Minha lista de blogs

sábado, 30 de novembro de 2013

TCE HOMENAGEIA PERSONALIDADES


Este ano, além do advogado e ex-deputado Ney Lopes, foram homenageadas as seguintes personalidades: jornalista Agnelo Alves; reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; publicitário Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara; advogado Carlos Roberto de Miranda Gomes; reitor da UNI/RN, Daladier Pessoa Cunha Lima; médico Leide Morais (em memória); ex-deputado Manoel Mário de Oliveira; delegada (Polícia Civil), Sheyla Mara Freitas de Souza Fernandes e Melo e o presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon) Antônio Joaquim Morais Rodrigues Neto.

A solenidade foi presidida pelo conselheiro presidente, Paulo Roberto Alves. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, foram registradas a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; do Controlador Geral do Estado (representando a governadora Rosalba Ciarlini), José Anselmo de Carvalho e do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, entre outras.

Conselheiro Poti Júnior
Fazendo a saudação aos agraciados, em nome do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Poti Júnior remeteu-se ao tempo pretérito para passar a sua mensagem. “Os níveis de progresso de uma região ou de um povo, ainda que estejam associados a um ou outro fator da atualidade, têm suas raízes fincadas no passado, ou seja, foram implantadas por gerações antecedentes”, disse.

Poti acrescentou que, com base nesse entendimento, duas conclusões se apresentam: a primeira de que a qualidade de vida de uma sociedade é determinada pelos efeitos das realizações promovidas pelas gerações anteriores e a segunda, de que a todos se impõe o dever de preservar os valores atualmente cultivados, fortalecidos e ampliados pelas novas e futuras gerações. Dito isso, o Conselheiro relembrou um pouco a trajetória de Dinarte Mariz, que dá nome à Comenda e, na sua gestão como governador, criou o Tribunal de Contas.

“Dinarte Mariz foi aquele cidadão que dedicou a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou”, disse, ressaltando que, de forma análoga, a outorga da Medalha do Mérito foi instituída com objetivo de reconhecer a atuação de pessoas que, ao longo de sua existência e atuação profissional, ofereceram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

Ex  deputado federal Ney Lopes
“Há razões para que a fé nas mudanças inadiáveis não se petrifique. Um povo cuja fé se petrifica, é um povo cuja liberdade foi perdida”. A frase faz parte do discurso proferido pelo ex-deputado Ney Lopes de Souza, um dos agraciados com a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, falando em nome dos homenageados na solenidade realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
“Muito se fala sobre o primeiro passo das reformas que o país necessita. O ponto de partida para que se restabeleça a confiança no futuro comum será a aprovação de uma reforma política, eleitoral e partidária, o alicerce para todas as demais reformas. Sem ela, a nossa democracia correrá riscos permanentes”, enfatizou.
 
Ainda no seu discurso, Ney Lopes lembrou que “o processo eleitoral, os partidos políticos e a governabilidade dependem de legitimidade dos representantes do povo e de regras estáveis no jogo democrático. Mudar a legislação vigente é inadiável e não se pode esperar mais. Já se foram vários anos e não foi dado o primeiro passo responsável para votar o que precisa ser votado. Apenas tentativas e “remendos”, preservando o satus quo” criticou.
 
Fonte: Blog do Marcos Dantas

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL ENCERRA HOJE

A campanha de prevenção e promoção de ações no combate ao câncer de próstata Novembro Azul chega ao fim hoje. Durante os 30 dias do mês de novembro, a campanha promoveu discussões sobre a saúde masculina e a necessidade de vigilância da doença que vitima anualmente 12 mil homens em todo o país.
 
PREVENÇÃO
 
A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. No corpo do homem, participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozoides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona.
 
De acordo com especialistas, uma das formas de prevenir o câncer de próstata é manter uma alimentação regrada e saudável, incluindo tomate, soja, chá verde, alho, cebola e brócolis, alimentos que têm sido constantemente associados a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata.
 
Outra importante dica de prevenção é a realização dos exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que incluem a análise de sangue e toque retal. Os exames devem ser feitos anualmente, para homens acima dos 45 anos e 40 anos para os que possuem histórico da doença na família. Especialistas relembram que o exame do toque, tão questionado pela maioria dos homens, dura menos de 15 segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do paciente.

ESTUDANTES DE SÃO GONÇALO ESBANJAM CRIATIVIDADE NO ENCERRAMENTO DO PROJETO "A GENTE CONTRA A DENGUE"


A Praça Senador Dinarte Mariz, Centro de São Gonçalo do Amarante, recebeu a estrutura de encerramento do Projeto “Agente Contra Dengue”. O prefeito Jaime Calado visitou as tendas das exposições e prestigiou o evento ao lado do sócio-presidente da rede de supermercados Nordestão, Manoel Etelvino, os secretários Abel Neto (Educação), Mada Maia Calado (Extraordinária), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Ledson França (Comunicação), Micael Moreira (Esporte), Jane Cleide (Assistência), João Eider (Gabinete Civil), Maria Marluce (adj. Educação), Hiram Campos (adj. Comunicação), Evaneide Nobrega (Adj. Saúde), Clemilson Protásio (adj. Defesa), além dos vereadores Geraldo Veríssimo, Raimundo Mendes, Rayure Protásio e Valda Siqueira.
 
O evento encerrou a parceria da rede de supermercados Nordestão e a Prefeitura de São Gonçalo no ano de 2013. Os alunos que participaram desse projeto durante o ano e desenvolveram suas peças criativas tiveram a oportunidade de mostrar a população o trabalho que foi feito de prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti. A peça: “Branca de Neve - Um Conto Contra as Drogas”, do Projeto Caravana Cultural da Juventude, desenvolvida pela Secretaria para Assuntos Extraordinários e Fundação Cultural Dona Militana, atraiu a atenção das crianças e dos presentes no evento, além da apresentação da Banda Municipal.
 
Nesse ano, participaram 16 escolas do município, onde as Escolas Municipais Maria Judite (Coqueiros) e Genésio Cabral (Golandim) ficaram com primeiro e segundo lugares, respectivamente, concorrendo com escolas do Estado, no concurso de história em quadrinhos. O projeto é acompanhado e desenvolvido pela Secretaria de Educação, coordenado por Edineide Vasconcelos, sob orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente o educador João Pedro, e ainda o apoio das Secretarias de Comunicação e Eventos, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O projeto também conta com o acompanhamento por parte de funcionários do Nordestão como Marcos Paiva, responsável pela coordenação das ações da empresa no “A Gente Contra a Dengue” e a nutricionista Sabrina Barbalho que desenvolve orientações a partir do programa “Alimento Seguro”.
 
Jaime fez um breve agradecimento a todos que se dedicaram ao projeto e ao amigo Manoel Etelvino pela iniciativa. “Estou feliz em ver essas crianças se dedicando ao projeto e participando ativamente das atividades que lhe são propostas. Quero agradecer ao supermercado Nordestão pela iniciativa do projeto e por assumir a responsabilidade Sócio-Ambiental nos dias de hoje. Nosso município tem orgulho de participar. Tudo que vocês estão investindo é revertido em educação, cidadania, saúde e prevenção”, enfatizou.
 
O encerramento das atividades do projeto “A Gente Contra Dengue” aconteceu com as apresentações das paródias, recital de leitura de cordel, dança, teatro e até show de mamulengo, todas voltadas para a temática da prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

HENRIQUE CONVOCA MILITANCIA JOVEM DO PMDB A LUTAR POR CANDIDATURA PRÓPRIA


O presidente da Câmara dos Deputados e do diretório regional do PMDB, Henrique Eduardo Alves, convocou a militância jovem do partido para reforçar a decisão do PMDB de disputar a eleição para governador, no próximo ano, com candidato próprio. “O PMDB já decidiu: a candidatura própria é irreversível. O campo está aberto; o terreno está fértil. Saiam às ruas aplainando o caminho”, reafirmou o presidente do PMDB. O deputado ressaltou que ninguém ganha eleição sozinho e que, após eleito, o partido majoritário precisa de apoio de outros partidos para governar. Ele descartou o radicalismo e a intolerância nas negociações com as demais legendas. “O PMDB já foi vítima dessa política radical”, lembrou.
 
O encontro da Juventude do PMDB foi na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e reuniu lideranças do partido de todo o estado, entre elas, o ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social. Além do presidente da Câmara, também compareceram ao encontro os deputados da bancada estadual do PMDB: Waltar Alves, Hermano Moraes, Gustavo Fernandes e Nélter Queiroz. “Já somos o maior partido do estado. Temos 55 prefeitos, 350 vereadores, vários deputados aqui representados e faremos o futuro governador do Rio Grande do Norte”.
 
Quanto a definição do nome do candidato, Henrique Alves afirmou que as pesquisas atuais indicam que 78% dos potiguares ainda não tem ideia em quem vão votar. “A preocupação imediata da população é com a saúde, a educação, a segurança, o trânsito e o lazer. Não se preocupem com pesquisas nem percam seu tempo”, afirmou, lembrando que as negociações vão levar a escolha do candidato no tempo certo.
 
No encontro do PMDB Jovem, coordenado por Gleydson Macedo, do diretório estadual, foi empossada a nova diretoria de Natal. O estudante universitário Everton Santos vai comandar a ala jovem do partido na capital potiguar. Vários militantes jovens do PMDB que exercem mandatos participaram da solenidade, entre eles, o prefeito de Messias Targino, Arthur Targino; o vereador natalense Felipe Alves, e os vice-prefeitos de São Gonçalo e Mossoró, Poti Neto e Wellington Filho, respectivamente. A ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, e de Macaíba, Marília Dias, também prestigiaram o evento da Juventude do PMDB.

PETROBRAS ANUNCIA AUMENTO DOS COMBUSTIVEIS

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira 29 um aumento de 4% na gasolina e de 8% para o diesel. O reajuste acontecerá a partir deste sábado 30 nas refinarias.
 
O reajuste de preços deve ser repassado para o consumidor

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PREFEITOS DO PT REAFIRMAM APOIO À DEPUTADA FÁTIMA


No final da tarde desta quinta-feira 28, os prefeitos PT no RN estiveram reunidos com o chefe de gabinete, Adriano Gadelha, para agradecer e reafirmar o compromisso político/administrativo com a deputada federal Fátima Bezerra.
 
Na ocasião, a prefeita de Pureza, Maria do Sindicato; o prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria; a prefeita de Ouro Branco, Dra. Fátima; e o prefeito de Parelhas, Francisco, trouxeram uma pauta de reivindicações especificas de cada município, aproveitaram também para avaliar o primeiro ano de suas gestões e as metas administrativas para 2014.
 
Os prefeitos petistas fizeram questão de enaltecer a importância da atuação do mandato da deputada Fátima para resolver as demandas apresentadas.
 
Por fim, o prefeito Francisco ressaltou a união de todos em torno do projeto da deputada para 2014. “Que em 2014, Fátima fique certa: ela terá um verdadeiro exercito de prefeitos trabalhando em apoio ao seu nome”.

SANDRA ROSADO DESTINA 40 MILHÕES PARA URBANIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DA UERN

A deputada Sandra Rosado-PSB priorizou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Orçamento Geral da União (OGU/2014) com sua emenda de indicação individual.
 
A deputada alocou no OGU R$ 40 milhões para a urbanização e reestruturação do Campus Central da instituição em Mossoró. “Diante da importância que a instituição tem para o desenvolvimento do RN não podemos jamais deixar de investir em sua modernização e ampliação como garantia de uma educação de mais qualidade”, justificou a parlamentar.
 
Para o reitor Pedro Fernandes, com os recursos orçamentários a UERN vai experimentar crescimento na infraestrutura e, consequentemente, na formação profissional. Segundo ele, a UERN já está preparada para a aplicação dos recursos, a partir dos projetos executivos. “O novo conceito de gestão tem como uma das bases, o planejamento, através da elaboração de projetos. E nisso a Universidade está pronta”, exalta o reitor.
 
Entre os projetos que serão executados com os recursos da emenda da deputada Sandra estão a construção de ambulatórios para a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS); construção de ambientes coletivos como salas mulltimídias, anfiteatro que permitirão as atividades técnicas, científicas e culturais da instituição e ampliação e espaços para uma Livraria e Editoria Universitária.
 
A UERN também quer garantir a conclusão das obras físicas e identificar novas demandas de estruturação físicas para o atendimento das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, considerando aspectos relativos à acessibilidade e as diferentes necessidades sociais.
 
Outro avanço que será permitido com a emenda parlamentar é a modernização e informatização da UERN, incluindo obras para cursos de Tecnologia.
 
Essas diretrizes estão na Carta Programa dos professores Pedro Fernandes e Aldo Gondim. “Estou muito feliz pelo andamento dos nossos projetos nos primeiros meses de gestão”, destacou o reitor Pedro Fernandes, que aguarda a confirmação de emendas individuais dos parlamentares do RN. Deputados e senadores asseguraram recursos para mobilidade estudantil, infraestrutura e modernização da UERN, em suas cotas no OGU.

COLEGIO SALESIANO RECEBE PRÊMIO TOP NATAL 2013

Pelo quarto ano consecutivo, o Colégio Salesiano conquistou o primeiro lugar no prêmio “Top Natal – As marcas mais lembradas”, no segmento escola particular. O prêmio, que completa 12 anos em 2013, é realizado pelo Jornal Tribuna do Norte em parceria com a Consult. Pe. Thiago Nunes, em nome do diretor dos colégios Salesiano Dom Bosco (Parnamirim) e São José (Natal), Pe. Mauro Silva, recebeu o troféu.
 
Além do Salesiano, o troféu foi entregue a outras 34 instituições que são consideradas as mais lembradas pelos natalenses, de acordo pesquisa de opinião pública realizada pela empresa Consult. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada nesta quinta-feira (29), no Olimpo Recepções

MOSSORÓ: DETRAN ABRE INSCRIÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE MOTO

O Detran/RN abre em Mossoró as inscrições para a quinta turma do Curso de Formação de Mototaxista e Motofretista. A matrícula acontece na próxima segunda-feira 2, na sala do Setor de Cursos, localizada na Central do Cidadão, sala 22, a partir das 7h.
 
Por ordem de chegada, os primeiros 25 profissionais formam a turma, que já tem o início das aulas logo em seguida, a partir das 8h. Ao todo, são duas semanas de explanações e a capacitação é direcionada tanto para o transporte de cargas como para o de pessoas. Há necessidade de que o interessado tenha feito o cadastro prévio.
A perspectiva é que no próximo ano as atividades de qualificação profissional de motoqueiros cheguem a mais quatro municípios da região metropolitana, contemplando Parnamirim, Macaíba, Extremoz e Nísia Floresta.
 
As exigências para que os profissionais façam o curso estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Contran e atendem ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessas atividades. Para passar pela qualificação os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não ter tido sua CNH cassada em virtude de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

HERMANO PODERÁ SER O NOME DO PMDB NA DISPUTA PELO GOVERNO DO ESTADO

Os principais lideres do PMDB, o deputado federal Henrique Alves e o senador licenciado, ministro Garibaldi Filho, especulam nomes do partido para a disputa do governo do estado no pleito de 2014, e, não lembram do nome do deputado estadual Hermano Morais, que disputou a prefeitura do Natal, indo para segundo turno com o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.
 
Além de exercer grande liderança em Natal Hermano foi votado em quase todos os municípios do estado para deputado estadual, e não apresenta rejeição junto ao eleitorado.

EM SESSÃO SOLENE, AL CONCEDE MEDALHAS DE MÉRITO


O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ficou lotado na manhã desta quinta-feira, 28, para a solenidade de entrega das medalhas do Mérito Legislativo, Social e Cultural, em reconhecimento as 23 pessoas indicadas pelos deputados pela contribuição que ofereceram para o desenvolvimento do Estado no ano de 2013. O ministro Garibaldi Alves prestigiou a propositura dos parlamentares da 60ª legislatura que, entre outros nomes, reconheceu o trabalho do desembargador Marcelo Navarro, desembargador Aderson Silvino de Sousa presidente do TJ/RN, Dr. Rivaldo Costa ex presidente do TRF,  o empresário Marcelo Alecrim, servidores do legislativo e artistas, como Titina Medeiros e Glorinha Oliveira.

SÃO GONÇALO CONQUISTA ASSENTO NO CONSELHO DO POLO COSTA DAS DUNAS


O município de São Gonçalo do Amarante participou da eleição do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas, coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado e o Banco do Nordeste, por meio da Secretaria Executiva do Polo de Turismo Costa das Dunas. A secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giselle Moura, e o secretário municipal de Habitação, Paulo Emídio, estiveram presentes ao evento.
 
O objetivo da reunião era eleger 9 (nove) representantes do Setor Público Municipal que terão assentos no Conselho para discutir projetos e ações de melhorias do Turismo do Estado. A eleição ocorreu com os próprios Prefeitos votando em nove dos 18 municípios concorrentes. São Gonçalo conseguiu 9 (Nove) votos e com ele mais oito cidades conseguiram o assento: Arez, Canguaretama, Rio do Fogo, Extremoz, Natal, Pedra Grande, São Miguel e Tibau do Sul.
 
O Prefeito Jaime Calado, em viagem a Brasília, foi representado por Gisele Moura. “São Gonçalo, hoje, possui um investimento de mais de R$1 Bilhão com o novo Aeroporto Cidade, acessos, projetos de infraestrutura pública, instalação de novas empresas entre outros. O Turismo religioso é o que mais cresce no Estado, o nosso município tem um patrimônio histórico e cultural imenso, temos o Monumento dos Mártires de Uruaçu, que a cada dia três de outubro (Feriado Estadual) recebe milhares de pessoas, Igreja Matriz (Centro) tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), a Igreja de Utinga tombada pela Fundação José Augusto, sem falar na nossa gastronomia que já é bastante conhecida. Por esse e outros motivos, a cidade de São Gonçalo é merecedora desse assento no Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas” enfatizou.

POTIGÁS RECEBE REPRESENTANTES DO GRUPO ELIZABETH QUE PROJETA CONSUMO DE 120 mil m3/ DIA



A Companhia Potiguar de Gás (Potigás), que tem como sócios o Governo do Estado e a Petrobras, recebeu na manhã desta quinta-feira 28 a visita dos representantes da fábrica paraibana de cerâmica Elizabeth, que planeja se instalar no município de Baía Formosa. Na ocasião, a empresa demonstrou interesse em se tornar cliente da distribuidora e utilizar o gás natural (GN) como principal fonte de energia para o desenvolvimento de suas atividades.
 
De acordo com o consultor da diretoria do Grupo Elizabeth, Heraldo Melo, serão consumidos cerca de 120.000 m3 de gás natural por dia. “O Grupo Elizabeth é um dos maiores produtores de revestimentos cerâmicos e porcelanatos do Brasil, aqui no Rio Grande do Norte queremos triplicar essa produção com a otimização gerada pelo GN”, disse o executivo.
 
No acordo de intenções assinado pelo governo do estado e a empresa foi concedido um desconto de 35% no custo do gás natural através do PROGÀS

"PECADO CAPITAL" COMPLICA DEPUTADO GILSON MOURA

A situação do deputado estadual Gilson Moura-PROS continua se complicando na chamada Operação Pecado Capital. Os depoimentos dos ex-coordenadores jurídico e financeiro do Ipem-RN, confirmaram as suspeitas do MPF de que as fraudes ocorridas na autarquia, no período de 2008 a 2010, tinham como principal beneficiário  o deputado.

PELO MENOS 13 DEPUTADOS PODEM FICAR SEM MANDATO

A Procuradoria Geral Eleitoral impetrou ação para cassar 13 deputados por desfiliações partidárias sem justa causa. No pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os deputados não teriam comprovado cumprimento de nenhuma das hipóteses legais que autorizam o procedimento de desfiliação.
 
Para Eugênio Aragão, vice procurador geral eleitoral, antes de pertencer ao partido, o mandato pertence ao povo, que escolhe as diretrizes e ideais que deverão nortear a condução do Estado. “O cargo não pode ser objeto de acordos, anuências (expressas ou tácitas) ou qualquer forma de negociação que retire da soberania popular o poder/direito de escolha que lhe é inerente”, destaca.
 
O deputado federal Betinho Rosado que recentemente trocou o DEM pelo PP, não consta na relação.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TCE HOMENAGEIA PERSONALIDADES COM O MÉRITO DINARTE MARIZ

O Tribunal de Contas do Estado-TCE, realiza nesta sexta feira 29, a partir da 9:30h a solenidade de outorga da Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, instituída pelo Tribunal de Contas com objetivo de reconhecer a atuação de pessoas que, ao longo de sua existência e atuação profissional, ofereceram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.
 
A solenidade será presidida pelo conselheiro presidente, Paulo Roberto Alves e este ano homenageará as seguintes personalidades: jornalista Agnelo Alves, reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, publicitário Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara, advogado Carlos Roberto de Miranda Gomes, reitor da UNI/RN, Daladier Pessoa Cunha Lima, médico Leide Morais (im memória), ex-deputado Manoel Mário de Oliveira, ex deputado federal Ney Lopes de Souza, delegada (Polícia Civil), Sheyla Mara Freitas de Souza Fernandes e Melo e o presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon) Antônio Joaquim Morais Rodrigues Neto.
 
O conselheiro Poti Júnior vai falar em nome do Tribunal, recepcionando os homenageados, e o ex deputado federal Ney Lopes de Sousa, fala em nome dos homenageados.

SÃO GONÇALO ENCERRA PROJETO "A GENTE CONTRA A DENGUE" NESTA SEXTA

Nesta sexta-feira 29 acontece o encerramento do Projeto “A gente contra Dengue”, em São Gonçalo do Amarante, uma parceria da rede de supermercados Nordestão, Prefeitura de São Gonçalo, Prefeitura do Natal e Governo do Estado.
 
Todos os anos o município faz seu próprio encerramento para mostrar a sociedade o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos meses. O projeto é acompanhado e desenvolvido pela Secretaria de Educação, coordenado por Edineide Vasconcelos, sob orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente o educador João Pedro, e ainda o apoio das Secretarias de Comunicação e Eventos, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
 
Na culminância estadual São Gonçalo ficou com o primeiro e segundo lugares no concurso de quadrinhos, onde os alunos das escolas do município produziam histórias de prevenção e orientação ao mosquito Aedes Aegypti. Nesse ano participaram do projeto cerca de 16 escolas, sempre contemplando as unidades de ensino que fazem limite com Natal. A solenidade será na Praça Senador Dinarte Mariz (Centro), às 9h, com mostra dos projetos, dança, paródia e apresentação da peça teatral “Branca de Neve Contra as Drogas” do Projeto Caravana Cultural da Juventude.

VIVALDO APRESENTA EMENDA PARA COMPRA DE AMBULÂNCIA PARA O MUNICIPIO DE SÃO VICENTE


Numa agenda de visitas que o deputado Vivaldo Costa-PROS tem feito durante esta semana em diversas cidades do Seridó, à caminho de Florânia que vive o encerramento de sua festa, o Papa Jerimum deu uma rápida parada no município de São Vicente. Vivaldo foi recebido na casa do presidente da Câmara, Neguinho Gabriel-PR, que reuniu vereadores, amigos, lideranças para conversar com o deputado.
 
Vivaldo disse que é sempre uma satisfação ir até a cidade de São Vicente, lembrou que seu trabalho como deputado e médico, sempre recebeu um respaldo da comunidade. Já o presidente da Câmara Neguinho Gabriel contou que seu compromisso é fortalecer cada vez mais o projeto de Vivaldo. “Nós queremos deixar cada vez mais forte o projeto de Vivaldo como deputado. Ele que sempre tem contribuído através do seu trabalho como parlamentar com ações em prol do povo de São Vicente”, contou o vereador.
 
Na reunião ficou decidido que Vivaldo vai lutar junto ao governo do estado, através da prefeitura com o prefeito Joci Lins, por uma emenda destinada a compra de uma ambulância.

AGENTES REIVINDICAM DE HENRIQUE VOTAÇÃO DA PEC QUE CRIA A POLICIA PENITENCIÁRIA


A apreciação pelo Plenário da Câmara da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 308), que regulamenta a carreira dos agentes penitenciários, foi a principal reivindicação da categoria, que esteve reunida nesta quarta-feira 27 com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O encontro de dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Agentes Penitenciários (Fenaspen), com 18 estados filiados, contou com a presença do líder do Partido da República e presidente da Comissão de Legislação Participativa, Lincoln Portela (MG).
 
A PEC inclui os agentes penitenciários no rol das atividades de segurança pública. A proposta tramita desde 2004 e está pronta para ser votada pelo Plenário. A proposta de emenda à Constituição altera os artigos 7º, 21, 32, 39 e 144 da Constituição Federal, criando as polícias penitenciárias federal e estaduais. “Somos 70 mil policiais preparados, qualificados e prontos para integrar a segurança pública”, argumentou Vilma Aparecida, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN) e membro da diretoria da Fenaspen.
 
Henrique Eduardo Alves lembrou que há um compromisso dos líderes da base de apoio ao governo de não votar projetos que causem impacto fiscal às contas públicas e sugeriu que o grupo negocie a inclusão do projeto na pauta do Plenário com essas lideranças. Segundo os dirigentes da Fenaspen, se for aprovada, a PEC não gera impacto financeiro.

FILHA TENTA MATAR O PAI EM ASSÚ

Após ser repreendida, uma adolescente de 16 anos tentou matar o seu próprio pai de 47 anos, em Assú, na terça-feira 26. A menor feriu seu genitor no rosto com duas cutiladas de faca-peixeira porque o pai a repreendeu.
 
Segundo a Polícia Militar, por volta das 21h, na rua João Pinho, conjunto Irmã Lindalva, a jovem chegou em casa e teria discutido com o pai. Não aceitando a correção, a adolescente foi à cozinha, pegou uma faca-peixeira e investiu com fúria para matá-lo.
 
Depois de lesionado, o pai conseguiu tomar a faca da menina. Sangrando bastante, o homem foi levado ao Hospital Regional de Assú, onde foi medicado e passa bem.
 
A Polícia Civil deverá intimar pai e filha para que esclareçam a tentativa de homicídio.

COM GOVERNADORA, PM CELEBRA 179 ANOS

A Governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta quarta-feira 27 da cerimônia em comemoração aos 179 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A solenidade também marcou os 50 anos do Hospital Central Coronel Pedro Germano, gerido pela PM. O evento aconteceu no auditório Norton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, e contou com a presença de militares, autoridades civis e colaboradores da segurança pública do RN.
 
 
A cerimônia foi aberta pela banda da Polícia Militar ao som da Valsa Royal Cinema, uma homenagem aos 100 anos da composição do potiguar Tonheca Dantas, militar e ex-maestro da banda da PM. Os músicos ainda preparam outros dois números: um medley de Frank Sinatra e Asa Branca, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
 
A Governadora Rosalba Ciarlini agradeceu e homenageou a Polícia Militar. “Agradeço pela dedicação e por toda a responsabilidade que vocês carregam todos os dias. A reestruturação do Estado não depende apenas do meu trabalho, eu tenho a responsabilidade de conduzir o Rio Grande do Norte, mas vocês também dividem comigo esse trabalho. Cidadania é entender que este Estado é tão meu quanto de vocês, homens e mulheres que arriscam a vida diariamente, parabéns”.

GENOÍNO NÃO SERÁ APOSENTADO POR INVALIDEZ

O laudo da junta médica da Câmara dos Deputados concluiu o mesmo que os outros especialistas: a saúde do deputado condenado José Genoino não é grave e seu estado não é de invalidez. O diretor do Departamento Médico da Câmara, Jezreel Avelino, anunciou que o parlamentar não sofre de cardiopatia grave. “Não existe no momento invalidez definitiva, mas circunstância de ter riscos na atividade laboral”, disse o médico cardiologista Luciano Janussi Vacanti, integrante da junta médica que analisou o parlamentar. Genoino foi condenado à prisão em regime semiaberto na ação penal do mensalão.
 
No entanto, a hipótese de dar ao parlamentar uma aposentadoria de R$ 26 mil não está afastada. A junta recomendou que o deputado fique em licença por mais 90 dias, contados a partir dos exames feitos na segunda-feira 25, e depois seja periciado novamente. José Genoíno entrou com o pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara em setembro último. Na avaliação do médico da Câmara, o estado de saúde do parlamentar hoje é pior que quando deixou a Casa, em 19 de setembro, devido as tensões dos últimos dias.

FATIMA FAZ BALANÇO DA REUNIÃO DA BANCADA DO RN


A deputada federal Fátima Bezerra-PT registrou, ontem, no plenário da Câmara, o resultado da reunião da bancada do Rio Grande do Norte.
 
De acordo com Fátima, a área de educação foi a maior contemplada com emendas. “A reunião foi muito produtiva. Foram colocados recursos para as instituições de ensino superior do Estado (UFRN, UERN e Ufersa), bem como para o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivos desses recursos serão destinados para formação, expansão e fortalecimento da educação superior e profissional no Estado. Com isso, iremos ampliar cada vez mais o acesso a educação de crianças, jovens e adultos”, disse.
 
Fátima informou que a bancada preocupada com a realidade dramática da saúde, segurança e recursos hídricos do Estado, destinou também recursos para estas áreas.
 
Segundo Fátima ainda foram destinados recursos para a área de infraestrutura rodoviária, tanto para manutenção e restauração, como para construção de novas rodovias, sendo acolhida a proposta apresentada pela FEMURN (Federação dos Municípios do RN), que trata da construção da estrada que liga Macau até Jaçanã. A estrada do cajueiro e outras foram também comtempladas.
 
Em relação a Natal, Fátima disse que, mais uma vez, a capital foi completada com emendas na área de infraestrutura urbana e da saúde.
 
“Dentro do possível, a bancada federal, coordenada pelo deputado João Maia, fez o maior esforço para contemplar o maior número de demandas. O desafio, agora, é consolidar essas propostas junto aos relatores setoriais e o relator geral do Orçamento Geral da União, deputado Miguel Corrêa, aprová-la e buscar o empenho e a liberação delas em 2014”, explicou Fátima Bezerra.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GOVERNO DO ESTADO PAGA SALÁRIO DE 97% DO SERVIDORES NESTA SEXTA FEIRA 29

A Secretaria de Planejamento do Governo do Estado comunica que os salários de 97% do funcionalismo serão pagos nesta sexta-feira, dia 29.
 
Nesta data, receberão todos os funcionários da Saúde, Educação, Segurança, UERN, Detran e órgãos com receita própria, independente do valor do contra cheque, e todos os outros funcionários de outras secretarias que recebem até R$ 4.000,00 líquidos. Isso corresponde a 97% do total do funcionalismo estadual.
 
Os 3% restantes receberão seus salários no dia 10 de dezembro terça-feira.

RICARDO MOTTA RECEBE HOMENAGEM DO HOSPITAL DA POLICIA MILITAR

Foto: João Gilberto
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta-PROS foi homenageado no final desta manhã 27 com a Medalha Comemorativa do Cinquentenário do Hospital Central Coronel Pedro Germano Costa, em solenidade realizada pelo comando da Polícia Militar, no centro de convenções de Natal.
 
“É gratificante receber essa homenagem nos festejos dos 179 anos da Polícia Militar e dos 50 do Hospital da Polícia, Coronel Pedro Germano, uma instituição que presta relevantes serviços na área de Saúde à sociedade do Rio Grande do Norte”, disse o deputado ao final da solenidade.
 
Ricardo Motta destacou que existe uma boa parceria entre a Assembleia Legislativa e aquela unidade, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar-ILP, que oferece cursos de línguas para os policiais militares.
 
A medalha comemorativa pelos 50 anos do hospital militar Coronel Pedro Germano foi concedida a civis e militares que contribuíram com aquela unidade de saúde, conforme Decreto Estadual de 22 de novembro de 2013.

BANCADA DO ESTADO DEFINE EMENDAS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO


Parlamentares do Rio Grande do Norte voltaram a se reunir nesta quarta-feira 27, em Brasília, para definir a destinação das 18 emendas coletivas da bancada . Dessa vez o encontro foi no gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados. O deputado Henrique Eduardo Alves vai apresentar uma emenda coletiva ao Orçamento Geral da União de 2014, no valor de R$ 40 milhões, para compra de equipamentos para coleta e destinação final do lixo urbano pelas prefeituras potiguares. Os recursos serão da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
 
As emendas definidas pela bancada serão apresentadas ao relator do OGU pelo coordenador da bancada portiguar, João Maia (PR). Cada parlamentar sugeriu uma emenda, no valor de R$ 40 milhões, subscrita pelos demais colegas. Além de Henrique Alves, José Agripino-DEM e Paulo Wagner-PV também apresentaram emendas no orçamento da Sudene para a compra de equipamentos e infraestrutura hídrica pelos municípios do Rio Grande do Norte.
 
Natal foi contemplada com emendas de Paulo Davim-PV, Fátima Bezerra-PT, Garibaldi Alves-PMDB e Felipe Maia-DEM nas áreas da saúde, educação e infraestrutura urbana. Fábio Faria-PSD destinou uma emenda para a barragem de Bujari, em Nova Cruz, e João Maia-PR para infraestrutura de rodovias. Betinho Rosado-PP priorizou equipamentos de saúde e Sandra Rosado-PSB, até o início da tarde desta quarta-feira, ainda não havia definido a sua emenda.
 
Outras quatro emendas, consensuais, foram aprovadas para a Ufersa, a Uern, a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer e para a área de Segurança Pública. A Uern e os recursos para ações na área de Segurança foram propostas pela governadora Rosalba Ciarlini. Os deputados e senadores também decidiram propor o remanejamento de recursos dentro do OGU para três emendas coletivas: UFRN, IFRN e o asfaltamento da BR-104 - essa última sugestão da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

VIVALDO PRESTIGIA FESTA EM FLORANIA


A cidade de Florânia vive a festa da sua co-padroeira Nossa Senhora das Graças. O deputado Vivaldo Costa-PROS visitou o município, ao lado de Dr. Claudio, que foi candidato a prefeito nas ultimas eleições, do vereador Jonas da Padaria, dos ex-vereadores Pedro Paulino e Pedro Lupercílio. O Papa Jerimum prestigiou a celebração que aconteceu em frente da Igreja Matriz, após a novena presidida pelo Padre Carlos, todos seguiram para o Pavialhão da Festa onde aconteceu o leilão maior.
 
Vivaldo foi recepcionado, antes da novena, por um grupo de amigos e correligionários do Dr. Claudio, junto com sua esposa Gerlane Holanda, e seu pai Cirineu Pinheiro. Na comitiva estava o superintendente do Ministério da Pesca no RN, o jovem Abraão Lincon Júnior, que na ocasião representou seu pai Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional de Pesca e Aquicultura.
 
“Florânia é uma cidade muito simpática. Venho pedir que Nossa Senhora das Graças possa derramar suas bênçãos em todo povo do Seridó, ela que é a padroeira do Monte, que foi construído pelo amigo, também deputado, saudoso Padre Cortez. Aqui fui recebido por Cláudio, pelo vereador Jonas e tantos outros amigos, deles pude ouvir pleitos e inúmeras reivindicações em prol do povo”, destacou Vivaldo.

OS CARA DE PAU


A dupla dinâmica do mensalão José Genoíno e José Dirceu, estão próximo de ganharem o oscar pela cara de pau, ninguém melhor que eles quando o assunto é montar uma farsa. O estado de saúde de José Genoíno-PT/SP não é a única farsa na história do mensalão. Ele faz pose de coitadinho, divulga que mora na mesma casa financiada pela Caixa há trinta anos, mas recebe mais de 50 mil reais entre salários e vantagens  como deputado federal, isso há 27 anos. Entre janeiro e setembro, embolsou R$ 522 mil. Salvo engano ele está no 7° mandato de deputado federal.
Daqui a pouco ele vai ser beneficiado com o bolsa família.
 
O outro, José Dirceu que nunca trabalhou na vida, depois de preso teve o currículo aceito em diversas empresas, mas o emprego dos sonhos é o de gerente de um hotel em Brasília.
 
Empregado ele pode sair da prisão as 7 da manhã e voltar as 20h, apenas para dormir no presidio.

JAIME CALADO ACOMPANHA REUNIÃO DA BANCADA FEDERAL DO ESTADO


Em viagem a Brasília, onde vai receber nesta quarta-feira 27 o Prêmio ANPV 2013, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou na tarde de ontem 26 da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte para discutir as emendas coletivas ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2014.
 
O encontro foi coordenado pelo deputado João Maia e teve a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a governadora Rosalba Ciarlini e outros prefeitos do Estado, além de reitores e dirigentes de instituições como a Liga Contra o Câncer, Justiça Federal e Ministério Público do Trabalho.
 
Como o número de sugestões e pedidos supera o limite de emendas coletivas, por sugestão do presidente da Câmara, os deputados e senadores marcaram nova reunião para esta quarta-feira 27, quando serão definidas as demais prioridades da bancada.
 
O prefeito Jaime Calado está aproveitando a viagem para assegurar no Ministério das Cidades os recursos na ordem de R$ 117 milhões para o esgotamento sanitário do município e está contando com o apoio de Henrique Alves e João Maia para obter a confirmação do órgão.

1° FESTIVAL LITERÁRIO DO SERIDÓ COMEÇA NESTA SEXTA FEIRA

Caicó irá sediar, nesta sexta e sábado, 29 e 30, o I Festival Literário do Seridó. Serão dois dias com bate papo, literatura, música, poesia, cordel e cantoria. Um dos temas abordados será Leitura, Literatura e Desenvolvimento Regional, reunindo o monsenhor Tércio Araújo e as escritoras Tânia Cristina Garcia e Rúbia Dantas. O festival acontecerá na Casa de Cultura, a partir das 19h. O último dia do evento será todo dedicado ao Cordel e contará com a participação de Djalma Mota, Lindoaldo Campos e do poeta popular Antônio Francisco, havendo em seguida uma apresentação de violeiros do Seridó.

O Festival é promovido pela Oficina da Notícia e tem o patrocínio da Cosern e apoio da Fundação José Augusto, Casa de Cultura, Sebrae e Prefeitura de Caicó.
 
Programação
 
Dia 29 – Sexta-feira 19h – Abertura oficial do Festival Literário do Seridó.
19h às 20h– Bate-papo – O Sebrae contando uma história de sucesso do empreendedor potiguar, com: Maria de Fátima Dantas e Pedro Alexandro Azevedo
20h – Bate papo - Leitura, literatura e desenvolvimento regional, com: Monsenhor Tércio, Tânia Cristina M. Garcia e Rúbia Dantas
21h –Apresentações culturais, com: Coral Canto Caá e o Teatralizando a Poesia
 
Dia 30 – Sábado
19h – Bate-papo - Cordel, versos e cantoria, com: Antonio Francisco, Djalma Mota e Lindoaldo Campos
20h – Apresentação de Violeiros do Seridó
20h30min – Apresentação cultural com o poeta Antonio Fancisco
 
Todas as atividades acontecerão na Casa da Cultura

ROSALBA DE OLHO NO SEGMENTO EVANGÉLICO

" Escanteada" pelos partidos aliados, inclusive o DEM, a governadora Rosalba Ciarlini, não desistiu do projeto de reeleição, e, mira no segmento evangélico, a Rosa vislumbra ter como companheiro de chapa  um representante deste segmento nas eleições de 2014.

CEARÁ MIRIM: TETO DE UMA DAS SALAS DA DELEGACIA DESABA


Enquanto o secretário de Defesa Social, divulgava um plano emergencial no combate a criminalidade, na cidade de Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal, o teto da sala da Delegacia de Polícia Civil desabou na manhã da última segunda-feira 25 e por pouco não feriu um dos agentes.
 
De acordo com a polícia, esse foi o segundo desabamento do teto em apenas dois meses. A sala onde o teto caiu pertence ao chefe de investigação da DP, que estava no local no momento do incidente, mas nada sofreu. Segundo os policiais que trabalham na unidade, o teto apresentava algumas rachaduras e não aparentava estar em condições ruins. Mesmo após o registro de um incidente similar, ocorrido nas últimas semanas, o trabalho foi mantido sem maiores alterações até o registro do novo incidente. Com a queda do teto o prédio poderá ser interditado e a delegacia removida para um outro local.

PREFEITO DO PMDB DEFENDE CANDIDATURA DE JOÃO MAIA AO GOVERNO

deputado federal João Maia e o prefeito de Caicó Roberto Germano
O prefeito de Caicó Roberto Germano-PMDB defendeu o nome do deputado federal João Maia-PR, como candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2014. Germano entende que se o PMDB vem enfrentando dificuldades de encontrar um nome com condições de vencer as eleições, o ideal é começar a discutir nomes dentro dos partidos que formam o arco de alianças.
 
“O PMDB tem parceiros importantes como o PR, e que vai estar junto em 2014. O PMDB defende que tem que ter candidato próprio, mas até agora não definiu o nome. Os lideres Garibaldi, Henrique e Walter não querem, se não tem candidato, deve se procurar nos partidos aliados, e dentro do consenso formar uma chapa forte”, defende.
 
Para Roberto, um dos nomes mais fortes dentro dos partidos aliados, para disputar o Governo do Estado é o deputado federal João Maia. Germano não economizou elogios ao presidente do PR potiguar. “Eu sempre disse, até mesmo quando não era parceiro de João Maia que ele é preparado para ocupar qualquer cargo. Já foi ministro da economia, presidiu as comissões mais importantes no Congresso Nacional, então é preparado. Se o PMDB dentro de uma aliança optar por um nome de um partido aliado, e se for João Maia, quem sairia ganhando principalmente é a região do Seridó”, finalizou.

TJ-RN CONVOCA ESTÁGIARIOS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte convoca 71 candidatos aprovados no Programa de Bolsa-Estágio Curricular do Poder Judiciário. A seleção foi feita considerando a ordem de classificação e o número previsto de vagas.
 
Os estagiários convocados devem comparecer ao local indicado em cada comarca, dentro do prazo de cinco dias úteis, a partir desta terça-feira 26 , sob pena de perda da bolsa.

MINEIRO É ELEITO PARLAMENTAR DO ANO


Os jornalistas que cobrem as atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram nesta terça-feira 26, o deputado Fernando Mineiro-PT como Parlamentar do Ano de 2013.
 
Essa é a primeira eleição de Fernando Mineiro como Parlamentar do Ano. “Fico muito agradecido com os jornalistas que acompanham os trabalhos da Assembleia Legislativa por esse resultado. Agradeço também à minha assessoria que também é responsável por esse título. Espero poder honrar e cumprir essa premiação”, agradeceu.
 
O deputado atribuiu a eleição aos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano na Casa. “Vejo esse resultado como extensivo ao meu trabalho na AL. É uma extensão”, disse. O Comitê de Imprensa fará a entrega da premiação na tradicional confraternização de fim de ano entre os jornalistas e os deputados, no dia 10 de dezembro.

MARCATO ABRE EXPOSIÇÃO DE MESAS NATALINAS

Ginany Gosson

O exercício da solidariedade e os encantos do ciclo natalino inspiraram a 1° Exposição de Mesas Natalinas Marcato, que foi aberta nesta terça feira 26, às 19 horas, na loja Marcato, na Hermes da Fonseca, Tirol em Natal.
 
O evento tem a produção da Casa de Ideias do jornalista Chrystian de Saboya, com assinatura da arquiteta Ginany Gosson, franqueada da marca Marcato no Rio Grande do Norte. A exposição vai reunir dez opções de mesas decorativas para as comemorações de fim de ano.
 
Para montar as mesas natalinas que ficarão expostas durante todo o ciclo natalino, Ginany Gosson e Chrystian de Saboya convidaram nomes bem conhecidos da sociedade da capital. Sandra Elali, Flávia Pipolo, Luciano Almeida, Luziane Paulino, Cláudia Emereciano, Anninha Melo e Vera Lucena, entre outros nomes, são algumas das estrelas da noite.
 
Os convidados foram convocados a levar uma cesta básica que vai fazer a diferença na mesa de dezenas de crianças assistidas pelo Orfanato Lírio do Vale e pela Creche São Francisco, localizados em Macaíba e Ceará-Mirim, respectivamente.
 
Serviço:
 
Exposição de Mesas Natalinas Marcato
Avenida Hermes da Fonseca, 1240
Tirol, Natal-RN

HENRIQUE REÚNE-SE COM BANCADA PTOTIGUAR PARA DISCUTIR EMENDAS COLERIVAS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu na noite desta terça-feira 26 com os demais integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte para discutir as emendas coletivas ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2014. A governadora Rosalba Ciarlini também participou do encontro coordenado pelo deputado João Maia, além de prefeitos, reitores e dirigentes de instituições como a Liga Contra o Câncer, Justiça Federal e Ministério Público do Trabalho.
 
Cada deputado e senador poderá indicar uma emenda de banca subscrita pelos demais colegas. Outras quatro emendas são escolhidas mediante consenso, sendo duas delas sugeridas pelo governo do Estado. Rosalba Ciarlini priorizou recursos para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e ações de segurança pública. Inicialmente, cada emenda proposta terá valor de R$ 40 milhões. O conjunto das emendas será apresentado ainda esta semana ao relator do OGU do próximo ano, Miguel Corrêa-PT/MG.
 
Os parlamentares também asseguraram uma emenda coletiva para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se expandir na capital e no interior. O reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido, José de Arimatea de Matos, também pleiteia recursos para a UFERSA com o aval de toda a bancada potiguar. Os dirigentes da Liga contra o Câncer, do Ministério Público do Trabalho e da Justiça Federal pediram recurso da bancada para ampliar a estrutura de atendimento, principalmente no interior.
 
Os prefeitos potiguares, representados pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, sugeriram uma emenda, acatada por todos os parlamentares, pedindo o asfaltamento da BR-104. A rodovia federal liga Macau, na zona Salineira, à Jaçanã, no Trairi, na divisa com a Paraíba, passando pelas regiões Central e Seridó. “É um pleito justo e consensual entre os prefeitos que beneficia quatro regiões do Rio Grande do Norte”, ressaltou Henrique Alves, ao subscrever a proposta.
 
Como o número de sugestões e pedidos supera o limite de emendas coletivas, por sugestão do presidente da Câmara, os deputados e senadores marcaram nova reunião para esta quarta-feira 27, quando serão definidas as demais prioridades da bancada.

VIVALDO COSTA INTENSIFICA AGENDA DE VISITAS


A semana do deputado Vivaldo Costa-PROS será bastante movimentada. O deputado iniciou seus compromissos na capital participando de reuniões com assessores. Na terça-feira 26 a convite do psicólogo e amigo Dr. Claudio e do vereador Jonas da Padaria, Vivaldo prestigia a véspera da festa de Nossa Senhora das Graças Florânia. Antes terá será recebido pelo presidente da Câmara de São Vicente, Neguinho Gabriel e vereadores.
 
A caminhada pelas estradas do Seridó continua em São Fernando. Nesta quarta-feira 27 o Papa Jerimum participa da novena de Nossa Senhora do Patrocínio e logo após segue para a Câmara Municipal onde por indicação do vereador Reginaldo, receberá o título de cidadão são fernandense.
 
Na quinta-feira 28 Vivaldo volta para Natal, onde estará participando da entrega de Medalhas do Mérito Legislativo, Social e Cultural. O deputado homenageará o ex-presidente do Tribunal Regional Federal, Dr. Ridalvo Costa.
 
Já na sexta (29) o Papa Jerimum volta à Caicó onde será palestrante do V Encontro de Norteriograndense de Genealogia. No sábado (30) fará atendimento ambulatorial no Hospital do Seridó.
 
No domingo 1º o deputado Vivaldo segue para o Trairí onde prestigiará o encerramento da festa de Campo Redondo, junto com o prefeito Alessandrú, autoridades, vereadores e a comunidade em geral.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

1° ENCONTRO DO EX ALUNO SALESIANO SERÁ NO PRÓXIMO DOMINGO


Os ex-alunos salesianos têm um encontro marcado no próximo domingo, dia 1º de dezembro. O 1° Encontro do Ex-aluno será realizado no Colégio Salesiano São José, a partir das 8h. A programação incluirá celebração eucarística, café da manhã, feijoada, música ao vivo e muito mais! A senha pode ser adquirida pelo valor de R$25,00 nas tesourarias dos Colégios Salesiano São José e Dom Bosco.
 
Programação:
8h – Celebração Eucarística
9h30 – Café da manhã
10h – Momento de interação
10h30 – Música ao vivo e lazer
12h30 – Feijoada
13h - Encerramento
 
Mais informações: 3608-1694 / 9111-8843   

LAUDO CONFIRMA FARSA E GENOINO PODE VOLTAR À PAPUDA


O resultado da perícia dos cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB) confirmou a farsa do ex-presidente do PT e deputado licenciado José Genoino ao fingir sofrer um infarto para ganhar o benefício da prisão domiciliar. Toda a encenação da última semana, no entanto, acabou desmascarada. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pode agora colocar de novo o deputado corrupto atrás das grades. Há, inclusive, risco de aumento de pena devido à farsa montada para forçar o Judiciário a deixa-lo cumprir pena em casa.
 
Os médicos da Universidade de Brasília descartam a necessidade de tratamento do parlamentar em casa. Os profissionais disseram que o estado de saúde de Genoino “não se caracteriza como grave” e que ele pode perfeitamente receber o tratamento no Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso na semana passada. As declarações dos profissionais isentos da Universidade vão contra o laudo do Instituto Médico Legal, que considerou a saúde do parlamentar “grave”. Até mesmo o governador Agnelo Queiroz, que é médico, alegou que Genoino deveria deixar a prisão devido “ao estado de saúde que merece cuidados especiais”.
 
Essas informações fizeram com que Joaquim Barbosa concedesse a prisão domiciliar temporária até que fosse liberado essa perícia neutra. No texto, médicos reforçam que os remédios “devem ser rigorosamente mantidos enquanto perdurar o tratamento anticoagulante, não sendo imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do paciente, salvaguardadas as condições para o devido controle periódico do tratamento”.
 
Os médicos que assinam o laudo têm currículo invejável pela categoria. Foram indicados os doutores Luiz Fernando Junqueira Júnior, que é PhD e professor titular de Cardiologia da UnB; Alexandre Visconti Brick, professor doutor de cirurgia cardiovascular da UnB, que também é PhD. Também participo Fernando Antibas Atik, médico com PhD em cirurgia cardiovascular e preceptor da residência em Cardiologia UnB e também do Instituto de Cardiologia; Cantídio Lima Vieira, que é médico cardiologista do HUB e especialista em perícia médica; e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda, médica cardiologista do HUB e mestre em Cardiologia.
 
Fonte: Diário do Poder

SALVE O MAIS QUERIDO...

Depois de assegurar sua permanência da serie B do campeonato Brasileiro em 2014, o ABC começa a planejar os investimento para próxima temporada, podemos dizer que o mais querido foi o campeão em superação, depois de um inicio ruim na temporada, foram 25 rodadas na zona de rebaixamento, destas 21 ocupando a lanterna da competição, a partir da rodada de número 26 o ABC iniciou o processo de recuperação, hoje está em 14° disputando com o maior rival o América quem acaba com mais pontos na competição.
 
Artilharia
 
Além da excelente campanha o ABC comemora a boa fase de Ederson, ex atleta do alvinegro que hoje é o artilheiro da serie A do campeonato Brasileiro, defendendo a equipe do atlético Paranaense,
antes disso outro atleta, Wallison, este formado na base do São Gonçalo, mais despontou para o futebol nacional defendendo a equipe do ABC, na passagem pelo  Cruzeiro de Belo Horizonte em 2011, conquistou a américa, quando foi  o artilheiro da competição continental com 7 gols.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

JAIME CALADO VAI RECEBER PRÊMIO ANPV 2013 NO SENADO

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, viaja para Brasília na manhã desta terça-feira 26, onde vai receber o “Prêmio ANPV 2013 – As 100 Cidades Mais Sustentáveis do País”. A cerimônia de entrega acontecerá na quarta-feira (27), no Auditório Petrônio Portela - Senado Federal.
 
A premiação é oferecida pela Associação Nacional de Prefeitos e Vices (ANPV). Essa não é a primeira vez que Jaime é homenageado e apontado como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil. Em 2011 ele recebeu o Troféu e a Medalha Premium do prêmio ANPV 2011.

HENRIQUE DISCUTE COM PREFEITOS PAUTA MUNICIPALISTA


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, assegurou aos prefeitos potiguares, reunidos com a bancada federal do Rio Grande do Norte, em Natal, que vai instalar uma Comissão Especial para discutir o aumento do cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) assim que a Comissão de Constituição e Justiça votar a admissibilidade da matéria em tramitação da Casa.
 
O compromisso de Henrique Alves, assumidos com os prefeitos, foi anunciado durante encontro organizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) com deputados e senadores. A reunião com a bancada federal do Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira 25, foi na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). “Essa reunião já valeu a pena pelo que o presidente da Câmara acabou de falar”, ressaltou o senador José Agripino-DEM, em aparte ao deputado Henrique Alves, reafirmando a importância do aumento do FPM.
 
No encontro, prefeitos e parlamentares também discutiram a votação do piso dos agentes de saúde e o reajuste do salário dos professores. Para os prefeitos as duas matérias, apesar de reivindicações justas das duas categorias, se aprovadas, vão agravar ainda mais a situação de insolvência financeira dos municípios. “Já estamos com 60% das prefeituras ultrapassando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, disse o presidente da Femurn, Benes Leocádio, prefeito da cidade de Lajes.
 
Além do aumento de 2% para o FPM, outros dois assuntos foram tratados como alívio financeiro para os municípios: o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda este ano, do recurso à lei da nova partilha dos royalties do petróleo, permitindo a distribuição da riqueza do petróleo com todas os municípios e estados brasileiros; e a inclusão no novo Código da Mineração, em tramitação na Câmara, de uma participação especial para todos os municípios, nos moldes dos royalties do petróleo. Já os municípios produtores reivindicam a ampliação dos royalties dos minérios de 2% do lucro líquido para 4% do faturamento bruto das mineradora. O município de Lajes, segundo o prefeito Benes Leocádio, que recebe atualmente R$ 5 mil por mês, passará a receber R$ 50 mil pelo novo modelo de partilha proposto pelos municípios.

GOVERNADORA ORDENA SERVIÇOS PARA REFORMA DO ATHENEU

Neste momento a governadora Rosalba Ciarlini está no colégio Atheneu onde  dará a ordem de serviço para a reforma e ampliação da mais tradicional escola pública do estado. A cerimônia teve inicio as 10h, na própria escola, que será beneficiada com a recuperação completa de sua estrutura, incluindo a renovação da rede elétrica e da tubulação hidrosanitária. Também está incluída a reforma do ginásio de esportes Sílvio Pedrosa e a construção, no pátio interno, de um recreio coberto, com cozinha e área para refeitório. A obra está orçada em dois milhões de reais e o prazo de conclusão é de seis meses.

PROERD DE SÃO GONÇALO ATINGE A MARCA DE 12 MIL CRIANÇAS FORMADAS

O Ginásio de Esportes Vereador Aildo Mendes (Centro) estava repleto de crianças, no último sábado 23, ocasião que foi realizada mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Prestigiando o evento estava o prefeito Jaime Calado, ao lado dos secretários Agripino Neto (Defesa Social), Mada Maia Calado (Extraordinária), Magnus Kébyo (Serviços Urbanos), Abel Neto (Educação), João Eider (Gabinete Civil), Jane Oliveira (Assistência Social), Clemilson Protásio (Adj. Defesa Social) e a Vereadora Rayure Protásio.
 
Em São Gonçalo, o PROERD conta com total apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Defesa Social e Educação. O evento teve a participação da Banda Municipal e a Banda Proerd, apresentações das crianças e encenação da peça teatral “Branca de Neve Contra as Drogas”, do projeto Caravana Cultural da Juventude, além de distribuição de pipoca, picolé e algodão doce.
 
O programa é promovido pela Polícia Militar do Estado, tendo no município a coordenação municipal do sargento Luzenildo, e visa manter as crianças longe das drogas e ensinar orientações básicas de segurança pessoal e recomendações para que estas possam se livrar de situações de risco. Neste segundo semestre de 2013 foram 1.200 formandos, o que já totaliza 12 mil crianças formadas pelo Proerd, iniciado no município no ano de 2010.
 
O gestor Jaime Calado agradeceu a parceria e a presença de todos. “Precisamos enfrentar esse mal do século chamado drogas. A droga só gera doença, morte e cadeia. Acreditamos que nenhum jovem que esteja aqui hoje queira isso. Acreditem, é melhor aprender com os erros dos outros do que com os nossos. Agradeço a Policia Militar e a parceria com as secretarias”, disse.

DILMA REÚNE CONSELHO POLITICO

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir nesta segunda-feira 25, às 18h, com o Conselho Político – grupo formado por líderes de partidos da base aliada do governo no Congresso Nacional. Trata-se do segundo encontro de Dilma com o grupo em menos de sete dias. Na última reunião, ela pediu para que os parlamentares não criem, por meio de apoio no Congresso, mais despesas para a União e firmou um “Pacto pela Responsabilidade Fiscal”.

FROTA DE VEICULOS NO ESTADO CRESCE QUATRO VEZES MAIS QUE A POPULAÇÃO

O setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) divulgou na manhã de hoje 25 uma análise comparativa referente ao crescimento da frota de veículos e o aumento populacional no RN. Os dados apontam que do ano de 2010 até outubro de 2013 a população norte-riograndense cresceu 6,5%, enquanto a quantidade de veículos automotores foi ampliada em 29,99%.
 
A situação no interior do RN (exceto Mossoró) é ainda mais acentuada, já que a população nessa localidade foi alçada em 6,59% e o número de veículos chegou a progredir em 36,29%. Os dados também informam sobre a cidade de Mossoró, que teve sua quantidade de habitantes elevada em 7,89% e sua frota de carros subiu em 27,85%. Já Natal contou um aumento populacional de 6,24% e o avanço do volume de automóveis chegou a 19,80%.
 
O diagnóstico estatístico buscou ainda quantificar nas áreas do RN, interior do Estado, Natal e Mossoró o número de pessoas em relação à quantidade de veículos. Em 2010 o RN contabilizava 4,33 pessoas por automóvel, passando agora em 2013 para 3,55 habitantes por carro.
 
No interior estadual (exceto Mossoró) o número saiu de 5,23 cidadãos por veículo para 4,09. Em Mossoró a relação população por frota de carros caiu de 2,84 para 2,40. E Natal partiu de 2,88 para 2,55 indivíduos por veículo automotor.
 
O relatório quantifica também a evolução do número de condutores no Estado que se encontram cadastrados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) no ano de 2010 e em outubro deste ano. Os dados apresentam que 525.300 cidadãos se encontravam habilitados a pilotar veículo automotor em 2010.
 
Agora, esse montante cresceu para 642.948 motoristas, o que representa um aumento de 18,29% na quantidade de condutores habilitados no Rio Grande do Norte. O documento gera ainda uma previsão de que em julho de 2014 mais de um milhão de veículos estarão em circulação pelas vias urbanas e rurais do RN.
 
As informações populacionais registradas no relatório foram baseadas no censo de 2010 e na população estimada para o ano de 2013 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a frota de automotores foi contabilizada através do banco de dados do Detran/RN.
 
 

CONGRESSO DE DIREITO DA ESMARN TEM VAGAS DISPONIVEIS PARA SERVIDORES

O 1º Congresso de Direito da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte – evento que marca os 25 anos de criação da Esmarn – está disponibilizando 50 vagas destinadas aos servidores do Poder Judiciário estadual. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os servidores interessados em garantir sua participação no evento devem confirmar sua inscrição por intermédio do endereço eletrônico congresso@esmarn.tjrn.jus.br.
 
O evento terá abertura às 19h30 da próxima quinta-feira, 28 de novembro, com uma palestra do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com o tema “Diálogos sobre Justiça: metas rumo à modernização no Brasil” e uma conferência proferida pela integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, com o tema “O Poder Judiciário nos 25 anos da Constituição: retrospecto e perspectivas”.
 
Na sexta-feira, no período da manhã e da tarde, ocorrerão palestras isoladas e painéis temáticos simultâneos a serem conduzidos por colaboradores externos como Flávio Crocce Caetano e Luiz Guilherme Marinoni e moderados por magistrados do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.
 
O Congresso, que terá uma carga horária de 16 horas, marcará a comemoração dos 25 anos da Esmarn. A ideia é contemplar a comunidade que constitui a sistema de Justiça no Estado, além de abrir espaço para a comunidade externa de estudantes e professores, congregando um público múltiplo e garantindo a pluralidade de ideias no transcurso de conferências, palestras e painéis.

PT CONTINUA RACHADO

A deputada federal Fátima Bezerra conseguiu anular a reunião do PT que confirmaria a reeleição do presidente Eraldo Paiva, seu adversário interno liderado pelo deputado Fernando Mineiro. Através da chapa “Novo Tempo”, a deputada conseguiu uma liminar na Justiça, assinada pelo juiz Roberto Guedes, suspendendo o encontro que ocorreria no sábado. Alegou falta de critérios na substituição de nomes da chapa vencedora. E assim caminha a queda de braço entre Fátima e Mineiro.

domingo, 24 de novembro de 2013

JAIME CALADO DEFENDE AÇÕES PARA O PR

Durante o Encontro Estadual do Partido da República-PR, na manhã desta sexta-feira. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi o primeiro a falar. Membro da executiva do partido no Estado, Jaime calado, chamou atenção para assuntos que deve pautar o partido em 2014.
 
De acordo com o prefeito, seis pontos não podem deixar de ser discutidos: 1. A necessidade uma reforma administrativa profunda para evitar a burocracia que inferniza a vida o dia a dia das pessoas e das empresas. 2. Um novo pacto federativo, onde o governo federal deverá rever a distribuição paras os estados e municípios. 3. A questão da Educação. “O Estado precisa mudar o modelo. Entregar a Universidade Estadual para o Governo Federal”, disse Calado. 4. A segurança pública precisa mudar. “O sentimento de insegurança não pode mais aumentar. É preciso que os governos federal e estadual, façam algo que mude essa insegurança”, garantiu. 5. É preciso um modelo eficiente na saúde, melhorar a administração e priorizar as entidades. 6. Desenvolvimento sustentável. É Preciso políticas publicas de Estado, com planos de curto, médio e longo prazo. “O Brasil não pode depender do humor de quem está no poder. Precisamos trabalhar na qualificação profissional. Envolver a iniciativa privada, que é quem gera renda e paga imposto e tem que ter incentivo do governo”, declarou Jaime Calado.
 
 

SAÚDE AMPLIA PROJETO "OLHAR BRASIL" NO SERIDÓ

O município de Serra Negra do Norte, acaba de ser incluído pelo Ministério da Saúde, na lista dos que são atendidos pelo projeto “Olhar Brasil”, sob execução da Prefeitura de Caicó e tendo como estabelecimento credenciado à prestação dos serviços, o Instituto Pedro Cavalcanti.
 
A portaria que autoriza a inclusão, assinada pelo ministro Alexandre Padilha, foi publicada no Diário Oficial da União.
 
O projeto “Olhar Brasil” tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais em alunos da rede pública de ensino fundamental; bem como facilitar o aceso da população à consulta ao oculista e à aquisição de óculos.
 
Anteriormente, conforme publicação no Diário Oficial da União no dia 20 deste mês, já haviam sido incluídos no mesmo programa outros nove municípios do Seridó: Caicó, Jucurutu, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Florânia, Acari, Carnaúba dos Dantas, São Fernando e Equador.
 
O deputado Henrique Eduardo Alves considera o “Olhar Brasil” um projeto de grande alcance social por enfrentar uma das principais causas da evasão escolar no pais – problemas visuais que afetam os estudantes.