenas de um período de férias, então não é justo que nós parlamentares tenhamos o privilégio de dois períodos.
 

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO E IFRN OFERECEM CURSOS DE CAPACITAÇÃO

A prefeitura de São Gonçalo, através do CIESGA e o IFRN ( PRONATEC ) estão oferecendo 235 vagas para cursos de capacitação nas seguintes áreas: Operador de computador, língua brasileira de sinais, inglês básico, eletricista instalador, pedreiro ( revestimento em argamassa ), agente de limpeza, operador de computador (T3), agente de limpeza de aeronaves e almoxarife.
 
Além dos diplomas os participantes receberão uma ajuda de custo durante a realização dos cursos, os interessados devem procurar o IFRN munido dos documentos.
 
Informações através do telefone 3278-3421

ROSALBA NA COMPANHIA DE GREVISTAS


Apesar do distanciamento dos aliados a governadora Rosalba, não ficou solitária, ela continua com a companhia dos grevistas que acamparam em frente a residência oficial.

WILMA CONVIDA O PMDB PARA O BLOCO OPOSICIONISTA

A vice prefeita do Natal, Wilma de Faria-PSB, não perdeu tempo, bastou o PMDB entregar os cargos no governo Rosalba, que ela já expressou a vontade de ter o partido comandado por Henrique a seu lado nas eleições de 2014.

MONTE ALEGRE: LIMINAR GARANTE RETORNO DE PREFEITO

Por força de uma liminar os prefeito de vice de Monte Alegre, Severino Rodrigues e Kleber Maciel retornam aos cargos.
 
Severino fica no cargo até o julgamento do mérito.

PMDBISTAS ENTREGAM CARGOS NO GOVERNO

Insatisfeitos com os rumos da administração no estado, indicados do Ministro Garibaldi Alves Filho a ocuparem cargos no governo Rosalba estão pedindo exoneração. O secretário estadual de Trabalho e Ação Social, Luiz Eduardo Carneiro, o presidente da Fundac, Getúlio Barbosa e o diretor da Potigás, Fernando Dinoá, estiveram com a governadora e colocaram seus cargos à disposição.

DETRAN/RN PREPARA SEMANA NACIONAL DO TRANSITO

A Coordenadoria de Educação e Fiscalização do Detran/RN vem realizando reuniões, na sede do Departamento,  para definir a programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.
 
A novidade deste ano é a integração das ações da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado durante a semana. Nesse período, as instituições públicas que atuam no trânsito estadual e municipal vão elaborar ações conjuntas direcionadas a conscientização do cidadão que se encontra inserido no tráfego de veículo automotor, seja como condutor ou pedestre.
 
As reuniões contam com as participações de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana do Natal, da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN e da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

FATIMA ACOMPANHA NEGOCIAÇÕES DE GREVISTAS COM O GOVERNO DO ESTADO

A deputada federal Fátima Bezerra-PT priorizou a agenda desta segunda-feira 26 para contribuir com os processos de negociações entre os sindicatos dos professores e da Policia Civil com o Governo do RN. Categorias encontram-se em greve.
 
A deputada esteve no início da manhã na assembleia do SINTE, realizada na Escola Estadual Winston Churchill.
 
Em seguida, a petista se dirigiu até a sede da secretaria estadual de Educação com uma comissão representativa do SINTE, onde foram recebidos pelo secretário-Adjunto Joaquim Oliveira.
 
“Renovei o apelo para que o governo Rosalba avance no que diz respeito a apresentar propostas concretas que venham de encontro às reivindicações mais que legítimas dos meus companheiros trabalhadores em educação”, reiterou a deputada Fátima que tem participado intensamente como intermediadora no processo de dialogo entre a secretaria estadual de Educação e o SINTE.
 
Após duas horas de audiência, Fátima se dirigiu à Governadoria para acompanhar uma comissão dos policiais civis e servidores do ITEP em reunião com o secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado.
 
“A convite do SINPOL participei da reunião junto com a comissão da Assembleia Legislativa liderada pelo presidente Ricardo Motta, e os deputados Fernando Mineiro, Larissa Rosado, Márcia Maia, Getúlio Rêgo e Raimundo Fernandes, para contribuir também com a luta dos policiais civis e servidores do ITEP. Fizemos o apelo para que o governo do RN apresente, de fato, alternativas para que se chegue a um consenso”, reforçou a deputada.

HENRIQUE CONVOCA PMDB PARA REUNIÃO

O presidente do Diretório Regional do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, convocou a Executiva Estadual do partido para uma reunião extraordinária. A reunião está marcada para as 15:00 da próxima sexta-feira 30. O encontro, na sede do PMDB, em Natal, terá pauta única. Os dirigentes do PMDB vão discutir a relação política do partido com o governadora Rosalba Ciarlini.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ROSALBA: ASCENSÃO E QUEDA

Dona de uma ascensão politica capaz de causar inveja a muitos políticos do estado a  governadora Rosalba Ciarlini-DEM, está provando o gosto amargo da rejeição, e não é somente da população, os partidos que ajudaram a Rosa a chegar o governo, jogaram a toalha, inclusive o seu, o DEM, os aliados dizem que não há mais nada a fazer.
 
Nestes três anos o governo não foi capaz de executar um projeto sequer aproveitando as potencialidades do estado, como, Turismo, Minérios, Turismo e Energia. Acrescentando-se a isso o fato que os serviços essenciais, saúde, educação e segurança não funcionam.
 
A verdade é que Rosalba que tinha tudo para transformar o estado numa vitrine da administração do DEM, não fez, e decepcionou a maior liderança do partido no estado o senador José Agripino.

MESMO FORA DA POLITICA CONSELHEIRO POTI JÚNIOR É CITADO EM PESQUISA

Atento as informações o blogueiro Dudé Soares, postou que de acordo com a pesquisa realizada pela consult o ex deputado estadual Poti Júnior, hoje conselheiro do TCE, estaria reeleito, o povo  não esqueceu do ex deputado que mesmo fora da politica, foi citado na pergunta espontânea.

PMDB PODE APOIAR NOME DO PR PARA O GOVERNO

O senador ministro Garibaldi Alves Filho-PMDB usou o microfone da rádio Cabugi do Seridó, para reafirmar que não é candidato a governador, e que não vai ceder a pressão de aliados, ele  disse ainda que tem orientando o filho, o deputado estadual Walter Alves, a não aceitar uma candidatura ao governo do estado pelo menos agora em 2014.
 
Como a aliança entre PMDB e PR vem dando certo, é provável que diante entendimentos políticos o PR indique o candidato ao governo do estado,  e como em 2014 o aeroporto de São Gonçalo está em funcionamento, essa candidatura poderá decolar a partir dali.

BANCADA DO PMDB NA AL DEFENDE ROMPIMENTO

A bancada do PMDB na assembleia legislativa defende em caráter de urgência o rompimento do partido com o governo Rosalba Ciarlini-DEM, o deputado Gustavo Fernandes  disse que a tempo escuta as reclamações do povo.

TROCA TROCA DE LEGENDAS

Pelo menos 4 deputados estaduais e um federal ainda lutam na justiça eleitoral para mudarem de partido sem perderem os mandatos, na assembleia legislativa, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes-PMN, Fábio Dantas-PHS e Ezequiel Ferreira-PTB, aguardam a decisão da corte eleitoral.
 
Já o deputado federal Betinho Rosado tem a situação mais complicada, o DEM, avisou que não libera o parlamentar.

sábado, 24 de agosto de 2013

SÃO GONÇALO PARTICIPA DA CAMPNAHA DE MULTIVACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante informa que neste sábado 24 acontece o Dia de Multivacinação. A campanha vai reforçar o número de crianças imunizadas e pretende garantir a atualização do cartão de vacina.
 
A SMS comunicou ainda que unidades básicas de saúde e os postos estarão abertos das 8h às 17h e terá todas as vacinas do calendário básico a disposição dos usuários. Os pais ou responsáveis das crianças de 0 a 5 anos de idade poderão se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência.
 
A vacinação deste sábado vai abrir a campanha que segue até o próximo dia 30 em todo o Brasil. Os técnicos da saúde alertam aos pais ou responsáveis para levar o cartão de vacina.

NATAL SEGURO

Dois meses depois de assumir compromisso com os empresários do comércio de Natal para implantação de um sistema de videomonitoramento das áreas comerciais da capital potiguar, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou na noite desta sexta-feira 23, da assinatura do convênio entre o Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Justiça para implantação de 67 câmeras de segurança na Cidade Alta, Alecrim, Igapó, Petrópolis e Ponta Negra.
 
O projeto de R$ 6 milhões foi uma reivindicação da Federação do Comércio e contou com o apoio do deputado Henrique Alves, que levou o pleito dos empresários ao ministro José Eduardo Cardozo. O ministro ressaltou o esforço de Henrique Alves para assegurar os recursos dentro do programa Brasil Mais Seguro, outra conquista do presidente da Câmara dos Deputados para o Rio Grande do Norte.

BANCADA FEMININA PROPÕE CAMPANHA PARA FILIAÇÕES DE MULHERES

A coordenadoria da bancada feminina e as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado Federal entregaram à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, uma proposta de campanha de filiação suprapartidária de mulheres, que deverá ser lançada no mês de setembro.
 
A proposta de campanha foi elaborada pelas deputadas Rosane Ferreira-PV/PR e Sandra Rosado-PSB e contempla diferentes ações de comunicação que serão realizadas em parceria com o TSE e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).
 
O objetivo das parlamentares é aumentar a participação feminina nos partidos políticos e conscientizar dirigentes partidários da importância do lançamento de candidatas mulheres às eleições de 2014, não apenas para preencher a cota de 30% determinada pela legislação eleitoral.
 
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% em relação ao número de cadeiras na Câmara dos Deputados. No mesmo ano, para o Senado Federal, foram eleitas 7 senadoras e 47 senadores, ocupando apenas 12,96% das vagas disponíveis no pleito.

PESQUISA: WILMA LIDERA

Nesta sexta feira 23, a Band divulgou resultado da pesquisa realiza pela Consult, a ex governadora Wilma de Faria-PSB lidera a corrida sucessória com 39,65% das intenções de votos, em seguida empatados tecnicamente aparecem o vice governador Robinson Farias-PSD e o deputado estadual Walter Alves do PMDB com 10.71% e 9.76%, respectivamente.
 
Na disputa para o senado 23.35%dos entrevistados  preferem a deputada Fatima Bezerra-PT.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CONSTEL E CAIXA REALIZAM FEIRÃO NESTE FINAL DE SEMANA

A Constel realiza neste final de semana, dias 24 e 25, o 1º Feirão do Preço Honesto Caixa/Constel. Com facilidades para obtenção do crédito e diferenciais no financiamento, o evento será o primeiro feirão imobiliário exclusivo com uma Construtora da Caixa Econômica Federal no estado, e acontecerá no stand de vendas do residencial Green Life Mor Gouveia, localizado na avenida Capitão Mor Gouveia, próximo a Rodoviária. Na ocasião, a Constel disponibilizará unidades prontas dos residenciais Amintas Barros e Sírius, e também apresentará ao público seu mais recente lançamento, o Green Life Mor Gouveia.
 
São esperadas mais de mil pessoas para o 1º Feirão do Preço Honesto Caixa/Constel. As grandes novidades, além das vantagens de preço, serão as facilidades de negociação, com linhas de financiamentos Caixa diferenciadas, podendo ser financiado até 100% do imóvel, aprovados na hora e, em alguns casos, com máxima agilidade na entrega, já que parte das unidades está pronta para morar.

Serviço

1º Feirão do Preço Honesto Caixa/Constel Local:
Stand de vendas do residencial Green Life Mor Gouveia - Avenida Capitão Mor Gouveia, próximo a Rodoviária.
Data: 24 e 25 de agosto de 2013
Horário de Atendimento:
Sábado – das 08h às 20h;
Domingo - das 09h às 18h

SÃO GONÇALO: CONFIRA A RODA DESTE FINAL DE SEMANA DO CAPEONATO DE FUTEBOL

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e a Liga Desportiva de São Gonçalo do Amarante divulgaram nesta quinta-feira 22 a rodada de jogos do próximo final de semana pelo Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Serão 12 partidas em quatro categorias. A movimentação nos gramados do município começa na manhã do sábado 24 e vai até a tarde do domingo 25.
 
Confira as partidas.
 
Sábado 24/08/2013 (Manhã): Sub/16 Masculino
Centro – Projeto Didi Gol x Nacional
Uruaçu – Olaria FC x Projeto Maçaranduba
P. dos Coqueiros – EC Vitória x Projeto Jeito Muleke
 
Sábado 24/08/2013 – (Tarde): Titulares/Aspirantes
Bela Vista – Bonsucesso x Estrela de Ouro
Guanduba – Náutico x União FC (Pajuçara)
Uruaçu – Olaria FC x Criciúma
Domingo 25/08/2013 – (Manhã): Master
Guanduba – Potengi x Nova Zelândia
Centro – Sarna x Campinense
Centro – Esporte CSG x Servidores
Domingo 25/08/2013 – (Tarde): Titulares/Aspirantes
Maçaranduba – Esperança x Canarinho
Poço de Pedra – Independente x Vila Nova
Maçaranduba – Santos x São Paulo

HENRIQUE CONHECE OBRA DOS SALESIANOS EM NATAL

Ex-aluno salesiano em Natal-RN, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, conheceu as dependências do Centro Educacional Dom Bosco, situado no Conjunto Gramoré, na Zona Norte da cidade. Ocupando uma área de 21 mil metros quadrados, sendo 4.500 de área construída, o Centro realiza importante obra social, atendendo a uma clientela de 1.100 alunos jovens e adultos em cursos profissionalizantes e 800 crianças num projeto de “Convivência e Fortalecimento de vínculos”.
 
Acompanhado pelo deputado estadual Hermano Morais, Henrique foi recebido pelo diretor do estabelecimento, padre Francisco Cibin, e membros de sua equipe, como o irmão Diógenes Saraiva e os padres Luís Sampio e Giácomo Begni. Percorrendo as diversas dependências do estabelecimento, Henrique conheceu suas 15 salas de aulas, o auditório para 200 pessoas, o mini-auditório com 45 lugares, três laboratórios de informática, refeitório para 200 pessoas e cozinha industrial.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DETRAN MARCA PRESENÇA NO PROJETO JUSTIÇA NA PRAÇA

A equipe de Educação de Trânsito do Detran/RN vai desenvolver atividades durante todo esta sexta-feira 23, na Praça Aluízio Alves, em Parnamirim.
 
A ação ocorrerá durante a 32º edição do projeto Justiça na Praça, evento em que o Departamento terá um stand próprio. “Além de distribuirmos material de cunho reflexivo e educativo, os quatro técnicos vão orientar em relação aos demais serviços, como os relativos ao registro de veículos e retirada de habilitação, informando sobre procedimentos inerentes a estas áreas”, falou a subcoordenadora de Educação do Detran/RN, Lígia Fagundes.
 
Em 31 edições, o Justiça na Praça totaliza mais de 420 mil atendimentos desde 2007, quando foi iniciado. Segundo o Tribunal de Justiça, são aguardadas mais de 60 mil pessoas, que vão ter à disposição os serviços de 60 instituições. O projeto é considerado a segunda melhor prática do Judiciário no Brasil, segundo avaliação do Conselho Nacional de Justiça.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO REALIZA REGULARIZAÇÃO DE RUA DO SANTA TEREZINHA

Atendendo a solicitação dos moradores do bairro Santa Terezinha, em São Gonçalo do Amarante, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando a regularização das ruas. As máquinas começaram os trabalhos na última terça-feira 20 e vão continuar na área até que todos os logradouros estejam em condições de trafegabilidade.

SERRA VAI DISPUTAR PRÉVIAS DO PSDB

Sem espaço no PSDB e sem ter conseguido filiação em outra legenda para disputar a presidência da republica, José Serra anunciou que vai disputar  como o senador Aécio Neves as previas que escolherão o candidato tucano a presidência nas eleições de 2014. 

AUMENTO DE PENA PARA ABANDONO DE INCAPAZ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou Projeto da deputada federal Sandra Rosado-PSB que aumenta a pena prevista no Código Penal  para o crime de abandono de incapaz quando o agente for companheiro da vítima.
 
Atualmente, o Código Penal prevê o agravante para o crime de abandono de incapaz cometido por ascendente, descendente, cônjuge, irmão, tutor ou curador da vítima. Nesse caso, a pena – que pode chegar a 12 anos de reclusão se a vítima morrer – é ampliada em um terço. A proposta inclui o companheiro na lista de agravantes.

EZEQUIEL FERREIRA COBRA MELHORIAS NA EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA PARA MACAIBA

Na Assembleia Legislativa, de volta após se recuperar de uma cirurgia, o deputado Ezequiel Ferreira voltou a cobrar do Governo do Estado, melhorias para Macaíba, na Grande Natal. Ele protocolou requerimentos onde mostra a falta de professores e do transporte escolar para atender alunos da Rede Estadual de Ensino.
 
“Alunos das Escolas Estaduais Alfredo Mesquita Filho, Dr. Severiano e Auta de Souza estão sendo prejudicados com a falta de professores e do transporte escolar, que o Governo do Estado ainda não enviou os recursos. Os alunos já realizaram até um protesto e o fato vem repercutindo em Macaíba”, afirmou.
 
O deputado Ezequiel também solicitou a Secretaria de Infraestrutura do Estado que firme convênio com a Prefeitura de Macaíba para pavimentação de ruas no bairro “Recreio do Trevo”. Ele mostrou a dificuldade da população, principalmente quando enfrenta o período chuvoso. “O povo do Recreio do Trevo merece uma qualidade de vida melhor. Espero que o Governo tenha sensibilidade e atenda esse pleito”, disse.

PREFEITURA E IFRN LANÇAM PROITEC EM SÃO GONÇALO


Aconteceu na manhã desta quarta-feira 21, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus de São Gonçalo do Amarante, o lançamento do PROITEC, aulões preparatórios para o processo seletivo da instituição. O prefeito, Jaime Calado, ao lado do vice-prefeito, Poti Neto, o diretor local do IFRN, Carlos Guedes, o coordenador de extensão do IFRN, Fernando Freire, a secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, o secretário de Educação, Abel Neto, além dos vereadores Eraldo Paiva, Valda Siqueira, Edson Arcanjo (Nino), Arlete Paiva e Rayure Protásio, alunos de escolas municipais, diretores e secretários. A Banda Municipal, comandada pelo maestro Aldo correia, esteve presente ao evento animando os convidados e executando o Hino Nacional.
 
O Programa de Iniciação a Tecnologia (PROITEC) é um projeto do Governo Federal que existe desde 1977. Em São Gonçalo, a parceria acontece entre o IFRN e a Prefeitura Municipal, através da iniciativa da Secretaria de Assuntos Extraordinários, em conjunto com a Secretaria de Educação. O PROITEC tem como objetivo preparar os estudantes da rede municipal para o ingresso no ensino técnico, bem como permitir que alunos de classes menos favorecidas tenham acesso aos conhecimentos necessários para participar da seleção. No PROITEC de São Gonçalo os professores do instituto vão trabalhar no suporte pedagógico e na troca de experiência com os professores de Língua Portuguesa e Matemática do Município.
 
Mada Maia Calado, secretária para Assuntos Extraordinários, falou da importância do projeto e da felicidade de presenciar o evento. “Estou muito feliz por esse projeto pioneiro em São Gonçalo. A oportunidade está sendo oferecida através desses aulões. Quero parabenizar a todos que estão nos apoiando nessa missão de preparar os jovens saõgonçalenses para um futuro que está batendo a nossa porta” declarou.
 
O gestor municipal, Jaime Calado, encerrou o evento falando dos benefícios que o IFRN trouxe ao município e do orgulho de termos um dos institutos federais mais completos do Brasil. “Em todas as entrevistas eu digo que o IFRN é uma benção para São Gonçalo e não me canso de dizer. Temos a unidade que mais cresce, começou com 10 salas de aulas e estão sendo construídos mais 17, a biblioteca será uma das mais modernas, está para ser inaugurado o laboratório de rede de computadores de ponta. Queremos levar a educação ao máximo de pessoas. Esse ano já foram ofertados mais de 30 cursos e quando termina uma turma já tem inicio outra. Estamos dando um salto de qualidade incrível na educação através das parcerias com o IFRN. Os alunos são peças fundamentais, estamos aqui em função de vocês que são a esperança e orgulho de seus pais e país, estamos investindo em vocês” finalizou.

HENRIQUE RECEBE PREFEITOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete os prefeitos de Brejinho, Fernando Pedroza e São Bento do Trairi. Eles solicitaram o apoio do deputado para projetos em andamento nos ministérios da Saúde e Integração Nacional.
 
A prefeita de Brejinho, Dra. Ivete Matias, apresentou um projeto de saneamento básico para o município. A proposta já tramita na Fundação Nacional de Saúde. Durantre o encontro os deputados João Maia e George Soares reforçaram o pleito da prefeita.
 
A prefeita de são Bento do Trairi, Kali Ramalho, também esteve com o presidente da Câmara dos Deputados. Ela argumentou que o município ainda enfrenta a Doença de Chagas e precisa erradicar 40 casas de taipa. O projeto será apresentado na Fundação Nacional de Saúde.
 
Já o prefeito de Fernando Pedroza, Daniel Pereira, solicitou ao deputado Henrique Alves apoio para o abastecimento do distrito de Pelo Sinal com 250 famílias. Ele propôs a construção de um ramal de 9 quilômetros da adutora Sertão Central Cabugi. O prefeito também apresentou o projeto da barragem de São Vicente, no rio Pataxó, no valor de R$ 2,4 milhões.

VIVALDO COSTA DIZ QUE FALTA DE ÁGUA NO INTERIOR É PREOCUPANTE

Todo mundo tem que estar atento para a situação da falta de água no interior do Estado. Esse foi o alerta dado  pelo deputado Vivaldo Costa-PR em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa.
 
“A situação é muito preocupante. Hoje 138 cidades do Rio Grande do Norte estão sendo abastecida por caminhão pipa. É realmente dramática a situação e de acordo com as previsões dos meteorologistas, nos próximos cinco anos a chuva será irregular”, afirmou. Vivaldo disse ainda que o Seridó é a região que mais está sofrendo com a falta de água. Segundo ele, o Itans, o maior reservatório da região só está com 18 % da sua capacidade de armazenamento. Passagem das Traíras, só conta com 8 e Cruzeta com apenas 6%.
 
De acordo com o deputado, é preciso que a secretaria de Recursos Hídricos coloque em funcionamento os poços tubulares que já foram perfurados e conserte os equipamentos danificados de poços antigos.
 
“Sugiro à Assembleia Legislativa que faça uma agenda positiva para fazer visitas aos açudes públicos e privados da Região, quando da realização da Assembleia Itinerante em Caicó, no próximo mês para constar essa situação. Hoje o maior problema do interior é a falta de água e essa situação tende a piorar a cada mês que passa”. Vivaldo foi aparteado pelo seu colega Getúlio Rêgo-DEM para afirmar que no Oeste, em escala menor, o abastecimento é preocupante. “Em Pau dos Ferros o abastecimento está muito precário. A água não tem qualidade para consumo humano. Precisamos do suporte do governo federal para resolver esse problema”, disse.

FATIMA LUTA PELO FIM DA GREVE DOS PROFESSORES NO ESTADO

A pedido da deputada federal Fátima Bezerra-PT, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira 21 uma Moção em apoio à greve dos professores do Rio Grande do Norte.
 
A ação também faz apelo para que o governo do Estado avance nas negociações, com vista à superação do impasse.
 
O texto será assinado pelo presidente da Comissão, deputado Gabriel Chalita-PMDB/SP, e encaminhado para a governadora, à Secretária de Educação do Estado e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTERN).

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TOMA-LÁ-DÁ-CÁ DO PMDB CUSTOU 12 MILHÕES

Deu na coluna de Claudio Humberto
 
 
Diante da ameaça do Congresso de votar vetos bomba, cuja derrubada impactaria as contas do governo, a presidenta Dilma prometeu liberar – até a segunda quinzena de setembro – mais R$ 6 milhões em emendas parlamentares a cada deputado do PMDB. O líder Eduardo Cunha (RJ) enviou ofício avisando a bancada da remessa de dinheiro que, com os R$ 6 milhões já liberados, alcançarão R$12 milhões em tempo recorde.

PESQUISA APONTA JOSÉ ROBERTO ARRUDA COMO FAVORITO NA DISPUTA PELO GOVERNO DE BRASILIA

Pesquisa realizada pelo IBOPE em Brasília indica que o ex governador cassado José Roberto Arruda, venceria o pleito para o governo do distrito federal nas eleições de 2014, e vence com folga. 

KELPS COBRA DO GOVERNO AÇÃO PELOS DESEMPREGADOS DE SÃO PAULO DO POTENGI

O deputado Kelps Lima cobrou  na Assembleia Legislativa que o Governo do Estado intervenha para amenizar a crise que se abateu abruptamente na economia de São Paulo do Potengi, onde 457 funcionários de uma indústria de castanhas (Iracema) foram demitidos por causa da má situação financeira da empresa. Kelps explicou que questão não é apenas econômica.
 
“Trata-se de uma questão social, pois os salários dos empregados representavam R$ 600 mil todos os meses na economia do município, mais do que o próprio Fundo de Participação (FPM) recebido pela Prefeitura. Então, imagine o tamanho do desespero que se abateu sobre toda a cidade, tanto nos 457 funcionários e suas famílias, quanto dos pequenos negócios que sobreviviam no entorno desses trabalhadores!?” Kelps defendeu que o Governo do Estado não fique assistindo de camarote a tragédia econômica de São Paulo do Potengi. Ele acha que o Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem o dever de estudar saídas que amenizem a crise.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO INICIA OPERAÇÃO TAPA BURACOS NA RN 160


A Secretaria de Infraestrutura da São Gonçalo do Amarante iniciou na manhã desta quarta-feira 21 o trabalho de tapa buracos nos pontos críticos ao longo da RN 160. Mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura Municipal a medida foi tomada para atender a solicitação de motoristas e da população do município e ainda evitar acidentes ao longo do perímetro urbano da rodovia.
 
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Alessandro Gaspar, a recomposição do asfalto está sendo realizada de forma emergencial, pois o desgaste da pavimentação em alguns trechos da RN 160 estava provocando transtornos e colocando em risco a vida de quem trafega pelo local.
 
Alessandro informou também que o município já iniciou um novo processo licitatório para o trabalho de tapa buracos em outros pontos das comunidades de São Gonçalo que foram danificados pelas chuvas.

HENRIQUE RECEBE MÉDICO E EMPRESÁRIOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta terça-feira 20 com várias categorias profissionais que defendem a derrubada dos vetos da presidente Dilma Russeff aos projetos que tramitaram no Congresso Nacional, entre eles o que define o Ato Médico, que levou 11 anos para ser aprovado. Outra matéria vetada foi a que extingue a multa adicional para o FGTS, aplicada aos empregadores que demitem sem justa causa.
 
Na reunião com representantes da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara explicou que, pelo acordo de líderes, da Câmara e do Senado, somente os vetos que estão trancando a pauta de votações do Congresso Nacional serão votadas inicialmente. A data mais provável para votação do veto ao projeto de lei que acaba com a multa adicional de 10%, aplicada ao empregador, em caso de demissão sem justa causa é 17 de setembro.
 
Representaram a Fecomércio, o vice presidente, Francisco Denerval de Sá; George Ramalho, do Sindicato do Comércio Varejista; Manoel Etelvino, da Associação dos Supermercados e Emídio Melo e Antônio Sales, do Sindicato dos Postos de Combustíveis e Derivados.
 
Já os médicos oftalmologistas pediram a derrubada do veto ao projeto de lei do Ato Médico. Entre os 10 vetos da presidente Dilma Rousseff, um tira dos oftalmologistas a exclusividade de prescrição de óculos e lentes intraoculares. Segundo o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Milton Ruiz, se o veto for mantido cria-se a profissão, não regulamentada no Brasil, de optometrista e a possibilidade da venda casada de óculos e de lentes por quem prescreve órteses e próteses. “Precisamos manter o ato de diagnosticar problemas oculares privativo dos oftalmologistas”, defendeu Ruiz.
 
Também participaram do encontro quatro oftalmologistas potiguares: Albert Dickson, presidente da Câmara Municipal de Natal; Marco Rey, Israel Monte e Breno Barth.

DETRAN E SEMOB PREPARAM INTEGRAÇÃO DE DADOS

Visando integrar as informações coletadas pelas instituições públicas que atuam nas notificações de acidentes de trânsito no âmbito Estadual, especialistas do setor de Estatística do Detran/RN realizaram  uma reunião com a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos. O assunto debatido foi a implantação de um setor de captação de dados no município que possa contribuir com informações destinadas ao Sistema de Informações Estatísticas de Acidentes de Trânsito (Siest) gerido pelo Departamento.
 
Durante o encontro, a técnica do setor de Estatística do Detran/RN, Francinésia Brito, ministrou informações sobre a implantação de uma área de estatística voltada para captar dados do trânsito. A apresentação apontou para a importância dessa ciência no direcionamento de políticas públicas que combatam as causas e reduzam o número de acidentes notificados no tráfego de veículos e pedestres.

GUSTAVO FERNANDES RECEBE REPRESENTANTES DA ADEPOL

O deputado estadual, Gustavo Fernandes-PMDB recebeu nesta terça- feira 20 em seu gabinete representantes da ADEPOL, entidade que congrega os delegados de policia, eles foram solicitar que o deputado interceda junto ao governo do estado no atendimento dos pleitos da categoria.

PREFEITO DE BARAÚNA ESTÁ SENDO JULGADO

O prefeito Isoares Martins-PR, de Baraúna, está com a “Espada de Dâmocles” sobre sua cabeça. O Tribunal Regional Eleitoral-TRE começou julgamento hoje de recurso que pode implicar em sua cassação e perda de direitos políticos por oito anos.
 
Depois de dois votos contra Isoares, a sessão foi suspensa o juiz Artur Cortez pediu vista do processo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

VIVALDO COBRA DO GOVERNO OBRAS DE ACESSO AO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

Os acesso do aeroporto de São Gonçalo vem causando preocupações na classe politica e empresarial do estado, agora quem levantou a voz foi o deputado Vivaldo Costa, que cobrou do governo o inicio imediato das obras.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO E SENAI OFEREM CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO PRONATEC

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), está ofertando junto com o SENAI, o curso de qualificação de pedreiro em alvenaria. A capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 
O Curso está sendo ministrado no Telecentro de Santo Antônio e conta com duas turmas, sendo 20 participantes em cada uma delas. As aulas foram iniciadas no último dia 29 de julho. Vale lembrar que no ano passado foram capacitadas através do Pronatec mais de 500 pessoas, e esse ano a Prefeitura de São Gonçalo Amarante pretende superar a meta de mil formandos.

PT: ERALDO PAIVA VAI TENTAR A REELEIÇÃO


Duas chapas estão inscritas para a disputa pela presidência estadual do PT, uma encabeçada pelo atual presidente o vereador de São Gonçalo, Eraldo Paiva e a outra pelo ex presidente Olavo Ataíde, a eleição acontece no dia 12 de Novembro.

HENRIQUE DISCUTE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, defendeu que o governo do estado busque a iniciativa privada para preparar e garantir recursos para projetos que tenham razoabilidade, sustentabilidade e planejamento estratégico. “Estamos cansados de ouvir que o estado tem muito potencial. Está na hora de partir para os projetos.”
 
Henrique também defendeu mais diálogo entre o empresariado e os órgãos ambientais com vista à superação dos gargalos que atravancam os investimentos. Segundo dados do Idema, há pelo menos 6 mil projetos aguardando licença ambiental no estado.
 
“Não é no mérito que nos desencontramos, mas na forma como dialogamos”, analisou. O estado, acrescentou, viveu o estresse da questão ambiental, que quase inviabilizou a atração de investimentos. “O Rio Grande do Norte não pode perder oportunidades por interpretações intransigentes.” O presidente da Câmara disse que, de todas as edições do seminário, esta é a mais importante. “Questões ambientais precisam ser vistas com cuidado pois são os principais gargalos do nosso desenvolvimento”.
 
Ainda segundo Henrique, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deve ficar atenta às reivindicações do Rio Grande do Norte, já que o estado está recebendo investimentos em diversas áreas econômicas, no setor público e no privado. “Todos os grandes investimentos passam pela questão ambiental: a Reta Tabajara, a barragem de Oiticica, a duplicação da BR-304 e o novo porto de Natal”, destacou.
 
A governadora Rosalba Ciarlini, esteve presente na abertura do evento. Ela atribuiu a conquista de investimentos à atual união do Rio Grande do Norte com a bancada federal. “Somente unindo forças, o RN pode mostrar todo seu potencial.” A governadora anunciou que ainda nesta semana vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa acelerar e melhorar a liberação das licenças.
 
A 18ª edição do seminário trouxe como tema “A indústria e as ideias sustentáveis”, com a participação de empresários e palestrantes de renome nacional, incluindo a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

KELPS E FÁBIO DANTAS PROPÕEM SESSÃO SOLENE PELO DIA DO BLOGUEIRO, 2 DE SETEMBRO

Os deputados Kelps Lima e Fábio Dantas encaminharam à Assembleia Legislativa proposta de sessão solene em homenagem ao Dia do Blogueiro, 2 de setembro.

“Por sugestão do blogueiro Marcos Pedroza, encaminhei para a Mesa Diretora o pedido para que seja realizada uma sessão solene para homenagear todos os blogueiros do Rio Grande do Norte. Acho que eles prestam um serviço social muito grande, disseminando a informação às pessoas que não tem acesso aos veículos tradicionais de imprensa”, explica o deputado Kelps. Segundo Kelps, os blogs, principalmente no interior do Estado, são os meios de comunicação mais vistos pelas comunidades mais distantes das grandes cidades.
 
“Os blogs levam as informações da atividade política à regiões distantes, democratizando o conhecimento sobre a vida contemporânea e dando oportunidade para que as pessoas avaliem melhor a qualidade dos governantes. Tenho informações de que o Rio Grande do Norte tem 500 blogueiros. Parabéns a todos pela capacidade de empreender na divulgação de notícias em benefício da coletividade. Solicito à Assembleia Legislativa que convide a todos. E mesmo aqueles cujo convite formal não lhes chegue às mãos, devem se sentir convidados”, disse o deputado.

SOB PRESSÃO DILMA LIBERA VERBAS DO ORÇAMENTO

Sob pressão dos partidos aliados e ameaça de derrotas no Congresso, o governo Dilma promove neste mês uma liberação inédita de verbas de interesse direto de deputados e senadores.
 
Apenas nos primeiros nove dias de agosto, as autorizações para despesas incluídas por congressistas no orçamento conhecidas como emendas parlamentares já atingiram o maior montante mensal do ano, com folga.
 
Enquanto sua popularidade estava nas alturas, até os protestos de junho, ela relegou a interlocução com o Congresso, agora  a realidade é outra o tombo nas pesquisas, fez com que a equipe que cuida de sua reeleição mudasse de estratégia.

ROSALBA FEDERAL

Com o alto índice de rejeição de seu governo, e sem perspectivas de recuperação, assessores da governadora Rosalba Ciarlini-DEM, estão orientado ela a renunciar o governo em Abril de 2014 para disputar uma cadeira na câmara federal.

DE CAICÓ VIVALDO FALA DO HOSPITAL DO SERIDÓ, PRÓ SERTÃO, POLITICA E CRITICA NELTER E O PREFEITO ROBERTO GERMANO


Entrevistado na Rádio Caicó, pelo radialista Sidney Silva, o deputado estadual Vivaldo Costa-PR. O Papa Jerimum falou sobre vários assuntos, como sua opinião sobre a municipalização do Hospital do Seridó, O Projeto Pro-Sertão, Assembleia Itinerante, a aproximação do PSB do PMDB, criticou o deputado Nelter Queiroz pelas recentes declarações desfavorecendo o Pro Sertão.
 
ASSEMBLEIA ITINERANTE E O PRO-SERTÃO “Vamos discutir na Assembleia Itinerante o Pro-Sertão, este projeto grandioso, que pretende gerar 20 mil empregos. Este é um pleito de todos os deputados. Temos que pensar grande ao invés de ficar pensando em coisa pequena. Iremos discutir todos os temas de interesse de Caicó e do Seridó. Faremos prestar uma homenagem ao senador Dinarte Mariz, e ao Senador Monsenhor Walfredo Gurgel. Vamos convidar o empresário Flávio Rocha que está disposto a implantar este projeto grandioso, que nasce de uma parceria do público-privado. Na assembleia cultural, vamos prestar um tributo a Dominguinhos, Luiz Gonzaga, reunindo vários sanfoneiros na Assembleia Itinerante.”, disse Vivaldo
 
RESPOSTA AS CRÍTICAS DE NELTER QUEIROZ Sobre as recentes declarações de Nelter Queiroz em comparar o Pro Sertão ao Gasoduto, prometido em anos anteriores ao Seridó, Vivaldo foi enfático: “O deputado Nelter está pensando pequeno, o Seridó não tem espaço pra pensar essa miudeza. Vamos pensar no Seridó, no Trairí, no Rio Grande do Norte. Nelter achava que esse projeto [Pro-Sertão] era algo somente do governo, e fez criticas gratuitas a João Maia, dizendo que quando João foi secretario de desenvolvimento falou muito do gasoduto, que iria trazer ao Seridó, e não deu em nada, disse que o povo do Seridó estava desacreditando dos políticos. Eu retruquei, elegantemente, e disse a Nelter que isso não é verdade porque o povo me deu onze mandatos como deputado e ele [Nelter] com o pai tem mais de dez mandatos. Se o povo não acreditasse nos políticos não teríamos continuado nossa luta em defesa do nosso estado. E falei que o Pro Sertão não é projeto de Rosalba, da FIERN, do SEBRAE, é sim um projeto da parceria. Quem pensou estrategicamente com a expansão das suas empresas foi Flávio Rocha e isso vai melhorar a economia do Sertão. É a nova redenção econômica para nossa região.

CARAVANA DO PT NO POTENGI

São Paulo do Potengi recebeu na tarde deste sábado 17 a caravana do PT em mais uma edição do “PT Debate o RN”. Seminário foi realizado no CEMTRAF e reuniu a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, o vice-prefeito de Ielmo Marinho, Francenilson, o vereador João Cabral, além das representações políticas de toda região do Potengi.
 
Fátima Bezerra fez um panorama geral sobre a conjuntura política nacional, ressaltou os avanços dos governos Lula e Dilma ao longo desses dez anos, o papel das manifestações sociais e as respostas do governo federal (pactos pela educação, mobilidade, responsabilidade fiscal, saúde, reforma política).
 
Presentes também o presidente do PT-RN, Eraldo Paiva, o secretário de Relações Institucionais Olavo Ataíde, além de representantes do partido na região.

sábado, 17 de agosto de 2013

HENRIQUE DISSE QUE O IDEAL É TRATAR SOBRE ELEIÇÕES EM 2014

O presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, afirmou que “ainda não está na hora” de definir nomes para a sucessão estadual em 2014.
 
“O ideal, destacou,  seria que todos os partidos deixassem para tratar de eleição em 2014”. No seu entendimento, as próprias dificuldades do momento indicam aos que tem responsabilidade política, não apenas no PMDB, mas também nas outras agremiações, que a hora é da união para ajudar a governadora Rosalba na construção das soluções que todos esperam. “Essas dificuldades, acentuou o presidente, não são apenas do Rio Grande do Norte. Estados em situação econômica privilegiada, portanto muito melhor do que a nossa, seus governantes também enfrentam problemas e buscam um pacto com as demais instituições, com a própria sociedade, visando construir as soluções.”
 
De acordo com Henrique, há problemas que ultrapassam os limites de cada Estado e se transformam em nacionais, em toda extensão de sua gravidade, como vemos todos os dias nos meios de comunicação, como são exemplo os casos da saúde, da educação, da segurança e da mobilidade urbana, principalmente. “Então, diante do que vemos, diante do que vivemos, o PMDB não pode agora, num quadro como este, voltar a sua atenção, voltar as suas preocupações para a próxima eleição.”
 
Henrique assinalou que só no final de outubro, deverá encomendar uma pesquisa qualitativa para saber qual a visão que o Rio Grande do Norte tem do seu momento, das suas dificuldades, como enfrentá-las, como atacá-las e qual o perfil que a população constrói dos candidatos que pretende escolher para comandar o desafio de governá-la.

CPI DO TRABALHO INFANTIL

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a exploração do trabalho infantil no País deve ser oficialmente instalada já nos próximos dias. A autora da CPI é a deputada federal Sandra Rosado-PSB que diz conhecer de perto a realidade de famílias pobres que são levadas a colocar seus filhos no trabalho de lavoura e carvoeiras no Nordeste.

GUSTAVO CARVALHO NÃO PARTICIPOU DO ENCONTRO ENTRE PSB E PSD

O deputado estadual Gustavo Carvalho-PSB, não participou do encontro de lideres do PSB de Wilma de Faria e do PSD do vice governador Robinson Farias, os fuxicos é que ele deve deixar a legenda e ingressar no PP.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PESQUISA DEFINIRÁ DESTINO DO PMDB

O deputado federal Henrique Alves líder do PMDB no estado disse ontem em Acari que após pesquisa que será realizada em Outubro, é que o partido terá uma definição sobre as eleições de 2014.
 
Henrique não falou se a decisão é a nível estadual ou nacional.

270 ADOLESCENTES FORAM MORTOS EM NATAL

Segundo matéria do jornal " Tribuna do Norte " no primeiro semestre de 2013 foram mortos 270 adolescentes em Natal. Esses dados mostram o descaso do governo com politicas públicas de educação, assistência social e segurança.

VIVALDO PARTICIPA DA PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA EM ACARI


O deputado estadual Vivaldo Costa-PR prestigiou nesta quinta-feira 15 a procissão de encerramento da festa de Nossa Senhora da Guia, em Acari. O ponto máximo da festa, que contabiliza mais de dois séculos de tradição, reuniu milhares de devotos que lotaram as ruas da cidade das cordilheiras.
 
Ao lado da ex-vereadora Bibi-DEM o Papa Jerimum reencontrou o amigo prefeito Isaias Cabral-PMDB, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta-PMN, além do presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves-PMDB, amigos e correligionários.
 
Vivaldo aproveitou a visita à Acari para abraçar sua amiga Vicência Cabral, mãe do prefeito Isaias e esposa do saudoso Antenor Cabral. “Nossa Senhora da Guia é venerada pelos seus filhos, por todo povo do Seridó, é uma belíssima procissão. Voltar a Acari neste momento de fé é renovar nossa esperança, nossas alegrias. Reencontrei tantos amigos de várias cidades, fiquei muito feliz. O acariense sempre me recebeu com tanto carinho e apreço, este povo é muito especial. Que Nossa Senhora da Guia possa guiar todo povo do Rio Grande do Norte”.

PREFEITO JAIME CALADO É RECEBIDO NA EMBAIXADA DA CHINA


Uma visita de cortesia marcou o encontro do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e o embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang. A reunião aconteceu na sede da embaixada chinesa, em Brasília, e contou com a presença de representantes do governo da China e ainda os secretários municipais Abel Neto (Educação), Paulo Emídio (Habitação) e o assessor parlamentar Francisco Costa.
 
O encontro visa reforçar os laços diplomáticos entre o município de São Gonçalo do Amarante com a China e retribuir a visita do embaixador Li Jinzhang ao município. Atualmente, São Gonçalo é o único município do Rio Grande do Norte com ensino gratuito do Mandarim, língua oficial da China, o que permitiu o estreitamento de relações.
 
Na ocasião, Li Jinzhang fez um convite ao prefeito Jaime Calado para que ele agende viagem a China para o mês de setembro desse ano. O gestor agradeceu o convite e disse que a viagem pode ser uma grande oportunidade para mostrar as potencialidades econômicas de São Gonçalo e atrair empresas chinesas, já que a China é o maior parceiro comercial do Brasil.

FÁTIMA SE SOLIDARIZA COM OS PROFESSORES

A deputada federal Fátima Bezerra-PT disse nesta quinta-feira 15, no plenário da Câmara, que cresce a solidariedade à luta e à greve dos professores e funcionários da educação no Rio Grande do Norte, e ao mesmo tempo, também, cresce o repúdio à postura autoritária e antidemocrática com que o Governo dos Democratas tem tratado não só os servidores da educação, mas o conjunto das demais categorias que, inclusive, estão em greve, como a Polícia Civil, o ITEP e a saúde.
 
Na ocasião, Fátima destacou trechos da nota que a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN) emitiu na quarta-feira, acerca da greve dos trabalhadores em educação. "O episódio recente, de clara retaliação política de dirigentes sindicais e de tentativa, por parte do Governo estadual, via Secretaria de Educação, em desestruturar e asfixiar a organização do SINTE-RN, insere-se num contexto em que um governo conservador descumpre acordos, desconhece a representação sindical e promove mais um ataque direto a uma entidade com uma longa história de luta pela educação pública no Rio Grande do Norte", leu a deputada.
 
A nota da ADURN rechaça de maneira veemente a tentativa antidemocrática do governo estadual do DEM em tentar desestruturar uma entidade sindical representativa, sendo uma das mais importantes categorias profissional do país. “Quero aqui dizer que faço minhas as palavras da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao tempo em que faço um apelo para que o Governo Rosalba Ciarlini, dos Democratas do meu Estado, tenha o mínimo de lucidez e um choque de sensibilidade, compromisso e responsabilidade e reabra o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, e apresente propostas concretas para superar esse impasse”, disse Fátima, que presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação por duas gestões.
 
Fátima informou ainda que junto com a CNTE acompanhou Carlos Gondim, advogado do Sinte-RN, na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ontem, em Brasília. Na ocasião, foi protocolada uma representação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN junto à OIT, denunciando o Rio Grande do Norte pela violação que o Governo do Estado vem cometendo, no que diz respeito aos ataques, à liberdade e à organização sindical.

HENRIQUE BUSCA SOLUÇÕES TECNICAS PARA AGROPECUARIA DO ESTADO

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e o secretário de Agricultura Júnior Teixeira, tiveram dois encontros em Brasília para discutirem assuntos de interesse da pasta da agricultura e pecuária do Rio Grande do Norte. As duas reuniões foram com o relator da Medida Provisória que trata de ações emergenciais para seca no nordeste, senador Eunício Oliveira-PMDB/CE e com o secretário executivo do ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Alves.
 
Henrique Alves e Júnior Teixeira pleitearam junto ao representante do MCTI recursos para a reestruturação da rede de informações pluviométricas e meteorológicas da EMPARN. O projeto de R$ 6,5 milhões também vai possibilitar a realização de um zoneamento agroclimatológico para culturas de sequeiro no Rio Grande do Norte. A EMPARN ainda busca recursos, no valor de 2,1 milhões, para investir em pesquisas sobre o aproveitamento de resíduos industriais de caju, mandioca e mamão, entre outras culturas, para ração animal.
 
Outra proposta apresentada ao secretário executivo do MCTI foi o projeto de R$ 9 milhões para melhoramento genético de caprinos e ovinos. “O nosso rebanho deverá passar por um melhoramento genético permitindo um salto de qualidade e quantidade”, justificou o secretário Júnior Teixeira. Os recursos deverão ser investidos em quatro bases da EMPARN e beneficiar, inicialmente, 180 criadores do Rio Grande do Norte.