Minha lista de blogs

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DETRAN-RN EFETIVA OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

O Detran/RN realiza na noite desta sexta-feira 31 mais um blitz na zona sul de Natal a partir das 22h, momento em que vão estar envolvidos 20 agentes públicos, dentre técnicos do Departamento e policiais militares.
 
A operação será móvel, iniciando na Avenida Roberto Freire. A ação está dentro do cronograma estabelecido pela Direção-Geral que prevê uma média de quatro operações por semana neste ano de 2014. Em virtude desse esforço, apenas no mês de janeiro 338 condutores tiveram a CNH apreendida.
 
“Queremos despertar a cultura nas pessoas para que se dirigir não bebam, elejam alguém como o condutor da rodada, isto é, aquele que não vai beber no dia. A preocupação nossa é com os altos índices de acidentes e de pessoas perdendo a vida no trânsito”, salientou o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira.
 
Na manhã de hoje 31 uma parte da equipe já estava em campo, atuando em praia do Litoral Norte do Estado com dois objetivos. O primeiro é fiscalizar o trânsito de veículos na orla, prática disciplinada pela Portaria 711/2007 do Detran/RN.
 
A norma regulamenta o acesso às praias de uso público do Estado do Rio Grande do Norte, indicando trechos com acesso permitido e proibido. Como exemplo, durante o período de alta estação, todo e qualquer veículos é proibido de circulas em praias como Via Costeira, Ponta Negra, Pirangi do Norte e do Sul, Búzios, Tabatinga, Tibau do Sul e Pipa.
 
Além disso, os técnicos do Detran/RN também fazem abordagens para o cumprimento da Lei Seca. Com a utilização do bafômetro, condutores, sobretudo bugueiros, são abordados.

HENRIQUE VAI CONVIDAR DILMA PARA VISITAR OBRAS DO PERIMETRO IRRIGADO DO ESTADO


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou que vai convidar a presidenta Dilma Rousseff a vir ao Rio Grande do Norte, no final de maio, para ver os trabalhos de implantação da primeira etapa do perímetro irrigado da Chapada do Apodi.
 
Segundo explicou o deputado, ainda no primeiro governo Lula, a atual presidenta, como ministra, foi a grande responsável pelo atendimento do pleito do Estado, em dezembro de 2009, para inclusão da obra no rol daquelas que o governo federal contemplou com os benefícios do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. "É importante ela vir ver com os próprios olhos, a grande transformação positiva que essa obra vai assegurar ao Rio Grande do Norte".
 
Henrique Alves fez essa manifestação quando visitou a obra, acompanhado pelos deputados estaduais do PMDB, Walter Alves, Hermano Morais e Gustavo Fernandes e ao lado de lideranças locais, como o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro-PC do B, ex-prefeita Goretti Pinto-PMDB vereadores e do diretor do DNOCS Emerson Fernandes.

POTI NETO APONTA WALTER ALVES COMO MELHOR CANDIDATO

Deu no blog de Thiago Cavalcanti

O vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Poti Neto-PMDB, defendeu, hoje, o nome do deputado estadual Walter Alves como o candidato do partido ao governo do Rio Grande do Norte. Poti destacou que apesar da juventude, Walter está preparado para ser governador, tem tradição política e atuação destacada na Assembleia Legislativa. Walter Alves também tem estudado o Estado, além de ter feito cursos na área de gestão pública em São Paulo. O vice-prefeito são-gonçalense concluiu dizendo que nunca na história do RN, um governador teve um pai ministro e um primo presidente da Câmara dos Deputados, que, naturalmente, desenvolverão todas as ações possíveis em Brasília para que ele realize uma grande administração.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO CANCELA FESTA DE INAUGURAÇÃO DA QUADRA DE ESPORTES NA COMUNIDADE DE JACARÉ MIRIM

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de São Gonçalo do Amarante comunica o cancelamento da festa de inauguração da quadra de esportes da comunidade de Jacaré-Mirim que estava marcada para a noite desta sexta-feira 31.
 
O adiamento, por determinação do prefeito Jaime Calado, foi motivado pela morte de Maria de Fátima Sena de Moraes, uma moradora muito querida que deixou a comunidade de luto. Uma nova data para realização da solenidade será agendada.

EVENTO MARCA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS DESENVOLVIDOS EM CAMPO REDONDO


Com o objetivo de melhorar a qualidade de crianças e adolescentes a prefeitura de Campo Redondo, através da secretaria de Assistência Social, realizou um encontro para discutir as atividades e programas que serão desenvolvidos e oferecidos à comunidade em 2014. O evento contou com a participação do prefeito Alessandru Alves, do vice-prefeito Manoel Egídio, deputado Vivaldo Costa, presidente da câmara Dácio, ex-prefeito Marcos Uelb, vereadores Janaina Felix, Silvana Karla, Zé Ronaldo, Luiz Antônio, secretário de saúde Franco Anicley, funcionários e comunidade.
 
A atividade serviu para estabelecer as metas e diretrizes para a conquista de mais uma edição do Selo Unicef, além de apresentar todos os profissionais que farão parte dos programas desenvolvidos pela secretaria, em parceria com o governo federal. Uma palestra mostrou o desenvolvimento e gerencia de cada atividade social: Peti, Projovem, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, API, dentre outros.
 
“Vamos ampliar as iniciativas que já desenvolvemos. Nossa meta é conquistar o Selo Unicef, o resultado disso tudo será visto na vida dos jovens e adolescentes, das crianças, famílias e toda comunidade. Este é o grande legado do trabalho social, transformar e melhorar a vida de cada cidadão de Campo Redondo”, contou Alessandru Alves.

PROCESSO SELETIVO DA UERN COMEÇA DOMINGO DIA 2

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado 2014 se submetem ao primeiro dia de provas, que acontece neste domingo 2. Dos 25.355 inscritos, 15.198 candidatos tiveram suas inscrições confirmadas pela Comissão Permanente de Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Comperve/Uern).
 
A Comperve orienta os candidatos a chegarem com antecedência de uma hora aos locais de prova. O processo seletivo também acontecerá na segunda-feira (03) em Mossoró e mais cinco cidades onde a Uern possui campus (Assu, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e Patu).
 
Uma das novidades é a realização das provas no período vespertino. Os portões abrem às 12h45 e fecham às 13h15, as provas começam a ser aplicadas às 13h30 (horário local). A prova terá quatro horas de duração; os alunos com deficiência têm direto a uma hora a mais.
 
São disponibilizadas 2.180 vagas nos cursos de graduação da Uern. Devido ao Vestibular, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) suspendeu as atividades letivas na segunda-feira, 3 de fevereiro, em todos os Campi e Núcleos Avançados.

RICARDO MOTTA PARANINFA PRIMEIRA TURMA DE GESTORES PÚBLICOS DA AL


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta-PROS afirmou, ao paraninfar a primeira turma de concluintes do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, que se sentia feliz porque os servidores da Casa encontraram forças para uma dedicação extra por um grande objetivo: conquistar conhecimento em busca de uma vida melhor.
“Tudo foi possível graças a uma integração de sentimentos e ideais. O nosso mandato sempre teve como prioridade prestigiar e qualificar o funcionário da Assembleia Legislativa. Afinal, são vocês os responsáveis por tornar a cada dia mais aberto o poder mais democrático, que é o Legislativo e sua inesgotável fonte de debates no espaço legítimo do contraditório e da liberdade de pensamento”, disse.
 
Ricardo Motta destacou que era um servidor da Assembleia, mais do que presidente, função que exerce pela escolha democrática dos seus colegas e está na atividade pública há seis mandatos pela confiança do povo, sempre procurando o bem comum.
 
“Estou feliz e quero compartilhar. É gratificante pode permitir a quem concluiu o segundo grau e por circunstâncias que a vida impôs ter deixado de estudar, chegar agora até a Universidade. A turma que agora está se formando será somente a primeira de tantas que virão, para nosso orgulho e em benefício do povo”, destacou.
 
A solenidade de colação de grau de 73 servidores da Assembleia Legislativa foi realizada na noite de quarta feira 29 em Assembleia Universitária presidida pelo diretor da Escola de Gestão e Negócios, professor Raniery Christiano Pimenta, no campus da UnP da avenida Roberto Freire.
 
Falando em nome da turma, denominada de professor Mizael Araújo Barreto, falou o concluinte Sidney de Macedo Alves agradeceu à Assembleia Legislativa em nome do presidente Ricardo Motta e da Procuradora Geral, Rita das Mercês Reinaldo, patronesse, e ao diretor do Instituto do Legislativo, professor Mizael Araújo Barreto pela oportunidade que foi dada aos servidores de realizarem o curso.
 
“Essa é uma instituição que amamos e que abraçamos como nossa segunda casa, pela sensibilidade e altivez de nos proporcionar a oportunidade de concluirmos um curso de graduação que tanto almejávamos e sonhávamos. Nossos agradecimentos profundos. Nos colocamos ao dispor para compartilharmos e aprimorarmos nossos conhecimentos aqui adquiridos,” afirmou.
 
A Mesa dos trabalhos foi composta pelo professor Raniery Pimenta; pelo representante do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior; coordenadora do Curso, professora Maria Tânia Barbosa; professor Mizael Araújo Barreto; Presidente da Assembleia Legislativa e paraninfo, deputado Ricardo Motta, Procuradora Geral da Assembleia Rita das Mercês, patronesse e deputado Hermano Morais.

AUTORIDADES VISITAM OBRAS DO SISTEMA ADUTOR MAXARANGUAPE/SÃO GONÇALO

Foto: Isaias Carlos
São Gonçalo do Amarante vive um momento único de desenvolvimento, a prova disso são os empreendimentos que estão sendo realizados. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, cumpriu agenda na manhã desta quinta-feira 30, visitando obras em andamento no município, acompanhado do vice-prefeito, Poti Neto, dos secretários Magnus Kébyo (Serviços Urbanos), Paulo Emídio (Habitação), Klênio Alves (Desenvolvimento Econômico), Alessandro Gaspar (Infraestrutura), Afonso Cordeiro (SAAE), o secretário adjunto Gilmar Cardoso (Gabinete Civil) e os vereadores Arlete Paiva, Gerson Bezerra, Edmilson Gomes, Eraldo Paiva e Adelson Martins.
 
A visita começou pela construção do reservatórios de água, localizado próximo a comunidade Padre João Maria, perto da obra de acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. O reservatório é um dos três que abastecerá o município de São Gonçalo durante os próximos 50 anos, além desse, os outros dois localizam-se no bairro dos Jardins e Golandim, onde funcionarão as estações elevatórias de água tratada.
 
A comitiva visitou a comunidade de Barreiros onde as ruas São Sebastião, Parnamirim e Travessa São Sebastião estão sendo asfaltadas. Obra realizada a partir de recursos próprios, destinados pelo Orçamento Geral do Município (OGU). Além de Barreiros outras comunidades também vão receber o asfalto. O grupo seguiu também para acompanhar as obras do Sistema Adutor e Rede de Distribuição de Água do Município que estão a pleno vapor. A água captada no Rio Maxaranguape seguirá via adutora de 43 km para reservatórios localizados em São Gonçalo do Amarante, onde será distribuída para o abastecimento.
 
A construção da adutora é resultado de um projeto da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Saneamento Básico e Regularização Fundiária, para garantir o abastecimento de água durante os próximos 50 anos, atendendo também a demanda do Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves. O montante de recursos do projeto é da ordem de R$ 83 milhões que estão garantidos pelo governo federal, através do PAC-2. Um termo de compromisso foi assinado entre os representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

NOVA PREFEITA DE BARAÚNA ASSUME HOJE

O juiz da 34a Zona Eleitoral de Mossoró, José Herval Sampaio Junior, diplomou no final da tarde desta sexta-feira, 30, prefeito e vice-prefeito, Luciana  Oliveira -PMDB, e Edson Barbosa-PV, no município de Baraúna.
 
Os dois vão assumir os cargos deixados vagos pelo prefeito Isoares Martins, do PR, e Elizabete, do PSB, que foram cassados por abuso de poder econômico com a compra de votos na eleição que venceram para os cargos em 2012.
 
Em outras situações parecidas, a Justiça Eleitoral determina novas eleições. Porém, no caso específico de Baraúna, o juiz eleitora José Herval Sampaio Junior explica que quem assume é a chapa segunda colocada na eleição, isto por que o vencedor não conseguiu mais de 50% dos votos.

COM AJUDA DE GENOÍNO, DELÚBIO ARRECADA 1 MILHÃO DE REAIS COM VAQUINHA

O mensaleiro José Genoino decidiu doar o resto da sua “vaquinha gorda” para o colega Delúbio Soares, que precisa devolver R$ 466 mil aos cofres públicos por ter feito parte da quadrilha que comprava votos no Congresso Nacional para favorecer o governo do ex-presidente Lula. Até o momento, Delúbio conseguiu arrecadar 1 milhão de reais.
 
No total, Genoino conseguiu quase R$ 700 mil em sua campanha para pagar a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, até agora, foi o único a quitar a dívida. “Sabemos que a decisão do que deve ser feito com o excedente de uma campanha tão importante para nós, tão fundamental para mostrarmos que não estamos nem nunca estaremos isolados é algo difícil e complexa”, declarou a família do mensaleiro.
 
Delúbio foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele tem até hoje 31 para depositar o valor.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ROGÉRIO MARINHO DIZ SER SIMPATIZANTE DAS CANDIDATURAS DE WILMA PARA O SENADO E FERNANDO BEZERRA PARA O GOVERNO

O suplente de deputado federal Rogério Marinho-PSDB declarou ontem durante entrevista a uma emissora de rádio em Natal disse que prefere votar na vice prefeita de Natal Wilma de Faria-PSB para o senado, segundo ele a deputada federal Fátima Bezerra do PT outra postulante a vaga no senado veta ele e o PSDB.
 
Aliado da governadora Rosalba Ciarlini-DEM, de quem foi secretário  de desenvolvimento econômico até Dezembro de 2013,  Rogério disse que tem  simpatia pelo nome do ex senador Fernando Bezerra para o governo do estado.

FESTA SOCIAL DE SÃO GONÇALO REÚNE MULTIDÃO EM PLENA SEGUNDA FEIRA

Foto: JB Santos
Não podia ser diferente dos anos anteriores. A Festa Social do Padroeiro São Gonçalo 2014 foi sucesso por mais uma vez, de acordo com a opinião de uma multidão que lotou o largo do novo Mercado Público Municipal, e já se firmou como um dos eventos mais tranqüilos e mais organizados entre as festas públicas da Grande Natal.
 
As Festividades do Padroeiro São Gonçalo contam com a realização da Paróquia de São Gonçalo com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria de Comunicação, e ainda a atuação do Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria de Defesa Social.
 
O prefeito Jaime Calado prestigiou o evento ao lado a primeira dama, Zenaide Maia, e secretários municipais como Mada Maia Calado (Extraordinária), Paulo Emídio (Habitação), Abel Soares (Educação), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Ledson França (Comunicação), Flávio Henrique (Cultura) e o presidente da CDL São Gonçalo, Kleiber Barbosa.
 
“O sucesso desse evento se deve ao trabalho planejado de uma equipe que tem o cuidado de oferecer conforto, tranqüilidade e atrações musicais que estão na boca do povo. Essa já é a sexta festa do padroeiro que organizamos e sempre é essa animação onde as famílias inteiras podem vir”, enfatizou o prefeito Jaime Calado.
 
Outro diferencial da festa foi a estrutura montada. A comissão de Eventos, formada pelos secretários Magnus Kebyo, Flávio Henrique e Ledson França, caprichou na qualidade dos serviços de palco, som, iluminação, gerador, seguranças, fechamento e isolamento da área que permite a revista dos participantes da festa para coibir a violência.
 
As atrações da noite foram Rodrigo Leal que abriu a festa com o todo o seu romantismo, em seguida o Forró de Griff mostrou por que está estourado em todo o Rio Grande do Norte. Para encerrar teve o sertanejo universitário de Caddu Rodrigues, que cresceu em São Gonçalo e voltou agora com sucesso e carisma. “Foi emocionante, lindo, de arrepiar. Uma multidão que quase não tinha fim e lotou o pátio de eventos de São Gonçalo. Quero agradecer e parabenizar o prefeito Jaime Calado e sua equipe que souberam organizar essa festa maravilhosa”, disse.

DEPUTADO VIVALDO COSTA VISITA CORRELIGIONÁRIOS EM CAMPO REDONDO


Quem esteve visitando a cidade de Campo Redondo, no Trairi, nesta terça-feira 28, foi o deputado estadual Vivaldo Costa-PROS. O Papa Jerimum ao longo dos meses tem feito visitas estratégicas aos seus correligionários. Na sede da prefeitura Vivaldo foi recebido pelo prefeito Alessandru Alves, vereador Zé Ronaldo, secretário Franco Anicley, funcionários e assessores.
 
“Visitar Campo Redondo é sempre uma alegria. Como deputado tenho encampado várias lutas em defesa ao povo de camporedondensse, e destinado recursos para Alessandru ampliar, ainda mais, este trabalho grandioso que tem desempenhado no município. Vejo que Campo Redondo está bem cuidada, limpa, mais bonita, acho que o povo tem aprovado as iniciativas de Alessandru, homem sério que tenho a alegria de ser amigo”, contou Vivaldo.
 
O grupo do liderado por Alessandru dará apoio ao projeto de reeleição do deputado Vivaldo Costa a assembleia legislativa.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DIZ QUE GREVE É POLITICA E ELENCA BENEFICIOS CONCEDIDOS AOS PROFESSORES

Mesmo com todos os benefícios garantidos à categoria nos últimos três anos, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte – SINTE/RN, tenta emplacar nova paralisação. A decisão se deu uma semana depois que a governadora Rosalba Ciarlini anunciou o reajuste de 8,32% para ativos e inativos, a concessão de uma letra a todos os professores e especialistas da rede estadual (promoção horizontal), a alteração do porte das escolas, que dobra a gratificação dos diretores e vice-diretores, e formalizou a Comissão de Revisão do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério.
 
Para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, a falta de justificativas concretas para a greve levanta sérios questionamentos sobre a atuação política do sindicato que, em ano eleitoral, busca atingir o governo por meio de uma secretaria que não tem medido esforços para corrigir o rumo da Educação. “Com as vantagens garantidas pela governadora, estamos zerando uma pauta que há muito tempo não era cumprida. Deixo claro que não fazemos isso em função do sindicato. Esse é o nosso compromisso direto com os professores", disse a secretária.
 
Ao todo, desde 2011, foi concedido aumento acumulado de 91,53%. Na prática, um professor em início de carreira receberá R$ 1.780 contra R$ 930 antes da gestão da Governadora. “Enquanto isso, vários estados e municípios não cumprem o piso, muito menos o terço da jornada de trabalho para planejamento, que conseguimos implantar em 2013. Estamos trabalhando para avançar ainda mais, no entanto, é preciso reconhecer o que já foi feito. Basta comparar o reajuste de 91,5% em três anos contra os 7% concedido no governo anterior”, reforçou Betania Ramalho.
 
A titular da pasta também comentou que o novo piso dos professores deixa o Rio Grande do Norte na posição de um dos únicos do país a cumprir plenamente o estabelecido pelo Ministério da Educação. Isso permite que os professores reordenados tenham uma carga de trabalho destinada também a atividades fora de sala de aula para atendimentos aos alunos e planejamento de atividades. “Além disso, liberamos quinquênios e pecuniárias retidas desde 2002, além de outras ações positivas, como a concessão de três mil aposentadorias”, ressaltou a secretária.
 
Por fim, a secretária fez um apelo aos professores que conhecem a verdadeira realidade da Educação no Rio Grande do Norte. “Peço aos professores que permaneçam nas salas de aula, cumprindo seus horários. Quem acompanha as nossas ações sabe que estamos trabalhando com planejamento e colocando em prática uma política estruturante para a Educação do Estado. Estamos buscando corrigir a rota da má gestão deixada pelos governos anteriores e seus nove secretários em oito anos. O aluno não pode ser penalizado com mais uma greve política”, concluiu Betania Ramalho.

GOVERNO ANUNCIA PAGAMNETO DE 97% DOS SERVIDORES E RETOMA PAGAMENTO DE FERIAS

As Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração comunicam que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de janeiro se dará da seguinte forma:
 
Dia 31, sexta-feira, a partir da 10h, será efetuado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde, Educação, UERN (independente do valor do salário) e de todos os demais servidores das outras áreas que recebem até R$ 5 mil líquidos (99.514 servidores, equivalente a 97% da folha).
 
Dia 10, segunda-feira, recebem os 3.078 servidores que ganham acima de R$ 5 mil líquidos. Em fevereiro, o Governo do Estado retomará o pagamento das férias dos servidores da seguinte forma:
 
10 de fevereiro: pagamento das férias relativas a agosto e setembro de 2013 e dos que vão sair de férias em fevereiro.
10 de março: pagamento das férias relativas a outubro e novembro de 2013 e dos que vão sair de férias em março.
10 de abril: pagamento das férias relativas a dezembro de 2013 e janeiro de 2014 e dos que vão sair de férias em abril.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

EVOLUÇÃO DA FROTA DE VEICULOS NO RN DIMINUI

Com pouco mais de 971 mil veículos e 642 mil condutores, o Estado RN apresenta uma situação diferenciada: não há motoristas para dirigir todos os carros.
 
O Setor de Estatística do Detran/RN divulgou na manhã desta terça-feira os dados da evolução da frota de veículos no ano de 2013. O estudo indica aumento de 9,19% de 2012 para 2013, menor número registrado desde que o acompanhamento passou a ser feito, em 2005. Para se ter uma ideia, em 2007 o acréscimo registrado foi de 14,02%.
 
Em contrapartida, a quantidade de carros zero km incluídos na frota caminha na direção contrária, pois registrou o maior número absoluto desde 2008. Em 2013, 75.647 veículos novos foram emplacados pelo Detran/RN no Estado.
 
Segundo o relatório, "o crescimento médio anual da frota de veículos no Estado do Rio Grande do Norte nos últimos cinco anos é de 10,5%. Observando o percentual acumulado nos anos de 2009 e 2013, tem-se aumento significativo de 48%, o que equivale a 312.552 veículos", enfatiza o documento.
 
Em novembro, o Detran/RN havia divulgado um levantamento em que atestava que a frota de veículos, de 2010 a 2013, cresceu 29,99%, enquanto que a população potiguar cresceu apenas 6,5%. Com 971.006 veículos e 642.948 condutores habilitados, o Estado do RN apresenta uma situação diferenciada: não há motoristas para dirigir todos os carros.
 

HENRIQUE VISITA OBRAS DA BARRAGEM DE OITICICA


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, constatou em visita ao canteiro de obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu que todos os compromissos contratuais entre o governo federal e o estadual estão rigorosamente em dia. Com isso, não havendo novos contratempos, a conclusão da barragem ocorrerá no segundo semestre de 2015.
 
"Fiquei muito feliz com essa constatação, pois todos sabemos que a luta por Oiticica se prolonga por 50 anos. Muitos contratempos de ordem técnica, de ordem burocrática, de ordem política, de ordem financeira e de ordem administrativa tiveram que ser superados", disse Henrique.
 
Ele assinalou que, com a presidente Dilma, foi conseguida, com a participação não apenas sua, mas de toda bancada federal e de outras lideranças, a inclusão da barragem no PAC e a delegação de sua construção, que era do DNOCS, foi passada para o Governo do Rio Grande do Norte, como forma de prestigiar o Estado e facilitar o acompanhamento da obra.
 
Para se ter uma ideia do significado dessa barragem, orçada em 300 milhões de reais, quase totalmente assegurados pelo governo federal, uma vez que a contrapartida do Estado é de apenas cerca de 6%,Henrique lembrou que, hoje, todas as barragens existentes no Seridó somam menos de 500 milhões de metros cúbicos de água, em sua capacidade de armazenamento.
 
"Itans, por exemplo, tem uma capacidade de armazenamento da ordem de 82 milhões. Só Oiticica, porém, terá capacidade para armazenar 556 milhões de metros cúbicos, garantindo, amplamente, não apenas o abastecimento da região, mas também servindo de prevenção contra as enchentes que, em períodos de inverno mais forte, sempre atingem o Vale do Assu. Ou seja, Só Oiticica corresponde a sete ou oito açudes do tamanho do Itans".
 
Henrique visitou a obra e participou de reunião com executores do projeto na companhia do prefeito de Jucurutu, George Queiroz, do ex-prefeito Luciano Lopes, do prefeito de São Fernando, Genilson Maia, do representante do prefeito de Jardim de Piranhas, secretário de Desenvolvimento, advogado João Dutra, e dos prefeitos Ivan Júnior, de Assu, e Roberto Germano, de Caicó, além do deputado Nelter Queiroz e do ex-deputado Álvaro Dias, além do diretor do DNCS Emerson Fernandes.

PREFEITURA DE CAMPO REDONDO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA


A prefeitura de Campo Redondo através da Secretaria de Educação deu inicio a Jornada Pedagógica 2014, nesta segunda-feira 27, no auditório do Centro Administrativo. O prefeito da cidade, Alessandru Alves-PROS, ao lado da secretária da pasta Simone Cortez abriu o evento que contou com a participação dos professores da rede municipal de ensino, bem como de todos os funcionários da educação. O evento tem como tema ‘O direito de aprender: desafios e possibilidades’.
 
Uma vasta programação foi preparada e tem acontecido durante toda semana nas escolas do município. De acordo com Simone Cortez a expectativa para o ano letivo são as melhores possíveis. “Tenho certeza de que uma educação de qualidade se faz por meio da união de forças, com a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar. Agradeço a todos os gestores e coordenadores pedagógicos de cada unidade escolar e da secretaria municipal de educação, a nutricionista do nosso município pelo envolvimento e planejamento dessa jornada. Convido todos os servidores e professores para participarem efetivamente da Jornada Pedagógica 2014. Não conseguimos nada sem o seu apoio, colaboração, assiduidade e compromisso”, contou.

EDUARDO CAMPOS QUER WILMA GOVERNADORA

O governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos-PSB, expressou a vontade de ter a vice prefeita de Natal Wilma de Faria-PSB, como candidata ao governo do estado nas eleições de Outubro.
 
Segundo Campos a candidatura de Wilma se faz necessário porque ele precisa de um palanque forte no estado, mais do que isso ele acredita na vitória da guerreira logo no primeiro turno.

PLANALTO QUER EVITAR ONDA DE PROTESTOS

O governo Dilma está em alerta, estão sendo realizadas continuas reuniões na tentativa de evitar a onda protestos que estão sendo  articuladas para acontecer principalmente nas cidades sedes dos jogos da copa do mundo. A preocupação do planalto faz sentido, nos últimos protestos realizados, a popularidade da presidente Dilma despencou, e, este ano temos eleição e Dilma vai enfrentar a reeleição.

TJ VAI FAZER MUTIRÃO PARA JULGAR PROCESSO POR IMPROBIDADE

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Fábio Filgueira, reuniu os juízes integrantes da Comissão das Ações de Improbidade Administrativa nesta segunda-feira 27, na Sala de Reuniões da Presidência do TJ para discutir providências a serem tomadas para agilizar os julgamentos daqueles processos, bem como debater o ingresso das Ações Civis Públicas nos mutirões e detalhes da Meta ENASP (Estratégia Nacional de Segurança Pública) para 2014.
 
Na reunião, ficou definido que o mutirão priorizará as comarcas que estão sem juízes titulares. A comissão receberá apenas processos que estiveram prontos para sentença, para que não haja perda de tempo em solicitação de diligências e realização de audiências.
 
Outro ponto definido foi a indicação do juiz Herval Sampaio para realizar audiências em processos de improbidade administrativa. Com a centralização, os integrantes do mutirão deverão fazer uma pauta de audiências nos processos que estiverem oferecendo maior dificuldade e enviá-la para o magistrado.

GOVERNO DO ESTADO PUBLICA DECRETO DE DESAPROPRIAÇÃO PARA OBRAS DO PRÓ TANSPORTE

O Governo do Estado publica, nesta terça-feira 28 no Diário Oficial, o decreto que determina a área de Utilidade Pública, por onde vão passar as obras de mobilidade na Zona Norte, conhecida como Pró-transporte. A partir desse decreto será dado início aos processos de desapropriações.
 
No texto do decreto consta a delimitação geográfica de todo o eixo poligonal das áreas afetadas pelas obras, que envolve, desde a descida da ponte Newton Navarro, passando pela Rua Conselheiro Tristão, até o prolongamento da Av. Moema Tinoco com a BR-101 Norte (denominado eixo Moema Tinoco); Além das avenidas Tocantínea, Rio Doce, das Fronteiras até o gancho de Igapó (eixo Fronteiras).
 
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) e representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) estiveram no Tribunal de Justiça do Rio Grande (TJRN), na tarde desta segunda-feira 27, em reunião com desembargadora Zeneide Bezerra, para discutir a criação de uma câmara específica no TJ com a finalidade de dar celeridade aos processos de desapropriações.
 
“Viemos aqui pedir o apoio para que essas ações corram o mais rápido possível, até para garantir a segurança jurídica, tanto para o Estado, quanto para o proprietário”, explicou Dr. Francisco Sales, procurador designado da PGE para tratar das desapropriações.
 
A SIN conta com uma equipe de 37 pessoas, entre advogados, engenheiros e assistentes sociais, envolvida do processo de caracterização e avaliação dos imóveis que serão afetados pelas obras. Os moradores ainda contam com a assistência jurídica e social das 8h às 17h, de segunda a sexta, na Casa Social, situada na Rua Trovador Gumercindo, no bairro Pajuçara, próximo a fazendo de França.
 
Segundo a coordenadora da equipe de desapropriações da SIN, a engenheira Lucicléia Cavalcante, a expectativa é que até o final de fevereiro todos os imóveis afetados no eixo Moema Tinoco já estejam devidamente avaliados. “A PGE vai convocar os moradores para comunicar os valores e dar início aos processos, no entanto, vários proprietários, cientes da importância da obra para o desenvolvimento da região, já nos deram a anuência para adentrarmos em seus terrenos e seguirmos com a execução das obras”, revela Cavalcante.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GOVERNADORA PRESTIGIA PRIMEIROS JOGOS DO ARENA

Governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na tarde e noite deste domingo 26, os primeiros jogos oficiais da Arena das Dunas, inaugurada oficialmente na quarta-feira 22. O América enfrentou o Confiança (SE), em jogo válido pela Copa do Nordeste, enquanto ABC e Alecrim mediram forças pelo primeiro turno do Campeonato Estadual.
 
O evento foi o primeiro teste para os quatro jogos que Natal sediará na Copa do Mundo Fifa 2014 e a beleza do estádio foi o item mais comentado entre os torcedores. Antes dos jogos, Monsenhor Lucas Batista realizou um sobrevoo pela Arena das Dunas, aspergiu água benta sobre a praça esportiva e leu trechos do primeiro capítulo do livro dos Coríntios, abençoando a Arena e pedindo paz para todos os jogos que serão realizados no local.
 
No camarote oficial, Rosalba Ciarlini recebeu diversas autoridades e personalidades, tais como o jogador e capitão da Seleção Brasileira Tricampeã de 1970, Carlos Alberto Torres, os deputados estaduais Tomba Farias, Fábio Dantas, Gustavo Fernandes, o vereador Ranieri Barbosa e o ministro da Previdência Garibaldi Alves.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO VAI INVESTIR MAIS DE 2 MILHÕES EM CAPEAMENTO ASAFALTICO


A Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante anunciou detalhes do investimento que será realizado nos próximos três meses em obras de capeamento asfáltico em diversas ruas do município. A pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) vai beneficiar as comunidades de Plaza Garden, Cidade das Flores, Cidade das Rosas, Novo Amarante, Oiteiros, Guanduba, Jardim Lola, Barreiros, Amarante e Igreja Nova.

De acordo com Alessandro Gaspar, titular da pasta da Infraestrutura, as obras serão custeadas com recursos próprios, destinados pelo Orçamento Geral do Município (OGU), totalizando um investimento superior a R$ 2 milhões e com um consumo de 5 toneladas de CBUQ. “A ordem de serviço foi assinada desde 17 de janeiro desse ano e os trabalhos já foram iniciados pela comunidade de Barreiros. Em seguida vamos atuar no capeamento das vias principais do bairro Jardins que compreende Plaza Garden, Cidade das Flores e Cidade das Rosas e na sequência os demais”, disse.

Desde 2009 a gestão do prefeito Jaime Calado vem investindo na melhoria da mobilidade urbana, utilizando recursos próprios. Já foram asfaltados os anéis viários do Golandim, Jardim Lola, conjunto Amarante, Rua 31 de Março, Santo Antônio, Regomoleiro III, o acesso ao Jardim Petrópolis, fora as operações tapa buraco realizadas para recompor os trechos danificados. A Secretaria de Infraestrutura também informou o nome das ruas que vão receber o benefício nos próximos meses.
 
Áreas Beneficiadas:
Barreiros – Ruas São Sebastião, Parnamirim e Travessa São Sebastião;
Loteamento Plaza Gardem – Rua Firmino Moura;
Cidade das Rosas – Avenida Cidade das Rosas; Cidade das Flores – Avenida Cidade das Flores; Novo Amarante – Rua Raimundo Mendes;
Guanduba/Oiteiros – Ruas Principais Igreja Nova – Rua Principal
Jardim Lola – Ruas Humaitá, São João, Carlos Gomes, e Aluízio Alves;
Conjunto Amarante – Avenida Benedito Santana.

NANICOS PREPARAM CAMPANHAS

Os três principais personagens da eleição presidencial de 2014, Dilma Rousseff-PT, Aécio Neves-PSDB e Eduardo Campos-PSB desconversam quando questionados sobre a oficialização de seus nomes e dizem que isso é assunto para o segundo trimestre, os coadjuvantes da disputa já se assumiram. Em 2014, a campanha contará com pelo menos oito postulantes de legendas pequenas e que contam com escasso tempo de TV e recursos.
 
Conhecido pelo mote do “aerotrem”, um trem de superfície que resolveria todos os problemas de mobilidade urbana do País, Levy Fidelix, do PRTB, disputa o Palácio do Planalto pela terceira vez. Fidelix, que promete encampar bandeiras “de direita”, com o apoio do Partido Militar, que não existe legalmente, se recusa a revelar quem apoiará no 2.º turno. Motivo: ele garante que estará lá.

sábado, 25 de janeiro de 2014

BLITZ DO DETRAN APREENDE VEICULOS E HABILITAÇÕES

A equipe de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN realizou na madrugada de hoje 25 uma operação fiscalizatória na Avenida Roberto Freire, em Natal. Em parceria com policiais do Comando da Polícia Rodoviária Estadual, os técnicos do Departamento aplicaram 2.300 testes de bafômetro, que resultaram na apreensão de 91 CNHs.
 
As abordagens levaram 17 condutores à delegacia, já que ficou constatado pela equipe que o teste acusou mais de 0,34 mg/l de álcool por litro de ar, o que configura crime. Assim, além da multa de R$1.915,30 e do pagamento de fiança, o infrator responderá a processo, que pode resultar em pena de seis meses a três anos de prisão. Como resultado desta operação, subiu para 338 o número de condutores com a Habilitação apreendida pelo Detran apenas no mês de janeiro.
 
“Estamos terminando o reboque dos veículos detidos por documentação irregular, mas foram mais de dez veículos e uma motocicleta que já estão em nosso pátio”, informou o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira. Ele acrescentou também que essas operações acontecerão todos os finais de semana, independente do mês.
 
“Queremos despertar a cultura nas pessoas para que elas não dirijam caso bebam, usem táxi, elejam alguém como condutor solidário, isto é, aquele que não vai beber naquele dia. A preocupação nossa é com os altos índices de acidentes e de pessoas perdendo a vida no trânsito”, destacou Manuel Ferreira.

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO ENTREGA REFORMA DA UBS DE GUANDUBA


A Unidade Básica de Saúde da comunidade de Guanduba foi entregue na tarde desta sexta-feira 24. A segunda das 13 UBS em reforma no município a ser entregue a população. O gestor de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve ao lado de lideranças comunitárias, secretários municipais, representados pela secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, a equipe da unidade, a população e os vereadores Geraldo Veríssimo, Gerson Bezerra, Valda Siqueira, Edson Valban, Arlete Paiva, Edson Arcanjo, Edmilson Gomes e Chanxe Dantas.
 
“Hoje é um dia em que o prefeito Jaime Calado está entregando um equipamento de qualidade a nossa população, mas não adiantaria ter só o equipamento de qualidade, a equipe é qualificada e capacitada para atender a quem precisa. Só aqui foram entregues 18 casas do PSH, reforma das escolas municipais, reforma do posto e ainda vem muito mais por ai. Fico feliz e vejo que não foi em vão confiar no trabalho desse governo” finalizou Américo representando as lideranças da comunidade.
 
A obra é uma parceria da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Saúde orçada em aproximadamente R$ 63mil e recursos destinados pelo governo federal. A UBS conta com recepção, duas salas de espera, sala para curativo, sala de vacina, consultório médico, sala de enfermagem e dois banheiros, além de ganhar um consultório odontológico que foi requerimento da vereadora Valda Siqueira.
 
O prefeito Jaime Calado falou da prioridade nos serviços básicos e de como o grupo tem ajudado a transformar o município. “Quem cura os pacientes são equipes boas e qualificadas, não adianta a gente só transformar a unidade, por isso acreditamos e capacitamos os profissionais. O que podemos fazer para melhorar estamos fazendo. O que me alegra mais é melhorar os serviços e não apenas inaugurar obra. Agradeço a toda equipe que nos ajuda dia a dia para que os projetos sejam realizados. Só tenho a agradecer e desejar que esse ano seja de muitas realizações” enfatizou.

"QUEREMOS FÁTIMA NO SENADO" AFIRMA PRESIDENTE DO PT EM NATAL


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, esteve reunido nesta sexta-feira 24 com membros do Diretório Estadual do PT no RN, onde reafirmou que a candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado está entre as prioridades do PT Nacional. Atividade contou com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro; do presidente do PT-RN, Eraldo Paiva; além de prefeitos, vereadores, demais dirigentes e militância petista.
 
Na ocasião, Rui Falcão fez uma panorama sobre conjuntura política nacional e eleições 2014. Presidente do PT ressaltou que a meta do partido para as eleições deste ano, além da reeleição da presidenta Dilma, é aumentar o número de cadeiras que a sigla ocupa no Senado Federal. Diante desse quadro o nome da deputada Fátima Bezerra vem sendo cogitado para pleitear a vaga levando em consideração, também, o termômetro popular e as pesquisas de opinião pública em que a petista aparece bem avaliada.
 
Para o presidente do PT é importante que nos estados sejam articuladas alianças com os partidos da base de apoio a presidenta Dilma, possibilitando assim um palanque unificado que garanta a reeleição da presidenta em cada estado.
 
Rui Falcão fez questão de ponderar que, apesar dos planos e metas a nível nacional, o PT vai trabalhar para o crescimento do partido nos estados. No RN, a meta do PT é, além da vaga para o Senado, manter a vaga na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia.
 
“É bom ver o aguerrimento dos companheiros e das companheiras. É bom ver o quanto a nossa militância está animada. Saio do Rio Grande do Norte feliz, com mais energia e muito mais motivação”, finalizou Rui que seguiu para João Pessoa onde também manterá encontros com dirigentes e lideranças estaduais do PT.

TITULAR DO JUIZADO DO TORCEDOR INSPECIONA ISTALAÇÕES NO ARENA DAS DUNAS


O juiz, Agenor Fernandes, coordenador do Judiciário Estadual para a Copa 2014, fez uma visita, na manhã desta sexta-feira, 24, ao Arena das Dunas para inspecionar as instalações onde funcionarão o Juizado do Torcedor durante a disputa de quatro partidas do campeonato mundial de futebol, entre 13 de junho a 24 de junho.
 
Na ocasião, o magistrado e o coordenador geral administrativo do Juizado Especial Central, Cláudio Marinho, foram recebidos pelo gerente de manutenção da Arena, Paulo Sérgio Cunha Rossi, que mostrou o espaço físico que vai acomodar o Poder Judiciário e deu detalhes sobre a estrutura e funcionalidades do ambiente.
 
As atividades do Juizado do Torcedor começam neste domingo 26, nas duas partidas programadas para aquela praça esportiva. Durante as partidas, estarão à disposição do público uma equipe composta por juiz e conciliador, que atenderão as demandas oriundas do Estatuto do Torcedor.

GOVERNADORA REAJUSTA SALÁRIOS DOS PROFESSORES


A Governadora Rosalba Ciarlini, anunciou o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da educação na tarde desta sexta-feira 24, durante despacho administrativo com a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual também anunciou a adição de uma letra (progressão horizontal) a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores do quadro da Secretaria da Educação e adiantou que encaminhará para a Consultoria o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual. Os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa tão logo o ano legislativo seja iniciado.
 
A rigor, o aumento de 8,32% será pago em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação. Ao todo, desde 2011, já foi concedido aumento acumulado de 91,53%. Na prática, um professor em início de carreira receberá R$ 1.780 contra R$ 930 antes da gestão da Governadora.

DINHEIRO FARTO

O site criado para o recebimento de doações para o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pagar multa imposta na condenação do processo do mensalão registrou nesta sexta-feira, 24, a soma de R$ 108.061,37. O valor arrecadado no terceiro dia de criação do portal foi comemorado pelo petista em seu perfil do Twitter: “Nossa gratidão aos companheiros petistas e amigos”.
 
Na tarde desta sexta-feira, a Secretaria Sindical do PT também lançou nota em que pede apoio às doações para Delúbio. “Foi uma prisão política, e atinge a todos os sindicalistas que defendem um país democrático e igualitário. Agora ainda obrigam o companheiro Delúbio a pagar uma multa de R$ 466.888,90 mesmo sem ter sido provado qualquer forma de enriquecimentos pessoal do companheiro sindicalista”, diz a nota assinada pelo secretário Angelo D’Agostini Junior.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DETRAN INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito passou a realizar a partir deste mês as atividades de fiscalização de trânsito no Estado de forma cotidiana. A medida foi determinada pela Direção Geral do Órgão e prevê que quatro blitzen sejam efetivadas semanalmente pelos técnicos do Departamento em conjunto com a Polícia Militar.
 
“Realizaremos ações móveis. No mesmo dia, estaremos em mais de um local fazendo blitz. Além disso, será mais de uma equipe atuando. Essa forma de operação tenta inibir a combinação álcool e direção, tão nociva à sociedade”, explicou o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito, Adryano Barbosa.
 
Hoje a noite equipes de fiscalização do Detran/RN estarão novamente em pontos estratégicos da capital e região metropolitana conferindo a possibilidade de desrespeito a Lei Seca. Apenas neste mês, 247 condutores tiveram a CNH apreendida durante as abordagens.

TSE MANTÉM ROSALBA NO GOVERNO

O Tribunal Superior Eleitoral concedeu  liminar a favor da governadora Rosalba Ciarlini, com a liminar assinada pelo ministro Marco Aurélio de Mello, Rosalba continua governadora do estado, a posse do vice governador Robinson faria-PSD que estava programada para acontecer na manhã deste sábado na assembleia legislativa foi suspensa. 

SÃO GONÇALO: HOJE TEM CHIQUINHO DO ACORDEON E OS POTIGUARES NO PROJETO MERCADO CULTURAL


O Projeto Mercado Cultural, desenvolvido pela Fundação Cultural Dona Militana, terá mais uma edição nesta sexta-feira 24, a partir das 18h. A cada semana um artista local se apresenta na praça de alimentação do novo Mercado Público de São Gonçalo do Amarante. Hoje é dia da participação do Sanfoneiro Chiquinho do Acordeon e os Potiguares.
 
O projeto de incentivo da cultura local serve de vitrine para os artistas e acontece toda sexta-feira no novo Mercado Público de São Gonçalo do Amarante, e também tem o objetivo de divulgar o novo espaço para compras, lazer e diversão do município.

SANDRA ROSADO PROPÕE AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA INCENTIVO FINANCEIRO PARA POLICIAIS

Profissionais que atuam em atividades de inteligência policial poderão contar com um aditivo financeiro. A proposta foi apresentada pela deputada federal Sandra Rosado-PSB, através da Indicação, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso que já encaminhou o assunto para que fosse adotada as devidas providências.
 
A ideia de Sandra Rosado é que seja criado um incentivo financeiro para que os policiais que desempenham tarefas na área inteligência tivessem o seu trabalho reconhecido e algum incentivo para que se fixassem na atividade. Ela sugere que o Ministério da Justiça viabilize um estudo de medidas para a criação de uma parcela remuneratória que valorize o contingente policial que trabalha na inteligência.
 
“Nesse campo de atuação policial, são exigidos grandes sacrifícios dos policiais. Lidar com informantes não é fácil. Sempre expostos a mentiras e desinformação, esses policiais sofrem em silêncio. Além disso, participam de operações encobertas e ações controladas que envolvem elevado risco as suas vidas”, enfatiza.
 
A parlamentar justifica que devido a sua óbvia importância, é desnecessário destacar o papel relevante que as atividades de inteligência policial desempenham na desarticulação de quadrilhas e de organizações criminosas. “Quanto mais sofisticadas são essas organizações, mais necessário se faz que seja realizado um excelente trabalho de inteligência”, frisa.

TJ: REUNIÃO PARA DISCUTIR PRÓ TRANSPORTE ACONTECE SEGUNDA 27

O projeto que objetiva ampliar a fluidez do trânsito na Zona Norte de Natal, devido à realização de partidas da Copa do Mundo 2014 na capital potiguar, será discutido em uma reunião, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, às 15 horas no prédio sede do TJRN.
 
A nova data, vai permitir um número maior de participantes. Desembargadores e juízes auxiliares da Presidência da Corte potiguar pretendem analisar a melhor forma de efetivar a Mediação, no que se refere aos processos de desapropriação necessários para a concretização das obras de mobilidade urbana.
 
A reunião vai ocorrer na Presidência do TJRN com representantes da Procuradoria Geral do Estado, que devem trazer a quantidade exata dos processos e as propostas para que a execução do Pró-Transporte seja feita de acordo com a legislação e sem prejuízos à população.
 
No total, a estimativa do Governo é que as desapropriações atinjam mais de 270 imóveis, localizadas no entorna da área das obras. “Nessa reunião teremos a quantidade exata desses processos”, explica o juiz auxiliar da Presidência, Fábio Filgueira.

JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE DISCUTIR DIÁRIAS É BOBAGEM

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou ontem em Paris que considera “uma tremenda bobagem” as críticas que sofreu por ter recebido R$ 14,1 mil em diárias para proferir palestras na Europa durante suas férias.
 
“Eu acho isso uma tremenda bobagem. Nós temos coisas muito mais importantes a tratar. É uma coisa muito pequena. Veja bem, você viaja para representar o seu país, para falar sobre as instituições do Brasil e vocês estão discutindo diárias?”, disse, ao sair de uma universidade.

IFRN DE SÃO GONÇALO ESTÁ OFERECENDO GRADUAÇÃO EM LOGISTICA

Prosseguem até o dia 28, as inscrições do Processo Seletivo do IFRN de que está disponibilizando 40 vagas para o curso superior em Logística no Campus São Gonçalo do Amarante. Esta será a primeira graduação nessa área oferecida por uma instituição pública de ensino no Nordeste. O curso também será o primeiro de nível superior implantado no IFRN-SGA, que já oferece a formação técnica em Logística. O ingresso dos novos alunos se dará no primeiro semestre letivo de 2014.
 
Metade das vagas é destinada a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica. O processo seletivo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2010, 2011, 2012 ou 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas no endereço eletrônico: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/processos-eletivos/graduacao/2014/graduacao-edital-no-06-2014
 
De acordo com o projeto pedagógico do curso, através de informações extraídas no Portal do Ministério da Educação, o Brasil conta atualmente com 442 cursos superiores de Logística, sendo 113 destes localizados na região Nordeste do país e nove no Rio Grande do Norte. Contudo, se considerados apenas os cursos ofertados por Institutos Federais e Universidades Federais e Estaduais, não há curso dessa natureza ofertado no âmbito da região Nordeste. Nas demais regiões, apenas 40 graduações superiores em Logística estão implantadas em instituições públicas de ensino.

PREFEITO DE CAMPO REDONDO PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA ARENA


O prefeito de Campo Redondo participou da inauguração do estádio Arena das Dunas, nesta quarta-feira 22 em Natal. Alessandru Alves-PROS estava acompanhado do presidente da Câmara Dácio Gomes, secretário municipal Franco Anicley, de alguns assessores e do seu irmão ex-prefeito de Tangará, Gija. A cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, governadora Rosalba Ciarlini, Ministro Garibaldi, deputados e o políticos de todo estado.
 
“Fui participar deste momento importante para nosso estado. A Copa será uma grande oportunidade de apresentar o Rio Grande do Norte para o mundo. O esporte é sempre uma alternativa para a vida. Como prefeito, tenho investido no esporte de Campo Redondo, nos campeonatos, no estímulo ao desportista”, contou Alessandru.

TRE CASSA ROSALBA, MAIS A PREFEITA E O VICE DE MOSSORÓ

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) voltou a afastar do cargo a governadora Rosalba Ciarlini-DEM. Por 4 votos a 1, a Corte Eleitoral acatou ação da 33ª Zona Eleitoral, do juiz Herval Sampaio, referente a suposto abuso do poder político e econômico durante a campanha municipal de Mossoró. O mesmo processo cassou pela 12ª vez a prefeita Cláudia Regina-DEM e o vice Wellington Filho-PMDB e os manteve afastados do cargo.
 
O processo em questão que afastou pela segunda vez a governadora Rosalba, é referente a perfuração de um poço em uma comunidade rural de Mossoró durante a eleição de 2012. Herval Sampaio entendeu que o poço era cobrado pela população há muito tempo e que só foi realizado no período eleitoral com intuito de beneficiar a candidata Cláudia Regina.
 
O juiz Eduardo Guimarães foi favorável somente à decretação de inelegibilidade de Rosalba por oito anos, tendo em vista que ela não estava no pleito. Por outro lado, foi favorável à cassação de Cláudia Regina e do vice, Wellington Filho. O restante da corte trabalhou noutro sentido. Para a maioria dos membros do TRE, houve abuso do poder político e, mesmo sendo uma eleição diferente, cabe sim a decretação da perda de mandato da governadora.
 
Agora o Tribunal vai notificar Rosalba da decisão, assim como o vice-governador Robinson Faria-PSD, para que ele possa se preparar para assumir o comando do Estado. Mas, tanto a governadora quanto a prefeita Cláudia Regina, poderão recorrer das decisões, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (STE), que é a última instância do Poder Judiciário (nesse assunto).

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EM MOSSORÓ PLANO DE SAÚDE PAGARÁ INDENIZAÇÃO POR NEGAR CIRURGIA

Plano de saúde com atuação nacional foi condenado por negar cirurgia de urgência em Mossoró, após exigir cumprimento de prazos de carência. A sentença, proferida pela juíza Carla Virgínia Portela da Silva Araújo, titular da 5ª Vara Cível da Comarca local, trata de reparar danos morais e materiais sofridos pela parte autora.
 
Documentos contidos no processo confirmam que em maio de 2012 a autora aderiu a um plano de assistência médica. Em novembro do mesmo ano, acusando dores, náuseas, vômitos e estado febril, foi conduzida a um pronto-socorro da cidade.
 
O médico plantonista, após realizar exames, constatou apendicite aguda, que exigia intervenção cirúrgica de urgência. Acionado, o plano de saúde negou a realização do procedimento, argumentando que o período de carência contratual não havia sido cumprido.
 
Diante da recusa, a paciente viu-se obrigada a custear os valores referentes à sua internação e ao procedimento cirúrgico, em montante que superou quatro mil e trezentos reais.
 
Carla Portela Araújo viu, no caso concreto, a possibilidade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor. “Com efeito, os interesses dos consumidores-usuários dos planos privados de assistência à saúde têm inegavelmente a proteção do Código de Defesa do Consumidor”, explicou a magistrada, para quem, os documentos revelaram a necessidade de cirurgia, “de modo que se mostrou injustificada a recusa da demandada em custear o tratamento requisitado pelo médico assistente”.
 
Decidiu a juíza que o plano de saúde deverá pagar à autora, a título de danos materiais, a importância de R$ 4.360,00. E deverá indenizá-la por danos morais no montante de R$ 6 mil, acrescidos de juros de mora e correção monetária.

LEGADO DA COPA: FATIMA REAFIRMA IMPORTANCIA DAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA


A deputada federal Fátima Bezerra-PT participou nesta quarta-feira 22 da inauguração da Arena das Dunas, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
 
Fátima Bezerra destaca a importância da Arena das Dunas, cuja função não será apenas sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, mas também na atração de grandes eventos, o que vai gerar mais emprego, renda e incremento ao turismo local.
 
Deputada ressalta, porém, que o chamado ‘legado da Copa’ não pode ficar restrito apenas a arena. Por isso, desde que Natal foi escolhida como uma das sedes do Mundial, Fátima vem lutando para que a capital Potiguar não perca os recursos e consiga executar as obras essenciais para resolver os problemas de mobilidade.
 
“As obras de mobilidade urbana são, sem dúvidas, o maior legado que a Copa do Mundo poderá deixar em Natal. Tenho lutado incessantemente para que Natal não perca a oportunidade de dar esse salto de qualidade de vida para a população. Desde o final de 2012 que junto do prefeito Carlos Eduardo estivemos nos ministérios do Planejamento e das Cidades. Esforço resultou na retomada dos projetos que tinham sido paralisados na gestão anterior. As obras já estão sendo executadas. A luta valeu a pena”, destaca.
 
Fátima aproveitou a oportunidade e reforçou junto a presidenta Dilma que um dos legados mais importante para Natal e Grande Natal é o VLT, luta antiga do seu mandato. “O VLT integrado com outros modais de transporte é o caminho para solucionar o problema de trânsito da cidade e da região. Temos absoluta clareza que essa é a solução duradoura e permanente para o desafio da mobilidade urbana da cidade”.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DIANTE DE PROTESTOS, DILMA INAUGURA O ARENA DAS DUNAS


A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta quarta-feira a Arena das Dunas, construído em Natal para a Copa do Mundo. Dilma chegou ao local por volta das 17:15h, acompanhada da governadora Rosalba Ciarlini, e cerca de meia hora depois as primeiras imagens da presidente apareceram no telão. Dilma cortou a fita inaugural e entrou no gramado para dar o "pontapé inicial" com uma Brazuca, a bola oficial do Mundial.

Uma das primeiras pessoas a receber Dilma no estádio foi o ex-jogador Marinho Chagas, que disputou a Copa do Mundo de 1974 pela Seleção. Em seguida, a presidente cumprimentou o mandatário da CBF, José Maria Marin, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e os campeões mundiais Bebeto e Cafu, que recebeu um abraço carinhoso de Dilma. A presidente passou pelo camarote presidencial, circulou pelas áreas internas e depois entrou no gramado para cortar a fita da inauguração e posar para fotos com operários.
Antes e durante o evento, centenas de pessoas fizeram um protesto na porta do estádio, à espera de Dilma e da governadora, chegando a fechar as pistas na Avenida Senador Salgado Filho e a BR-101. Até uma boneca gigante da presidente foi levada ao local pelos manifestantes. Durante a inauguração da arena, era possível ouvir as reclamações do grupo devido a um potente carro de som. As principais críticas eram em relação aos gastos da Copa e da administração dos governos federal e estadual.

600 POLICIAIS MILITARES FAZEM A SEGURANÇA DURANTE O EVENTO NA ARENA


Na manhã desta quarta-feira, 22, o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, reuniu os Oficiais Comandantes dos Batalhões da Polícia Militar e demais Unidades Operacionais do Comando de Policiamento Metropolitano e do CPRE para finalizar o Plano de Emprego do Efetivo Policial Militar durante a inauguração do estádio Arena das Dunas.
 
A Polícia Militar do RN montou um esquema de segurança, convocando, inclusive, o efetivo do Comando de Policiamento Metropolitano, CPRE e BOPE, a permanecerem de prontidão nas sedes das Unidades desde as 12 horas desta quarta 22, devidamente uniformizados e armados.
 
Durante a inauguração, que contará com a presença da Presidente da República, Dilma Roussef, a Polícia Militar do RN deverá preservar a ordem pública e a consequente integridade física das pessoas e do patrimônio.
 
A Polícia Militar estará mobilizada para a inauguração do Arena das Dunas com 600 Policiais Militares para garantir a segurança das autoridades e do público presente, além do efetivo de prontidão das Unidades Operacionais do BPChoque, ROCAM, RPMont, CIPAM, CPRE e BOPE.

PETISTAS CRIARÃO MAIS SITES PARA ARRECADAR RECURSOS PARA MENSALEIROS

Depois do sucesso da campanha para arrecadação de recursos para o ex-deputado federal José Genoino-PT/SP poder pagar a multa de mais de R$ 667 mil imposta pela Justiça, petistas se animaram e prometem fazer idêntica movimentação em favor de José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo. No domingo, familiares de Genoino anunciaram que haviam conseguido a quantia suficiente para quitar o débito. A página na internet foi criada dia 9 de janeiro e, até domingo, já havia obtido cerca de R$ 700 mil.
 
O advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do setorial jurídico do PT, disse que o partido irá incentivar militantes e dirigentes a doarem para os outros petistas condenados no caso do mensalão. Carvalho observou que a legenda não pode promover uma campanha nesse sentido, mas pode se engajar, motivando seus filiados a contribuírem. De acordo com ele, as famílias de Dirceu, João Paulo e Delúbio já sinalizaram que vão se valer da mesma tática dos parentes de Genoíno e criar um site e uma conta bancária para receber as doações.

PREFEITO JAIME CALADO ENTREGA ESCOLA MODELO NA ZONA RURAL DE SÃO GONÇALO


A Comunidade de Belo Horizonte, localizada na Zona Rural de São Gonçalo do Amarante, recebeu na tarde do domingo 19 uma nova unidade de ensino escolar. O prefeito Jaime Calado estava no evento acompanhado dos secretários municipais, representados pela secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, a população que compareceu em massa e os vereadores Geraldo Verissimo, Edson Arcanjo (Nino), Raimundo Mendes, Edson Valban, Valda Siqueira e Rayure Protásio, além da participação da Banda Municipal.

A obra foi construída por meio da parceria entre as Secretarias de Infraestrutura e Educação. Os recursos foram do Orçamento Geral do município, sendo o valor total da obra R$ 253 mil. A Escola Municipal Doutor Nilton Pessoa de Paula conta com duas salas de aula, área de convivência, área de serviço, banheiros adaptados, cozinha e sala de administração, e funcionará em tempo integral e atender cerca de 50 alunos do 1º ao 5º ano. O nome da escola é uma Homenagem a Nilton Pessoa de Paula (in memoriam) por tudo que fez pela comunidade, pelos moradores e a educação do local. A antiga sede da escola funcionava dentro da sua fazenda Califórnia, propriedade do homenageado.

  O vereador e autor do requerimento, Edson Arcanjo (Nino), falou da parceria com a prefeitura e da alegria do momento. “Hoje falo com muita alegria por ver o sonho desta comunidade realizado. Conheci o sofrimento dos alunos, pais e professores para se dirigirem a antiga sede da escola. O prefeito Jaime Calado teve sensibilidade para atender o requerimento e hoje temos essa nova sede. O governo vem fazendo um ótimo trabalho para o nosso povo. O nosso dever como parte integrante da equipe é fazer com que a população seja a maior beneficiada com os projetos” finalizou.

O gestor, Jaime Calado, falou da importância da escola e da educação para as pessoas. “A escola faz a diferença. Queremos e precisamos de escolas de qualidade para que todos tenham a oportunidade de estudar. Em Belo Horizonte temos projetos de conjuntos habitacionais e daqui a algum tempo essa unidade ficará pequena, mas como vocês podem perceber, temos espaço suficiente para uma futura ampliação. Estamos trabalhando e fazendo que o nosso município cresça da melhor maneira possível. Essa não é apenas mais uma escola, mas um novo modelo de educação. Não adianta só construir o prédio, mas fazer com que os professores e a equipe se sintam motivados a trabalhar e ensinar aos alunos da melhor maneira. Estou muito feliz”, afirmou.

A DOR DE COTOVELO DE AGNELO ALVES

As duas principais obras edificadas no estado para a copa do mundo vem causando dor de cotovelo no jornalista e deputado estadual, Agnelo Alves.
 
O estádio Arena das Dunas para ser edificado foi necessário a demolição do estádio Machadão que foi construído em Natal entre os anos 60 e 70 quando Agnelo governou a capital Potiguar.
 
A segunda obra é o aeroporto internacional Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante, que será inaugurado em Abril, logo após a inauguração o aeroporto Augusto Severo localizado em Parnamirim cidade que também foi governada por Agnelo será desativado para voos comerciais.
 
Ontem durante a apresentação do programa " panorama politico" na rádio globo Natal, os participantes do programa ao comentarem sobre o aeroporto, o jornalista deputado em tom critico perguntou a um dos membros onde estava localizado o novo aeroporto.
 
Das duas uma ou Agnelo desdenhou de São Gonçalo, ou ele realmente está esclerosado, pois todo estado sabe a localização do novo aeroporto.
 
Como se não bastasse ainda fez um comparativo de tempo de voo entre São Gonçalo e Parnamirim, segundo ele é algo em torno de 10 segundos, como se alguém de São Gonçalo fosse pegar um voo para ir até Parnamirim, pela distancia entre os dois municípios, essa "viagem" pode ser realizada até mesmo de bicicleta.
 
Lembramos ao jornalista deputado que a escolha de São Gonçalo para sediar o novo aeroporto não foi politica, e, sim técnica, nos estudos realizados pela infraero ficou constatado que o município de São Gonçalo apresentou as melhores condições para construção do novo aeroporto de cargas e passageiros.

JUÍZA DETERMINA BLOQUEIO DE 109 MIL REAIS DO ESTADO PARA TRATAMENTO DE CÂNCER

A juíza Francimar dias Araújo da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou ao gerente da Agência Setor Público Natal/RN do Banco do Brasil, o bloqueio da quantia de R$ 109.023,87 equivalente a três meses de tratamento em favor de um promotor de vendas que é portador de Câncer Melanoma  agressivo.
 
O bloqueio deve ser realizado na conta do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente na rubrica destinada à saúde. Após o bloqueio daquele numerário, os valores deverão ser transferidos a uma conta judicial para fins de liberação por alvará.
 
Diante do descumprimento da medida que determinou o fornecimento do tratamento pelo ente público, o autor pleiteou o bloqueio judicial do valor mencionado, necessário para uso do medicamento pelo prazo de três meses.
 
A magistrada salientou em sua decisão ser importante reconhecer que o autor não pode prescindir do medicamento, tão somente por este não se encontrar disponibilizado pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), pois está demonstrada a necessidade do paciente fazer uso desta medicação específica, notadamente se considerar o relatório médico anexado aos autos.
 
Segundo a juíza, caso contrário, estaria sendo negado o direito indisponível e absoluto à saúde, já que sem o medicamento o tratamento da saúde do paciente ficará comprometido.
 
O Banco do Brasil deve apresentar aquele Juízo o comprovante do bloqueio dos valores no prazo de cinco dias. O Estado do Rio Grande do Norte tem cinco dias para apresentar comprovante de que cumpriu fielmente a decisão.

ARENA DAS DUNAS SERÁ INAUGURADA HOJE

Foto: Canindé Soares
Sede de quatro jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a Arena das Dunas chegou a 100% de execução após 29 meses ininterruptos de obras. Neste final de semana, o estádio construído pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio de uma Parceria Pública-Privada com a OAS recebeu os últimos ajustes para receber a visita inaugural que a Governadora Rosalba Ciarlini e a Presidenta Dilma farão ao local nesta quarta feira quarta-feira, 22, a partir das 16h.

"Enfrentamos todas as dificuldades iniciais, readequamos o projeto existente, encaramos de frente as críticas iniciais e o certo descrédito de alguns mais aí está: a Arena ficou pronta e é de todos os potiguares", comentou a Governadora Rosalba Ciarlini no último sábado. "E ela não foi erguida pensando só nos jogos da Copa do Mundo nem de longe se transformará num 'elefante branco'", ressaltou a Chefe do Executivo Potiguar. "A Arena das Dunas vai ser um equipamento vivo no coração de Natal e vai orgulhar muito os potiguares nos próximos anos".

Ao todo, trabalharam no estádio cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 10 mil a mais do que quando o Mundial deste ano for encerrado, 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.

Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares.

Toda a estrutura será mostrada para mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial.

Na quinta-feira, dia 23, a OAS promoverá, em parceria com o Governo do Estado, uma festa de comemoração privada para os funcionários e suas famílias, ocasião em que será descerrada uma placa com o nome de todos os trabalhadores. A cerimônia será fechada e a imprensa só poderá acompanhar os primeiros 40 minutos, mediante credenciamento até as 18h desta quarta feira 22 no e mail: governodorn@gmail.com
 
No domingo, dia 26, a Arena será aberta a todo o público, mediante compra de ingresso, para assistir dois jogos: América x Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo campeonato potiguar. Os ingressos estão à venda na internet, sede dos clubes e na bilheteria da Arena.

INSPIRADO EM GENOÍNO, ADVOGADO QUER ARRECADAR FUNDOS PARA QUITAR APARTAMENTO

Revoltado com a atitude de correligionários do ex presidente do PT José Genoíno, que preso por participar do esquema do mensalão, a família iniciou uma campanha para arrecadar fundos para  o pagamento da multa condenatória, onde foi arrecadado mais de 700 mil reais, O advogado de Natal, Bartus José, resolveu fazer uma campanha através das redes sociais para arrecadar fundos para quitar o apartamento onde mora com a mulher e três filhos.

Veja a postagem na integra:

Bartus Lima compartilhou um status
Tomei conhecimento hoje, que o Ex-Deputado JOSÉ GENUÍNO, por meio de campanha auferiu a bela quantia de R$ 702.000,00 (setecentos e dois mil reais) que servirão para pagamento de multa imposta por condenação judicial.
Como preciso de “apenas” R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para quitar o apartamento onde moro, resolvi também apelar para a boa vontade de todos os brasileiros.
Solicito doações em... minha conta de nº 04334-5, da agência da Caixa Econômica Federal nº 0539, operação 001, QUALQUER VALOR SERVE, porém fica a sugestão de doações no valor de R$ 20,00 (vinte reais). Com dez mil doações neste valor, o objetivo será alcançado (quem desejar pode depositar valor superior).
Não se trata de brincadeira nem sarcasmo. Ajudem a uma família brasileira, a não perder sua moradia. Nem eu nem minha esposa ou nossos três filhos somos ex-deputados, condenados por corrupção.
Conto com o apoio de vocês! Repassem, Compartilhem e claro, depositem os R$ 20,00 (vinte reais), ou mais. Se o valor alcançado for superior ao necessário, todo o excedente será doado ao abrigo Juvino Barreto.
se sentindo esperançoso.Ver mais
1Curtir · · Compartilhar